Todos os louvores são para
Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta
Muhammad (ﷺ), sua
família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.
Todos os louvores são para Allah.
O melhor, no que tange ler ou recitar o
Alcorão, é o que aumentará a pessoa em foco. Se ela tiver mais concentração
quando recitar de memória, então isso é o melhor. Se tiver mais foco na leitura
a partir do Mus-haf ou do celular, então é melhor.
An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele)
disse em al-Adhkaar (p. 90-91):
Ler o Alcorão do Mus-haf é melhor do que
recitar de cabeça. Esta é a opinião de nossos companheiros, e é a opinião bem
conhecida entre as primeiras gerações (que Allah esteja satisfeito com elas).
Mas isso não é imprescindível; em vez disso, se uma pessoa puder refletir,
ponderar e focar mais quando recita de cabeça do que quando lê no Mus-haf,
então, no caso dela, recitar de cabeça é melhor. Se ambas as opções são iguais
a esse respeito, então a leitura do Mus-haf é melhor. É isso que as primeiras
gerações queriam dizer ao discutir esse assunto. Fim da citação.
Alguns ahadith da’if (fracos) foram narrados
do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que não são
suficientemente bons para serem tomados como evidência, concernentes à virtude
de ler no Mus-haf.
Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia
dele) foi perguntado: Existe uma diferença na recompensa entre ler o Alcorão no
Mus-haf ou recitar de memória? Se eu leio o Mus-haf, é aceitável que seja
somente com meus olhos ou devo mexer meus lábios? É suficiente mover os lábios
ou deve haver algum som?
Ele respondeu: Eu não conheço nenhuma
evidência que sugira que haja uma diferença entre ler do Mus-haf ou recitar de
memória; em vez disso, o que é prescrito é refletir e focalizar, seja lendo o
Mus-haf ou recitando de memória. Só pode ser chamado de recitação se puder ser
ouvido; não basta apenas olhar com os olhos ou pensar nas palavras sem
pronunciá-las. A Sunnah é para que o leitor profira as palavras e reflita, como
Allah, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Este é um Livro bendito, que fizemos descer,
para ti, a fim de que eles ponderem seus versículos e a fim de que os dotados
de discernimento meditem.”
[Saad 38:29]
“E não ponderam eles o Alcorão, ou há
cadeados em seus corações?”
[Muhammad 47:24].
Se recitá-lo de memória ajudará a pessoa a se
concentrar e refletir mais sobre o Alcorão, então isto é melhor; se ao fazê-lo
do Mus-haf o fará se concentrar e refletir mais, então isto é melhor. E Allah é
a fonte de força.
Fim da citação de Majmu’ Fataawa ash-Shaikh
Ibn Baaz (24/352).
Portanto, ficará claro que se você ler o
Alcorão de um celular com concentração e refletindo sobre o significado, a sua
recompensa não será menor do que ler do Mus-haf, in shaa Allah. O que importa é
concentração e beneficiar-se de ler o Alcorão.
E
Allah sabe mais.
A Fonte: Islam
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