quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Explicação da Sura de Al-Baqarah Ayat 191

 السلام عليكم ورحمة الله وبركاته
بِسْمِ اللَّهِ الرَّحْمَٰنِ الرَّحِيمِ


 Período de Revelação

Os estudiosos são unânimes em afirmar que Surah al-Baqarah é Madani e que foi a primeira Surah revelada em Medinah. [Ibn Hajar al-Asqalani em Fath al-Bari no. 160/8].

Apesar de ser a primeira Sura a ser revelada em Medina, ela também contém Ayaat de um período posterior. Na verdade, de acordo com Ibn Abbas [conforme mencionado em Ibn Kathir], o último Ayat revelado ao Profeta foi o Ayat nº. 281 da Surah al-Baqarah e isso ocorreu 8 dias ou mais antes de sua morte [que corresponde ao ano 11 Hijri].

وٱقتلوهم حيث ثقفتموهم وأخرجوهم من حيث أخرجوكم وٱلفتنة أشد من ٱلقتل ولا تقتلوهم عند ٱلمسجد ٱلحرام حتى يقتلوكم فيه فإن قتلوكم فٱقتلوهم كذلك جزآء ٱلكفرين

E mate-os onde quer que você os alcance e expulse-os de onde quer que eles o tenham expulsado, e fitnah é pior do que matar. E não lute contra eles em al-Masjid al-Harām até que eles lutem com você lá. Mas se eles lutarem contra você, mate-os. Essa é a recompensa dos descrentes.

Lições / orientações / reflexões /

Nota explicativa

A sūrah continua a reafirmar a justeza da guerra contra aqueles que submeteram os muçulmanos a campanhas de terror e perseguição e os expulsaram de sua terra natal. Os muçulmanos foram instados a confrontar seus inimigos e matá-los onde quer que estivessem, exceto nas proximidades da Mesquita Sagrada em Meca, a menos que seus inimigos os atacassem primeiro. Essas ordens seriam mantidas a menos que os descrentes aceitassem o Islam, caso em que era proibido lutar contra eles, independentemente de quaisquer mortes ou atrocidades que eles possam ter perpetrado contra os muçulmanos anteriormente.

A conversão religiosa forçada é a pior violação do mais inviolável direito humano. É, portanto, uma ofensa muito mais hedionda do que o assassinato, independentemente da forma que a coerção assuma ou de como seja exercida.

A visão islâmica da liberdade de crença atribui a ela um grande status como um valor social e humano e origina-se da visão islâmica do propósito último da vida e de toda a existência humana: a adoração a Allah em seu sentido mais amplo, que abrange todos atividade humana construtiva. A liberdade de crença é o direito mais precioso do homem neste mundo e deve ser valorizada e protegida. Qualquer violação deste direito, direta ou indireta, deve ser combatida.

A outra restrição é que nenhuma luta foi permitida nas proximidades da Mesquita Sagrada em Meca, que Allah, em resposta às orações do Profeta Abraão, declarou um porto seguro e uma casa de paz inviolável. No entanto, aqueles que profanam a santidade da Mesquita Sagrada e cometem agressão contra os muçulmanos devem ser combatidos e não devem ser poupados.

Hadith relevante

O Profeta é relatado para ter dito:

 إن هذا البلد حرمه الله يوم خلق السموات والأرض , فهو حرام بحرمة الله إلى يوم القيامة, ولم يحل لي إلا ساعة من نهار, وإنها ساعتي هذه حرام بحرمة الله إلى يوم القيامة , لا يعضد شجره, ولا يختلى خَلَاهُ ، فَإِنْ أَحَدٌ تَرَخَّصَ بِقِتَالِ رَسُولِ اللهِصلى الله عليه وسلّم ، فَقُولُخَّصَ بِقِتَالِ رَسُولِ اللهِصلى الله عليه وسلّم ، فَقُولُوا: إنَّكلهَأِنلولنو

"Allah fez desta cidade um santuário desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Portanto, é um santuário por decreto de Allah até o Dia da Ressurreição. Lutar nela foi permitido para mim apenas por uma hora durante o dia. Portanto, ele (isto é, Makkah) é um santuário, por decreto de Allah, de agora em diante até o Dia da Ressurreição. Suas árvores não devem ser cortadas e sua grama não deve ser arrancada. Se alguém mencionar a luta ocorrida por Mensageiro de Allah, então diga que Allah permitiu Seu Mensageiro, mas não permitiu a você." 

[Bukhari e muçulmano]

Buraydah narrou que o Mensageiro de Allah disse:  اغزوا في سبيل الله, قاتلوا من كفر بالله, اغزوا ولا تغلوا ولا تغدروا ولا تمثلوا ولا تقتلوا وليدا ولا أصحاب الصوامع

"Lute por Allah e lute contra aqueles que não acreditam em Allah. Lute, mas não roube (dos bens capturados), cometa traição, mutile (os mortos) ou mate uma criança, ou aqueles que residem em casas de culto." 

[Sahih Muslim]

Ibn `Umar disse:" Uma mulher foi encontrada morta durante uma das batalhas do Profeta e o Profeta então proibiu matar mulheres e crianças.'' 

[Bukhari e Muslim]

Allah fez desta cidade um santuário desde o dia em que criou os céus e a terra. Portanto, é um santuário por decreto de Allah até o Dia da Ressurreição. Lutar nele foi permitido para mim apenas por uma hora durante o dia. Portanto, ele (ou seja, Makkah) é um santuário, por decreto de Allah, de agora em diante até o Dia da Ressurreição. Suas árvores não devem ser cortadas e sua grama não deve ser arrancada. Se alguém mencionar a luta ocorrida pelo Mensageiro de Allah, diga que Allah permitiu Seu Mensageiro, mas não permitiu a você.

[Bukhari e muçulmano]

Abu Musa Al-Ash`ari disse: "O Profeta foi questionado, 'Ó Mensageiro de Allah! Um homem luta por bravura, e outro luta para se exibir, qual deles luta pela causa de Allah' O Profeta disse, Aquele que luta para que a Palavra de Allah seja superior, então ele luta pela causa de Allah.

[Bukhari e Muslim]

Fui ordenado (por Allah) a lutar contra o povo até que proclamem: 'Ninguém tem o direito de ser adorado a não ser Allah'. Quem quer que o diga, salvará sua vida e propriedade de mim, exceto nos casos da lei, e sua conta ficará com Allah.

[Bukhari e muçulmano]

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário