quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Tâmaras - Alívio da dor

Todos os louvores são para Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta Muhammad (Sallallahu Alaihi wa sallam), sua família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.

É um costume estabelecido há muito tempo entre os pais muçulmanos colocar um pedaço de tâmara bem mascada (ou outra fruta doce disponível) na boca de um bebê recém-nascido. Os muçulmanos fazem isso seguindo a prática do Profeta Muhammad, que Deus o exalte, acreditando que ele, como o Alcorão diz, foi enviado como uma cura e misericórdia para a humanidade. Nós podemos inferir a partir da forma como esse costume se originou que nele existe uma virtude. Além da virtude e satisfação de seguir a Sunnah (a prática do Profeta), colocar uma substância adocicada dentro da boca de um bebê recém-nascido reduz dramaticamente a sensação de dor e o batimento cardíaco.

Um estudo médico científico interessante, publicado no British Medical Journal (Jornal Médico Britânico) (No. 6993, 10 Junho de 1995), provou sem sombra de dúvidas o benefício de dar açúcar a um recém-nascido, para reduzir a sensação de qualquer procedimento doloroso como a picada da agulha para retirada de sangue ou antes da circuncisão.

O estudo, intitulado ‘O efeito analgésico da sacarose em bebês de termo: um teste controlado aleatório’, foi feito por Nora Haouari, Christopher Wood, Gillian Griffiths e Malcolm Levene na seção pós-natal no Leeds General Infirmary na Inglaterra.

Sessenta bebês saudáveis de gestações que duraram 37- 42 semanas e idade pós-natal de 1 – 6 dias, foram aleatoriamente escolhidos para receber 2 ml de uma das quatro soluções: 12,5% de sacarose, 25% de sacarose, 50% de sacarose e água estéril (controle).

O primeiro grupo de 30 bebês recebeu xarope de açúcar antes do exame de sangue de rotina (retirado com agulha, geralmente doloroso) feito para detectar icterícia. Os outros 30 bebês receberam apenas água estéril como grupo de controle.

Colocar 2 ml de uma solução de sacarose a 25% ou 50% na língua antes da picada da agulha reduziu significativamente o tempo de choro, comparado com os bebês que receberam água. Seus batimentos cardíacos também retornaram ao normal mais rapidamente. Quanto mais forte era a solução de açúcar, maior era o efeito, com o choro sendo reduzido com o aumento da concentração de sacarose. Disso podemos concluir que a sacarose (açúcar) colocada na língua pode ser uma forma útil e segura de analgésico para uso em bebês recém-nascidos.

Blass e Hoffmeyer também demonstraram que 12% de solução intra-oral de sacarose reduzia significativamente a duração do choro em bebês recém-nascidos sujeitos à picada de agulha ou circuncisão. Esse estudo foi relatado no jornal The Independent (Sexta 9 de Junho de 1995) e também no artigo do British Medical Journal (Jornal Médico Britânico).

A prática do Profeta, que sobre ele esteja a Paz, está registrada nas coletâneas de seus ditos e relatos sobre ele, das quais as mais reverenciadas são as duas coletâneas autênticas de Al-Bukhari e Muslim:

Abu Buradah relatou de Abu Musa, que disse:

“Eu tinha um bebê recém-nascido; eu o levei ao Profeta Muhammad, que o chamou de Ibrahim. O Profeta mascou uma tâmara e então a esfregou no interior da boca do bebê.”

Existem muitos outros incidentes como esse relatados.

A tâmara contém uma alta porcentagem de açúcar (70-80%); tem frutose e glicose que têm altos valores calóricos, é digerível fácil e rapidamente, e é muito útil para o cérebro. A tâmara contém 2,2% de proteína, vitamina A, vitaminas B1, B2 e ácido nicotínico (contra Pelagra); tem traços de minerais necessários para o corpo como potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, cobre. O potássio, cuja porcentagem é muito alta, é muito efetivo nos casos de hemorragia, como as que ocorrem no parto ou circuncisão.

Podemos destacar que a Sunnah também recomenda tâmaras para quebrar o jejum no Ramadã. As tâmaras devem ser comidas, se disponíveis, antes da oração do pôr-do-sol - essa é médica e nutricionalmente a melhor forma e a Sunnah.

O grande valor das tâmaras também é indicado em uma bela e famosa passagem do Alcorão, no capítulo chamado Maria, versículos 25-26:

“E move em tua direção o tronco da tamareira e ela fará cair sobre ti tâmaras maduras e frescas. Então come e bebe e seja confortada.”

Essa foi a prescrição de Deus, o Criador, para a abençoada Virgem Maria no momento do nascimento de Jesus, o abençoado Profeta de Deus. Foi uma prescrição para fazer com que o parto fosse fácil e confortável.

Como os autores do estudo médico mencionado pretendem testar novas substâncias açucaradas, nós recomendamos que eles tentem tâmaras para os recém-nascidos no alívio da dor.

سَنُرِيهِمْ آيَاتِنَا فِي الآفَاقِ وَفِي أَنفُسِهِمْ حَتَّى يَتَبَيَّنَ لَهُمْ أَنَّهُ الحَقُّ أَوَ لَمْ يَكْفِ بِرَبِّكَ أَنَّهُ عَلَى كُلِّ شَيْءٍ شَهِيدٌ

“De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas, até que lhes seja esclarecido que ele (o Alcorão) é a verdade. Acaso não basta teu Senhor, Que é Testemunha de tudo?” (Alcorão 41:53)

Por MissionIslam.com (editado por IslamReligion.com)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário