Todos os louvores são para
Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta
Muhammad (ﷺ), sua
família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.
Todos os louvores
são para Allah.
A substância que é
colocada no queijo é o coalho; é uma substância branca amarelada em um
recipiente de pele que é extraído do estômago de um bezerro ou cordeiro que
amamenta. Um pouco disso é adicionado ao leite, que coagula e se transforma em
queijo.
Consulte
al-Mawsu'ah al-Fiqhiyyah (5/155).
O parecer sobre o
coalho varia de acordo com o local de onde é retirado. Se for retirado de um
animal que foi abatido de acordo com a shari’ah, então é puro e pode ser
comido. Se for tirado de um animal que morreu de causas naturais ou de um
animal que não foi abatido de acordo com a shari'ah, então há uma diferença de
opinião entre os fuqaha' a respeito disso. A maioria dos Maalikis, Shaafa'is e
Hanbalis são da opinião de que é najis (impuro). Abu Hanifah e Ahmad, de acordo
com o outro relato narrado por ele, eram da opinião de que é taahir (puro).
Esta é a visão favorecida pelo Shaikh al-Islam Ibn Taymiyah (que Allah tenha
misericórdia dele). Ele disse em al-Fataawa (21/102): É mais provável que o
queijo deles – referindo-se aos magos – seja halaal e que o coalho de um animal
morto (que tenha morrido de causas naturais) e seu leite sejam taahir. Citação
final.
Ele também disse
(35/154): No que diz respeito ao queijo que é feito com o coalho delas – isto
é, de algumas das seitas baatini que são consideradas incrédulas – há duas
visões bem conhecidas entre os sábios, como no caso de coalho de animais mortos
e coalho de animais abatidos pelos Magos e Francos, dos quais se diz que não
abatem carne adequadamente. A visão de Abu Hanifah e de Ahmad, de acordo com um
dos dois relatos narrados por ele, é que esse queijo é permissível, porque o
coalho de animais mortos é taahir de acordo com essa ideia, porque, então, isso
não finda quando o animal morre. A opinião de Maalik e al-Shaafa'i, e de Ahmad
de acordo com o outro relato, é que este queijo é najis porque na opinião deles
o coalho é najis, porque o leite e o coalho do animal morto são najis de acordo
com eles. Se a carne abatida por uma determinada pessoa não pode ser comida,
então a carne abatida por ela é como carne morta.
Aqueles que
sustentam as duas visões citaram relatos de evidências que foram narrados a
partir dos Sahaabah. Aqueles que sustentam o primeiro ponto de vista contam que
os Sahaabah comeram o queijo dos Magos, e aqueles que sustentam o segundo ponto
de vista contam que eles comeram o que pensavam ser queijo dos cristãos. Esta
pergunta está sujeita ao ijtihaad e pode-se seguir a visão do Shaikh a quem se
questiona. Fim da citação.
Essa é a opinião
correta. Se você souber a origem do coalho e que ele vem de um animal que foi
abatido corretamente ou não, ou se não souber, não há nada errado em comer
queijo que foi feito com ele.
E Allah sabe
melhor.
A Fonte: Islam Q&A
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