quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Parecer sobre comer queijo se a fonte do coalho não for conhecida


Todos os louvores são para Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta Muhammad (), sua família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.

Todos os louvores são para Allah.
A substância que é colocada no queijo é o coalho; é uma substância branca amarelada em um recipiente de pele que é extraído do estômago de um bezerro ou cordeiro que amamenta. Um pouco disso é adicionado ao leite, que coagula e se transforma em queijo.
Consulte al-Mawsu'ah al-Fiqhiyyah (5/155).
O parecer sobre o coalho varia de acordo com o local de onde é retirado. Se for retirado de um animal que foi abatido de acordo com a shari’ah, então é puro e pode ser comido. Se for tirado de um animal que morreu de causas naturais ou de um animal que não foi abatido de acordo com a shari'ah, então há uma diferença de opinião entre os fuqaha' a respeito disso. A maioria dos Maalikis, Shaafa'is e Hanbalis são da opinião de que é najis (impuro). Abu Hanifah e Ahmad, de acordo com o outro relato narrado por ele, eram da opinião de que é taahir (puro). Esta é a visão favorecida pelo Shaikh al-Islam Ibn Taymiyah (que Allah tenha misericórdia dele). Ele disse em al-Fataawa (21/102): É mais provável que o queijo deles – referindo-se aos magos – seja halaal e que o coalho de um animal morto (que tenha morrido de causas naturais) e seu leite sejam taahir. Citação final.
Ele também disse (35/154): No que diz respeito ao queijo que é feito com o coalho delas – isto é, de algumas das seitas baatini que são consideradas incrédulas – há duas visões bem conhecidas entre os sábios, como no caso de coalho de animais mortos e coalho de animais abatidos pelos Magos e Francos, dos quais se diz que não abatem carne adequadamente. A visão de Abu Hanifah e de Ahmad, de acordo com um dos dois relatos narrados por ele, é que esse queijo é permissível, porque o coalho de animais mortos é taahir de acordo com essa ideia, porque, então, isso não finda quando o animal morre. A opinião de Maalik e al-Shaafa'i, e de Ahmad de acordo com o outro relato, é que este queijo é najis porque na opinião deles o coalho é najis, porque o leite e o coalho do animal morto são najis de acordo com eles. Se a carne abatida por uma determinada pessoa não pode ser comida, então a carne abatida por ela é como carne morta.
Aqueles que sustentam as duas visões citaram relatos de evidências que foram narrados a partir dos Sahaabah. Aqueles que sustentam o primeiro ponto de vista contam que os Sahaabah comeram o queijo dos Magos, e aqueles que sustentam o segundo ponto de vista contam que eles comeram o que pensavam ser queijo dos cristãos. Esta pergunta está sujeita ao ijtihaad e pode-se seguir a visão do Shaikh a quem se questiona. Fim da citação.
Essa é a opinião correta. Se você souber a origem do coalho e que ele vem de um animal que foi abatido corretamente ou não, ou se não souber, não há nada errado em comer queijo que foi feito com ele.
E Allah sabe melhor.
A Fonte: Islam Q&A

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário