Todos os louvores são para
Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta
Muhammad (ﷺ), sua
família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.
Todos os louvores
são para Allah
O muçulmano é
aquele que se submete a Allah, glorificado e exaltado seja, e cumpre com as
Suas leis e Seus mandamentos e proibições, que adora a Allah, exaltado seja,
porque Ele é seu Senhor e Criador, O digno de adoração; o servo crê na
existência e grandeza de Allah e crê que Ele é Auto sustentável e o Mantenedor
do universo. Assim, a crença em Allah encherá seu coração e controlará seus
pensamentos; o amor de Allah se tornará seu objetivo nesta vida e na próxima, e
ele esperará que Allah o aceite entre Seus servos justos.
Allah, exaltado
seja, diz (interpretação do significado):
“Dize: "Por
certo, meu Senhor guiou-me a uma senda reta: a uma religião justa, a crença de
Abraão, monoteísta sincero, e que não era dos idólatras." Dize:
"Por certo, minha oração e meu culto e minha vida e minha morte são de
Allah, O Senhor dos mundos. Ele não tem parceiro. E isso me foi ordenado,
e eu sou o primeiro dos moslimes.”
[al-An'am
6:161-163]
Aquele que entende
esses significados se esforçará para ter em mente a intenção de se aproximar de
Allah, glorificado e exaltado seja, em todos os aspectos de sua vida. Então,
quando o servo dorme, ele busca recompensa por seu sono junto a Allah,
glorificado e exaltado seja, porque dormindo e descansando ele terá a energia
para adorar Allah quando acordar. Quando come ou bebe, ele pretende assim ter
nutrição que o ajudará a cumprir seu dever para com Allah. Quando se casa, ele
pretende manter-se casto e se contentar com o que é lícito, de modo que não
precise do que é ilícito. Quando deseja ter filhos, ele procura ter filhos
justos que aumentem o número daqueles que adiram ao caminho de Allah. Quando
fala, ele fala por um bom motivo, e quando ele permanece em silêncio, ele o faz
para evitar dizer algo ruim. Ele busca recompensa gastando consigo e sua
família. Quando ele aprende, lê e estuda, ele busca recompensa por isso também.
Tais são suas intenções e objetivos em todos os seus atos.
Ibn Taymiyah (que
Allah tenha misericórdia dele) disse: O servo não deve praticar atos
permissíveis, exceto aqueles que o ajudarão a obedecer e adorar a Allah, e sua
intenção em fazer essas ações permissíveis deve ser ganhar energia para
obedecer e adorar a Allah. Fim da citação.
Majmu’ al-Fataawa (10/460-461).
Em resumo, desta
forma o muçulmano pode intencionar toda a sua vida e todas as suas ações por
Allah, e podemos resumir isso nos dois pontos seguintes:
I. Ele deve aderir
aos ensinamentos islâmicos em seus atos, por isso ele não deve deixar de
cumprir qualquer dever obrigatório e não deve cometer nenhuma infração.
II. Ele deve
buscar em seu coração como pode conectar esta ação – mesmo que seja basicamente
uma questão mundana – à recompensa e procura em se aproximar de Allah, exaltado
seja.
Você pode aplicar
isso à sua pergunta específica sobre perda de peso. Quem quer se esforçar para
perder peso, a fim de manter uma boa saúde, para que possa realizar ações
obrigatórias e cumprir seu dever para com Allah de uma maneira melhor, ou
queira manter-se bem para a esposa, com intuito de alcançar a felicidade e o
amor entre o casal, ou quer parecer melhor para as pessoas, para que seja
melhor aceito entre elas, e tenha um melhor relacionamento com elas, todos são
bons objetivos e esta pessoa será recompensada por isso, in sha Allah.
Mas se essa ação
permissível é feita com a intenção de imitar alguns dos incrédulos, ou é feita
para tornar-se mais atraente para as garotas e outros objetivos diabólicos,
então isso é um pecado que merece punição.
O mesmo se aplica
a todos os assuntos permissíveis; quem os fizer não será recompensado a menos
que busque recompensas e tenha como objetivo alcançar um bom propósito.
