"Porque assim diz o Senhor dos Exército de Israel" (Jeremias 16:9).
"Agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel..." (2 Reis 5:15).
O Senhor instrui nações para se prostrarem para os Judeus e lamber o pó dos seus pés: "Diante de ti se inclinarão com o rosto em terra, e lamberão o pó dos teus pés" (Isaias 49:23).
Condena um terço da raça humana a escravidão e a amaldiçoa, quando canaã, filho de Ham, foi feito escravo de Sem e Jafé (Gênesis 9:18-27).
A Bíblia acusa Jesus de racismo ao responder para uma cananeia que procurou sua ajuda para curar sua filha: "Não é bom pegar no pão dos filhos e deita-los cachorrinhos" (Mateus 15:22-26).
A Bíblia afirma igualdade a desigualdade entre homens e mulheres: "Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão" (1 Timótio 2:14).
Assim mesmo mantem que a impureza de uma mulher é o dobro da de um homem: "Se uma mulher conceber e der á luz um menino, será imunda sete dias...Depois ficara ela trinta e três no sangue de sua purificação... Mas, se der á luz uma menina será imunda duas semana ... Depois ficará sessenta e seis dias no sangue de sua purificação" (Levítico 12:2-5).
A bíblia também afirma que Deus é a cabeça de Cristo, que o homem a cabeça da mulher, que o home é a gloria de Deus, não a mulher e que a mulher foi criada para o homem (1 Corintios 11:3-9).
ALCORÃO
"Louvado seja Deus, Senhor do Universo" (1:2).
"Certamente te enviamos com a verdade e como alvissareiro e admoestador, e não houve povo algum que não tivesse tido um admoestador" (35:24).
"Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro ( com a ordem): Adorai a Deus e afastai-vos do sedutor!" (16:36). Resumindo, Deus enviou profetas para todos os povos e não só para israelitas.
"Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado" (49:13).
No alcorão Adão e Eva têm igual participação no pecado original, também se arrependeram de maneira igual posteriormente e tiveram o castigo na mesma medida cada um: "Todavia, Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do estado ( de felicidade) em que se encontravam" (2:36). "Disseram: Ó senhor nosso, nós mesmos nos condenamos e, se não nos perdoares a Te apiedares de nós, seremos desventurados!" (7:23).
"...Adão desobedeceu ao seu Senhor e foi seduzido. Mas logo o seu Senhor o elegeu, absolvendo-o e encaminhando-o" (20:121-122). "...porque elas têm direitos equivalentes aos seus deveres..." (2:228).
Para saber mais sobre o estatuto da mulher no Islam ler as Suras (capítulos) 4 e 65 do alcorão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário