Todos os louvores são para Allah, o
Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta Muhammad (ﷺ), sua família e Companheiros e
todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.
A enteada é filha da esposa com outra pessoa que não
o marido atual; ela é permanentemente proibida em casamento ao homem se ele
consumar seu casamento com a mãe dela. Isso significa que ele se tornou um dos
seus mahrim.
Foi
dito em Fataawa al-Lajnah ad-Daa'imah (17/367):
Se
um homem se casa com uma mulher e consuma o casamento com ela, fica
definitivamente proibido que ele se case com uma de suas filhas ou uma das
filhas de seus filhos, não importa o quanto se prolongue a linha de
descendência, se ela é uma filha de um marido anterior ou posterior, porque
Allah, glorificado e exaltado seja, diz (interpretação do significado):
"É-vos proibido esposardes vossas mães, e... vossas enteadas, que estão em vossa
proteção, filhas de vossas mulheres, com as quais consumais o casamento..."
[an-Nisaa’
4:23].
A
enteada aqui é filha da esposa. Um homem é considerado um mahram das filhas de
uma mulher com quem ele se casa e consuma o casamento; torna-se permissível que
elas não observem o hijab na frente dele. Fim da citação.
No
que diz respeito aos direitos e deveres de uma enteada e do padrasto
mutuamente, eles podem ser resumidos como: manter vínculos, respeitarem-se e
tratar um ao outro gentilmente. Todos os muçulmanos são obrigados a tratar os
seus companheiros muçulmanos com gentileza, que dirá daqueles que se tornam
mahrim devido a laços através do casamento. Sem dúvida, eles têm um maior
direito à bondade e cuidado do que os muçulmanos em geral.
Mas
gastar em manutenção, servir e obedecer não é obrigatório entre eles. A enteada
não se enquadra na mesma regra que sua mãe nestes assuntos em termos de serem
obrigatórios de acordo com os ensinamentos islâmicos. Se o padrasto investe na
enteada por gentileza, e ela responde tratando-o bem, cuidando de sua casa e
servindo-o, então isso é bom, porque unir as pessoas e criar harmonia entre
elas é um objetivo que o Islam busca alcançar.
O
marido deve entender que o tratamento gentil à sua esposa inclui o tratamento
gentil à filha dela. E a filha deve entender que a parte de honrar a mãe é
também honrar o padrasto e tratá-lo gentilmente.
Shaikh
Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse (25/365):
Há
esperança para quem cuida de outras mulheres além de suas filhas – como suas
irmãs, tias paternas, tias maternas e outras que necessitem, tratando-as com
gentileza e fornecendo-lhes comida, bebida e roupas – em receber uma recompensa
como aquela mencionada pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam
sobre ele) em relação àquele que cuida de três filhas, pois a graça e a
misericórdia de Allah são imensas. O mesmo se aplica a quem cuida de uma ou
duas filhas ou outras e as trata gentilmente; há a esperança de que ele receba
uma grande recompensa, como é indicado pelo significado geral dos versículos e
ahadith que falam de bondade para com os pobres e necessitados, parentes e
outros. Se há virtude de mostrar bondade para com as filhas, então demonstrar
bondade para com os pais, ou um deles, ou avós, trará uma recompensa ainda
maior, por causa do grande significado dos direitos dos pais e da obrigação de
honrá-los e tratá-los gentilmente. Não faz diferença se quem demonstra bondade
é um pai, mãe ou qualquer outra pessoa, porque a recompensa está ligada à ação.
E Allah é a fonte de força. Fim da citação.
O
Comitê Permanente para a Emissão de Respostas foi solicitado (25/296):
Como
devem ser os laços familiares sociais na família muçulmana?
Eles
responderam:
Allah
ordenou o incentivo àquilo que fortalecerá os laços entre os membros da
família. Foi ordenado manter os laços de parentesco e tratar gentilmente os
parentes, como Ele, glorificado seja, diz (interpretação do significado):
“E
temei a Allah, em nome de Quem vos solicitais mutuamente, e respeitai os laços
consanguíneos. Por certo, Allah, de vós, é Observante”
[an-Nisaa'
4:1]
“E
adorai a Allah e nada Lhe associeis. E tende benevolência para com os pais e os
parentes…”
[an-Nisaa’
4:36]
“Dize:
"Vinde, eu recitarei o que vosso Senhor vos proibiu: nada Lhe associeis. E
tende benevolência para com os pais. E não mateis vossos filhos, com receio da
indigência: Nós vos damos sustento, e a eles”
[al-Anam
6:151]
“E teu
Senhor decretou que não adoreis senão a Ele; e decretou benevolência para com
os pais”
[al-Israa'
17:23].
E
há outros versículos semelhantes no Alcorão.
Está
provado que o Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele)
disse: “Ninguém que rompe laços de parentesco entrará no Paraíso.” Narrado por
al-Bukhari e Muslim.
E
ele disse: "Quem quiser que sua provisão aumente e sua vida se prolongue,
que mantenha os laços de parentesco." Narrado por At-Tirmidhi. E também
disse: “Allah vos proibiu de desobedecerdes às mães e enterrar as filhas
vivas…” Narrado por al-Bukhari e Muslim. E há muitos outros ahadith que
incentivam a manutenção dos laços de parentesco, aderindo à etiqueta islâmica e
características nobres, e mantendo um tratamento amável, que fortalece os laços
entre famílias e membros da família e une todos os muçulmanos. Este é o caminho
certo, não se afastando do caminho do Islam e ignorando a etiqueta islâmica e o
apelo por boas maneiras. Fim da citação.
E
Allah sabe melhor.
A Fonte: Islam Q&A
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