Ibn al-Haajj (que
Allah tenha misericórdia dele) disse: Dependendo da intenção, um ato
permissível pode ser recomendável (mandub). Fim da citação.
Al-Madkhil (1/21).
Ibn al-Qayyim
afirmou que a elite dentre aqueles que estão próximos de Allah são aqueles para
os quais atos permissíveis se tornaram atos de adoração e meios de se
aproximarem de Allah por causa da intenção por trás deles. No caso destes, os
atos permissíveis os aproximam de Allah. Fim da citação.
Madaarij
as-Saalikin (1/107)
É bem narrado do
Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que ele disse a
Sa'd ibn Abi Waqqaas (que Allah esteja satisfeito com ele): “Tu jamais
despenderás em manutenção, buscando assim o Rosto de Allah, sem que sejas
recompensado por isso, mesmo que seja um bocado que ponhas na boca da tua
esposa.” Narrado por al-Bukhari (56) e Muslim ( 1628)
Imam an-Nawawi
(que Allah tenha misericórdia dele) disse, comentando sobre este hadith:
Isto indica que se
uma coisa permissível é feita com a intenção de buscar a satisfação de Allah,
exaltado seja, torna-se um ato de obediência e adoração, e o servo será
recompensado por isso. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre
ele) destacou isso quando disse: “mesmo que seja um bocado que ponhas na boca
de tua esposa”, porque o homem encontra prazer com sua esposa e desfruta da
intimidade permissível com ela, e quando põe um pouco de comida em sua boca,
que geralmente é uma espécie de tratamento lúdico e gentil, e desfruta daquilo
que é permissível, o que está muito distante de atos de adoração e assuntos da
outra vida, apesar disso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam
sobre ele) disse que se o servo busca o prazer de Allah, exaltado seja, ao
fazer isso, ele será recompensado. Assim, outros assuntos têm mais propensão a
merecerem recompensa, se ele procura agradar a Allah, exaltado seja,
praticando-os.
Isso também se
aplica se uma pessoa pratica algo que é basicamente permissível, e procura
agradar a Allah, exaltado seja, ao fazê-lo; ele será recompensado por aquilo.
Isto é, como comer com a intenção de fortalecer-se para praticar atos de
adoração a Allah, exaltado seja e dormir para descansar e poder se levantar e
praticar atos de adoração com energia, ou desfrutar da intimidade com sua
esposa para que ele possa conter seu olhar e si mesmo das coisas ilícitas, ou
para que ele possa cumprir com os direitos de sua esposa, e educar uma criança
justa. Este é o significado das palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de
Allah estejam sobre ele), “E na intimidade de um de vós [com vossas esposas] há
sadaqah [caridade]”. E Allah sabe melhor. Fim da citação.
Sharh Muslim (11/77).
As-Suyuti (que
Allah tenha misericórdia dele) disse:
Uma das melhores
provas de que uma pessoa alcançará recompensas por ter uma boa intenção ao
praticar atos lícitos ou cotidianos são as palavras do Profeta (que a paz e as
bênçãos de Allah estejam sobre ele): "E cada pessoa terá o que
intencionou." Aquele que o pratica será recompensado, se ele procura, com
aquilo, se aproximar de Allah; mas se ele não busca ou pretende isso, então ele
não terá recompensa. Fim da citação.
Sharh as-Suyuti
‘ala an-Nasaa'i (1/19).
E há muitos
comentários semelhantes dos sábios sobre este assunto.
Mas você deve
entender que o que nós mencionamos sobre a intenção de se aproximar de Allah,
exaltado seja, por meio do que você faz quanto às coisas permissíveis, não é
por obrigação ou compulsão, porque se fosse obrigatório e compulsório, não
seria permissível; ao contrário, seria obrigatório, e a pessoa estaria pecando
por não fazê-lo.
Quanto àquele que
não intenciona nada a não ser satisfazer seus desejos pessoais, necessidades ou
desfrutar de algo que seja permissível, não há culpa sobre o que ele faz, desde
que ele saiba que este assunto é algo que a shari'ah permitiu e aprovou. Mas
ele não será recompensado apenas por praticar aquela ação, assim como não há
pecado sobre ele simplesmente por fazê-la.
E Allah sabe
melhor.
A Fonte: Islam Q&A
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