quinta-feira, 3 de outubro de 2019

História de uma familia abençoada (parte 1 de 2): Profeta Zacarias

Todos os louvores são para Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta Muhammad (Sallallahu Alaihi wa sallam), sua família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.

Descrição: Zacarias foi o profeta guardião de Maria, a mãe de Jesus, e o pai de João, o profeta no deserto que foi contemporâneo de Jesus.

Esta é a história de um homem idoso e debilitado que amava e temia a Deus; um homem de idade avançada, chamado Zacarias que passou sua vida adquirindo conhecimento e ensinando outros, apenas para agradar a Deus. O Alcorão nos conta sua história nos capítulos 3 e 19 e é semelhante à história contada no Evangelho de Lucas [Lucas 1:5-80]. Entretanto, nos concentraremos no que o Alcorão tem a nos dizer sobre esse homem abençoado por causa da crença islâmica de que o Alcorão permaneceu inalterado desde sua revelação, enquanto que as mensagens anteriores foram perdidas, mudadas ou distorcidas.

“Eis o relato da misericórdia de teu Senhor para com o Seu servo, Zacarias. Ao invocar, intimamente, seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado em minhas súplicas a Ti, ó Senhor meu!” (Alcorão 19:2-4)

O profeta Zacarias era um membro da família de Imran, uma família abençoada cujos membros também incluíam Jesus e sua mãe Maria. Quando a jovem Maria foi para a Casa de Oração em Jerusalém, Deus, por Sua sabedoria e graça nomeou Zacarias como seu guardião. Todo dia ele visitava Maria para se assegurar de que todas as necessidades dela fossem atendidas. A devoção de Maria a Deus impressionou Zacarias e ele ficou admirado pelas provisões que encontrava em seu quarto. Diz-se que ela tinha frutas de inverno no verão e frutas de verão no inverno.

[Baseado no trabalho do Imame ibn Katheer. The Stories of the Prophets (As Histórias dos Profetas)]. 

Quando Zacarias perguntou como Maria obtinha as frutas ela respondeu que Deus, o Sustentador, era Quem provinha seu sustento.

Maria disse:

“Vem de Deus. Verdadeiramente, Deus provê sustento sem limites quem Ele desejar.” (Alcorão 3:37)

Quando Zacarias observou a submissão total de Maria a Deus e sua fé inabalável Nele como Provedor, seus olhos foram abertos para um novo conceito. [Ibn Katheer] Não importa o quão esmagadores, ou então, o quão insignificantes nossas necessidades possam nos parecer, Deus está sempre pronto para ouvir e responder. Esta é uma idéia muito importante a ser contemplada. Deus dará a Seus servos virtuosos de forma ilimitada. Maria tinha recebido frutas fora da estação; Zacarias suplicou por algo que de acordo com os padrões humanos não era possível, porque ele e sua esposa eram muito idosos e a época de conceberem uma criança havia passado. As dádivas de Deus não estão restritas a limitações mundanas e tudo é possível. Zacarias aprendeu essa lição importante de sua tutelada, Maria.

Então Zacarias suplicou a seu Senhor em segredo, dizendo que era velho, seu cabelo era grisalho e sua esposa também era velha e estéril; ainda assim ele desejava um herdeiro que agradasse a Deus. Zacarias pediu um filho que herdasse dele; ele não estava pensando em termos de riqueza, porque era pobre. Ele desejava um filho para continuar a missão profética e propagar o conhecimento que Zacarias adquiriu durante sua vida. Deus respondeu imediatamente e disse:

“Os anjos o chamaram, enquanto rezava no oratório, dizendo-lhe: Deus te anuncia o nascimento de João, que corroborará o Verbo de Deus, será nobre, casto e um dos profetas virtuosos.” (Alcorão 3:39)

[Ibn Katheer menciona em seu comentário que a palavra usada pode não significar celibato completo, porque isso impediria filhos, mas imunidade de relações ilícitas fora do casamento. Seu significado literal é “exclusivo” e “contido” (Al Mawrid al Waseet Arabic English Dictionary), e Deus sabe melhor]

Nesse versículo do Alcorão a “Palavra de Deus” tem um significado específico: Jesus, porque ele foi criado por uma palavra vinda de Deus – “Sê” (e ele foi). O filho de Zacarias, João, estava entre aqueles que acreditavam e seguiam a mensagem de Jesus.

Quando Zacarias recebeu essa notícia surpreendente ele estava orando. Ele respondeu perguntando como isso seria possível, considerando sua idade avançada e a esterilidade de sua esposa. Deus então confirmou a lição que Maria havia compreendido. “Deus faz o que Lhe aprouver.” (Alcorão 3:40). 

Zacarias pediu um sinal, se perguntando como ele saberia que esse milagre estava realmente acontecendo a ele e à sua esposa. Deus respondeu que ele (Zacarias) perderia o poder da fala e não seria capaz de se comunicar, exceto através de sinais. Zacarias foi instruído a passar o tempo lembrando e glorificando Deus, e saiu de seu local de oração incapaz de falar.

O Alcorão nos conta que o profeta Zacarias e sua esposa fizeram boas ações, chamaram por Deus com temor e esperança e foram humildes, e dessa forma Deus os recompensou em sua idade avançada, com um filho.

“E o atendemos e o agraciamos com Yahia (João), e curamos sua mulher (de esterilidade); De fato, um procurava sobrepujar o outro nas boas ações, recorrendo a Nós com afeição e temor, e sendo humildes a Nós.”

(Alcorão 21:90)

Essa não era uma criança comum. João recebeu sabedoria ainda em criança e foi instruído por Deus para aderir firmemente à Torá. Era compreensivo e capaz de demonstrar compaixão e misericórdia pela humanidade. Deus criou João virtuoso e livre de pecados.

“Ó Yahia, observa fervorosamente o Livro! E o agraciamos, na infância, com a sabedoria, assim como com as Nossas clemência e pureza, e foi devoto.” (Alcorão 19:12-13)

As súplicas sinceras de um homem idoso e sua esposa estéril foram aceitas por Deus, e uma lição valiosa foi ensinada a toda a humanidade. As graças de Deus são ilimitadas. Ele é o Provedor, o Sustentador, o Único!

Fonte: Por Aisha Stacey

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário