sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A Fotografia no Islam 1/2

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Ultimamente virou uma grande preocupação no seio dos muçulmanos a questão sobre fotografias querendo saber qual é a veracidade da fotografia no Islam, se é lícito ou ilícito (haram ‏) ?

QUAL É A VERDADE ?

Segundo o Ibn Massoud (R.T.A) diz que o profeta Muhammad (S.A.W) disse :

‏( ﺇِﻥَّ ﺃَﺷَﺪَّ ﺍﻟﻨَّﺎﺱ ﻋَﺬَﺍﺑًﺎ ﻋِﻨْﺪَ ﺍﻟﻠﻪ ﻳَﻮْﻡَ ﺍﻟْﻘِﻴَﺎﻣَﺔِ ﺍﻟﻤﺼُﻮِّﺭُﻭﻥَ) ‏

Bukhary: 5950/Musslim: 2109

Transliteração:

Inna Ashadan-nássi ãdhában īndallahi yaumal kiyamati al-mussuawwirúna.

Tradução:

O mais severamente punido das pessoas perante ALLAH no dia de Quiyama são os desenhistas,(retratistas ‏) .

É daqui onde nasce a contradição entre os muçulmanos só por causa de uma e única palavra que é  ﺍﻟﻤﺼﻮﺭﻭﻥ  que se encontra no plural e que o seu singular é  ﺍﻟﻤﺼﻮﺭ‏( Al- Mussuawwiro) que tem vários significados na Língua Árabe .

Al- Mussuawwiro  ‏( ﺍﻝﻣﺼﻮﺭ) ‏ -Pode significar:

1.Desenhista ou retratista- aquele que desenha rosto de pessoas idênticos usando apenas um Lápis, como também faz caricaturas.

2.Escultor- aquele que esculpe, que faz escultura usando a madeira, matope ou pedras.

3.Fotógrafo: aquele que fotografa usando uma câmera .

Tendo já todos os significados desta palavra, poderá nos facilitar a interpretação deste hadith.

O que o hadith quer dizer é:

 "O mais severamente punido das pessoas perante ALLAH no dia de Quiyama são os escultores"

E pra enfatizar este hadith, vem num outro hadith Al-kudussy de Abú Huraira onde o profeta Muhammad (S.A.W) disse: 
Disse ALLAH (S.W.T ‏) :

َّ  ﻭَﻣَﻦْ ﺃَﻇْﻠَﻢُ ﻣِﻤَّﻦْ ﺫَﻫَﺐَ ﻳَﺨْﻠُﻖُ ﺧَﻠْﻘًﺎ ﻛَﺨَﻠْﻘِﻰ ﻓَﻠْﻴَﺨْﻠُﻘُﻮﺍ ﺫَﺭَّﺓً ﺃَﻭْ ﻟِﻴَﺨْﻠُﻘُﻮﺍ ﺣَﺒَّﺔً ﺃَﻭْ ﻟِﻴَﺨْﻠُﻘُﻮﺍ ﺷَﻌِﻴﺮَﺓً 

Bughary: 5953/ Musslim: 2111

Transliteração:

 Waman Adhlamu mimman dha-haba yakhluku khalkan ka-khalky fal-yakhlukú dharratan au Liyakhlukú habbatan au Liyakhlukú .chaíratan

Tradução:

E quem mais injusto que aquele que cria algo semelhante que eu criei, pois, que crie uma formiga ou que crie uma semente ou que crie cereais (algo comestível com um sabor natural ‏) .

Daqui chegamos à conclusão de que os que mais receberão castigo severo no dia de Quiyama, são os que imitam à ALLAH(S.W.T) na sua criação, porque uma das coisas que ALLAH (S.W.T) criou com as suas próprias mãos é o homem- ÁDAM (A.S‏).

Assim sendo, todo aquele que com as suas próprias mãos desenha algo que tenha vida (Pessoas e animais) excluindo as plantas, ou faz esculturas, caricaturas e mais, sem dúvidas alguma que este tipo de pessoa terá o castigo severo por parte de ALLAH e lhe será dito: 

"Dái vida aquilo que tu criastes" e é evidente que ele não terá esse poder .todo Este é o significado deste Hadith e não como muitos interpretam dizendo que o mais severamente punido perante Allah (S.W.T) no dia de Quiyama é o fotógrafo .

Quanto a primeira questão que tem a ver com as esculturas, caricaturas e outros tipos de desenhos feitos a mão, não há divergência entre os álimos (Sábios/teólogos), todos estão em unanimidade quanto ao castigo da pessoa que fôr a praticar este acto, e sobretudo se a pessoa fôr a fazer esculturas para servir de adoração, o seu castigo será maior que aquele que faz só por prazer ou pra enfeitar à sua casa .

A divergência entre os álimos consiste nas fotografias tipo passe e corpo inteiro.

● Fotografia tipo passe: Não há nenhum álimo que condena, é uma necessidade porque sem ela, não há como ter um passaporte pra questões de viagens .

● Fotografia, corpo inteiro ou fora de fotografia tipo passe :

Quanto a este tipo de fotografias os álimos se divergem em duas partes :

■ É haram, porque o hadith supracitado engloba também os fotógrafos .

■ Não é haram, porque o fotográfo está usando uma máquina e está fotografando a imagem que Allah criou e não está fazendo com as suas próprias mãos. 

O que o hadith diz: terá uma severa punição àquele que fôr a imitar a ALLAH (S.W.T) na sua criação e um fotógrafo não está a imitar a ALLAH (S.W) na sua criação, apenas está colocando no papel oque ALLAH(S.W.T) criou usando a sua máquina de fotografar.

De salientar que os que defendem que a fotografia é aceitável, dizem que se por exemplo a fotografia é tirada só para exibir os encantos corporais, pois, neste contexto a fotografia torna-se Haram...mas se é pra divulgar um trabalho que está sendo feito, desde que tal trabalho seja lícito, então a fotografia torna-se Lícita .

Caros leitores, os hadithes estão bem claros, oque mais ALLAH detesta são os que fazem desenhos, esculturas, caricaturas com suas próprias mãos imitando oque ALLAH fez, ao contrário dum fotógrafo que apenas põe no rolo oque ALLAH(S.W.T) já fez .

Isto é o que eu pude perceber depois de ter pesquisado sobre o assunto passo a passo, mas aquele que achar que o melhor é deixar de fotografar as imagens com vida excluindo as plantas, pois que o faça para se afastar das dúvidas .

Rogo a ALLAH(S.W.T) para que com a sua infinita benevolência me perdoe caso eu tenha me equivocado na explanação deste tema .


Por: Hafiz Binnur

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário