Todos os louvores são para Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta Muhammad, sua família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressureição.
‘Ó, a Lua Branca ascendeu sobre nós’- tais foram as palavras envolvendo uma recepção calorosa para nosso amado Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) quando ele chegou aos Ansar em Medina. É sob a luz brilhante desta 'Lua Branca' - que iluminou o céu escuro da ignorância - onde todos os muçulmanos desejam ficar. Mas para realmente absorver as virtudes desta luz, uma viagem é necessária. É a viagem memorável de estudar a vida notável do Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam), que suaviza o coração, traz lágrimas aos olhos e aumenta a fé e o amor por Allah e seu Profeta.
Allah (Subhanahu wa Ta'ala) diz,
يَا أَيُّهَا النَّبِيُّ إِنَّا أَرْسَلْنَاكَ شَاهِدًا وَمُبَشِّرًا وَنَذِيرًا
وَدَاعِيًا إِلَى اللَّهِ بِإِذْنِهِ وَسِرَاجًا مُّنِيرًا
“Ó Profeta! Por certo, enviamo-te por testemunha e alvissareiro e admoestador, e convocador de Allah, com Sua permissão, e luzeiro luminoso.” [Surah al-Ahzaab (33): 45-46]
وَمَا أَرْسَلْنَاكَ إِلَّا رَحْمَةً لِّلْعَالَمِينَ
“E não te enviamos senão como misericórdia para os mundos.” [Surah al-Anbiya (21): 107]
Como a vida do Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) traz muitas lições e sabedorias as quais somos exigidos a tomar como orientação, nosso objetivo aqui é lançar luz em algumas dessas lições, afim de implementarmos tais condições em nossas vidas. Isto baseia-se nas Palavras de Allah,
لَقَدْ كَانَ لَكُمْ فِي رَسُولِ اللَّهِ أُسْوَةٌ حَسَنَةٌ لِّمَن كَانَ يَرْجُو اللَّهَ وَالْيَوْمَ الْآخِرَ وَذَكَرَ اللَّهَ كَثِيرًا
“Com efeito, há, para vós, no Mensageiro de Allah, belo paradigma, para quem espera em Allah, e no Derradeiro Dia, e se lembra amiúde de Allah.” [Surah al-Ahzaab (33): 21]
Foi esta bela conduta que o Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) teve, quando chamou àqueles que estavam no fosso profundo da ignorância, para Allah. Ela mesma o levou a ser um líder justo. É a mesma bela conduta que fez uma sociedade que vivia nos tempos mais obscuros transformar-se em uma comunidade baseada em amor e amizade, apenas pela causa de Allah (Subhanahu wa Ta'ala). Foi esta bela conduta que ganhou os corações de muitos, que almejaram sacrificar suas próprias almas por aquele que a carregava.
E é a mesma magnífica conduta através da qual, pela vontade de Allah, a luz espalhou-se da ‘Iqra! (Leia!) até que alcançasse os quatro cantos da Terra.
هُوَ الَّذِي أَرْسَلَ رَسُولَهُ بِالْهُدَى وَدِينِ الْحَقِّ لِيُظْهِرَهُ عَلَى الدِّينِ كُلِّهِ وَكَفَى بِاللَّهِ شَهِيدًا
“Ele é Quem enviou Seu Mensageiro com a Orientação e a religião da verdade, para fazê-la prevalecer sobre todas as religiões. E basta Allah por Testemunha.” [Surah al-Fath (48): 28]
Esta ‘lua branca’ continua a brilhar hoje, e cabe somente a nós nos esforçarmos para olharmos para ela, encarando-a e refletirmos sobre sua beleza fascinante.
Assim, para que ela continue a brilhar através de nossos pensamentos, palavras e ações.
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A seguir, in shaa Allah, esperamos refletir sobre as lições extraídas da Seerah do Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam), baseadas no livro:Ar-Raheeq Al-Makhtum (The Sealed Nectar) pelo Shaykh Safi-ur-Rahman al-Mubarakpuri.
Portanto, se pudermos acompanhar juntos esse livro, de acordo com a seção abordada, isso in shaa Allah, nos ajudaria a entender melhor as lições extraídas. Mas antes de prosseguirmos, examinemos o significado, a importância e os objetivos do estudo da Seerah.
Significado de ‘Seerah
سار Saara: seguir um caminho
A ‘Seerah (سيرة) significa tecnicamente um “caminho preparado tomado daquele que foi percorrido. ”
Em seu uso linguístico, refere-se ao modo de vida que o Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) passou ou vivenciou. Inclui ambos o caminho que foi seguido e as condições sobre as quais foi seguido.
“A seerah combina o caminho que foi seguido e menciona em seu teor o maghaazee (as expedições militares), as conquistas e o que aconteceu ao Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) e aos Seus Companheiros depois dele, durante as mesmas.”
Importância e Objetivos do Estudo da Seerah
1. O estudo da Seerah é um ato de adoração. Somos exigidos a seguir e a obedecer ao Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) em todas as esferas da vida. Os Salaf virtuosos costumavam ensinar seus filhos a Seerah assim como lhes ensinavam o Qur'an.
Ali Ibn Al-Hussayn disse, “O maghaazi (seerah) do Rasulul-Allah (sallAllahu 'alayhi wa salaam) nos seria ensinado tanto quanto o Qur'an.”
Este é também um ato de adoração que deveria aumentar a nossa fé;
وَكُلاًّ نَّقُصُّ عَلَيْكَ مِنْ أَنبَاءِ الرُّسُلِ مَا نُثَبِّتُ بِهِ فُؤَادَكَ وَجَاءَكَ فِي هَذِهِ الْحَقُّ وَمَوْعِظَةٌ وَذِكْرَى لِلْمُؤْمِنِينَ
“E Nós te narramos, Muhammad, dos informes dos Mensageiros, tudo aquilo com que te tornamos firme o coração. E, nestes, chegou-te a verdade e exortação e lembrança para os crentes.” [Surah Hud (11): 120]
Existe particularmente uma necessidade genuína do estudo da Seerah em nossas vidas hoje em dia. Os muçulmanos desenvolveram um problema de recorrerem a outras fontes para soluções, enquanto têm o Melhor Exemplo da Criação bem debaixo de seus olhos.
2. O estudo da Seerah nos permite encorajar um entendimento do amor do Profeta Muahmmad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam); que este amor deveria suplantar nosso amor por nossos pais, mães, parentes, filhos e até por nós mesmos. É uma razão para aumentar o nosso amor por ele, (sallAllahu ‘alayhi wa salaam) pois amá-lo é nossa obrigação;
O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse:
“Nenhum de vós crerá até que eu seja mais amado para ele do que os seus pais, seus filhos e todas as pessoas.” [Bukhari e Muslim]
Foi relatado que ‘Abd-Allah ibn Hishaam disse: nós estávamos com o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) quando ele segurava a mão de ‘Umar ibn al-Khattaab. ‘Este disse-lhe: “Ó Mensageiro de Allah, tu és mais querido do que tudo para mim, exceto do que a mim mesmo.” O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse: “Não, por Aquele em cujas mãos está a minha alma, não [serás crente] até que eu seja mais amado por ti do que a ti mesmo.” ‘Umar disse-lhe: Agora, por Allah, tu és mais querido para mim do que eu mesmo.” O Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse: “Agora és (um verdadeiro crente), ó ‘Umar.” [Bukhari]
Ele foi, pela Vontade e Misericórdia de Allah, uma razão para nossa orientação. Ele sacrificou sua vida e enfrentou dificuldades e tormentos em seu caminho para difundir o Islam. Esse amor por ele, sallAllahu ‘alayhi wa salaam, deve ser sincero e deve ser traduzido em obediência e em seguir seus exemplos;
قُلْ إِن كُنتُمْ تُحِبُّونَ اللّهَ فَاتَّبِعُونِي يُحْبِبْكُمُ اللّهُ وَيَغْفِرْ لَكُمْ ذُنُوبَكُمْ وَاللّهُ غَفُورٌ رَّحِيمٌ
“Dize: "Se amais a Allah, segui-me, Allah vos amará e vos perdoará os delitos." E Allah é Perdoador, Misericordiador.” [Surah al-‘Imran (3):31]
3. A seerah ajuda-nos a entender o Qur’an ao apresentar um contexto dentro do qual é possível entende-lo. Igualmente, o Qur’an nos ajuda a entender aSeerah. Isso ocorre porque ao estudarmos a Seerah, compreendemos a ocasião e a razão para a revelação de muitos dos versos do Qur’an.
4. O estudo da Seerah fornece uma realidade viva daquilo que uma vez funcionou e pode ser aplicado em prática nas nossas vidas hoje. A religião tem uma fonte Divina e possui um receptor humano. A implementação nunca se iniciará seriamente a menos e até que comecemos a seguir a Seerah, compreendê-la e aplicá-la nas nossas vidas, assimilando as lições presentes nela. É necessário entendermos que estes não são meros eventos históricos. Ao invês, há uma luz ligada a estes eventos que devemos alcançar de forma a mantermo-nos debaixo dela e absorvermos o seu benefício, da mesma maneira que uma planta absorve os benefícios da luz do sol que lhe chega.
5. Através do estudo da Seerah podemos entender e reconhecer o esforço e o sacrifício dos Companheiros para estabelecerem este deen e as dificuldades pelas quais passaram. Por isso, este entendimento deve nos levar a amá-los, e seguir seus passos, pois eles foram a melhor de todas as gerações.
O Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse: “O melhor de vós (da minha nação) é a minha geração, depois a geração que a seguir, depois a geração que a seguir." [Bukhari]
6. A Seerah ajuda-nos a estabelecer uma conexão constante ou uma ligação entre a nossa crença e nosso comportamento e maneirismos, de acordo com a orientação do Profeta Muhammad (sallaAllahu 'alayhi wa sallam). Oferece um exemplo vivo e dinâmico para o pai, o marido, o líder, o juiz, o amigo, o educador, o da'ee, o comerciante, o viajante, o guerreiro e o pacificador. Na verdade, ela fornece um verdadeiro modelo e um grande exemplo em todas as esferas da vida; ambos, nos assuntos importantes, bem como nos menores detalhes, pois os detalhes minuciosos de sua vida (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) foram autenticamente registrados. O mesmo não pode ser dito sobre outros profetas ou líderes até 15 anos atrás.
7. Estudá-la nos ajuda a fazer uma ligação entre os eventos na mesma e os acontecimentos atuais do mundo e também outros acontecimentos e reformas na nossa sociedade. Ensina-nos como reformar as nossas sociedades e comunidades de acordo com o Qur’an e a Sunnah. É o nosso exemplo em como suscitar uma comunidade muçulmana que estabelece as leis de Allah na esfera política, campo econômico, ambiente social, nível diplomático nacional ou internacionalmente em todos os assuntos com que os seres humanos lidam.
8. A Seerah nos dá esperança em relação à situação atual de nossa Ummah. Isso mostra que o sofrimento do Profeta (sallaAllahu 'alayhi wa sallam) e de seus Companheiros só os levou à vitória no final. Da mesma forma, se mantivermos a Verdade assim como eles fizeram, então Allah certamente nos concederá a vitória. Isso faz com que qualquer sofrimento que passemos hoje como Ummah pareça brando em comparação ao deles;
أَمْحَسِبْتُمْأَنتَدْخُلُواْالْجَنَّةَوَلَمَّايَأْتِكُممَّثَلُالَّذِينَخَلَوْاْمِنقَبْلِكُممَّسَّتْهُمُالْبَأْسَاءُوَالضَّرَّاءُوَزُلْزِلُواْحَتَّىيَقُولَالرَّسُولُوَالَّذِينَآمَنُواْمَعَهُمَتَىنَصْرُاللّهِأَلَاإِنَّنَصْرَاللّهِقَرِيبٌ
“Ou supondes entrareis no Paraíso, enquanto ainda não chegaram a vós provações iguais às dos que foram antes de vós? A adversidade e o infortúnio tocaram-nos e foram estremecidos a tal ponto que o profeta e os que creram com ele disseram: "Quando chegará o socorro de Allah?" Ora, por certo, o socorro de Allah está próximo.” [Surah al-Baqarah (2):214]
O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse:
“Allah mostrou-me os quatro cantos do Planeta. Eu vi seu Leste e seu Oeste, e eu vi o que minha Ummah possuirá do que Ele me mostrou dela.”[Muslim]
“Este assunto é como o dia e anoite; Allah fará com que este deen entre em cada casa, de cada habitante dos desertos, das vilas, das cidades, dos municípios, quer com glória ou desgraça. Allah dará glória ao Islam, e Allah trará desgraça sobre os incrédulos (kufr).” [Ahmad, al Tabarani]
9. A Seerah nos ajuda a entender a metodologia profética da mudança, que é baseada em conhecimento e sabedoria. Eles começaram com o credo e isso influenciou as suas atitudes. Por isso, o ponto forte da mudança é a Aqeedah. Se ela é forte, então todas as lutas e dificuldades podem ser superadas.
Embora leve um bom tempo até que a crença correta entre nos corações das pessoas, devemos mostrar paciência, conforme veremos no exemplo do Profeta, sallAllahu ‘alayhi wa salaam; onde eles primeiro concentraram-se nos assuntos de ‘Aqeedah. E se adotarmos este método em nossas vidas, existem algumas garantias de sucesso, pela misericórdia de Allah, subhanahu wa ta’ala. Pode-se também derivar certas leis sobre como realizar da'wahde forma eficaz, particularmente nas várias fases em que as pessoas podem estar.
10. Mostra-nos que os Companheiros só tiveram sucesso em difundir a Mensagem por todos os lugares por terem aderido e seguido a Sunnah do Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam). Por isso, seguir a sua Sunnah é o começo do caminho para a união e o sucesso. Então, para sairmos da discórdia que enfrentamos hoje, seja com nossas famílias ou comunidades, devemos primeiro, recorrer à Sunnah do nossa amado Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam).
O Profeta Muhammad (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse:
“Deixo-vos em claridade [num caminho claro]; sua noite é (tão clara) quanto o seu dia. Ninguém desviar-se-ia dele a não ser quem estiver condenado a perecer. Quem sobrevivesse veria muitas diferenças, então, ser-lhe-ia obrigatório aderir à minha Sunnah e à Sunnah dos califas virtuosos e pios, com os quais estais familiarizados” [Ibn Majah, certificado por Al-Albani]
11. Ela nos ajuda a entender a metodologia profética de ganhar corações, sendo afetuosos uns com os outros e como ele conseguiu ganhar almas, pela Permissão e Misericórdia de Allah, Subhanahu wa Ta’ala.
فَبِمَارَحْمَةٍمِّنَاللّهِلِنتَلَهُمْوَلَوْكُنتَفَظًّاغَلِيظَالْقَلْبِلاَنفَضُّواْمِنْحَوْلِكَفَاعْفُعَنْهُمْوَاسْتَغْفِرْلَهُمْوَشَاوِرْهُمْفِيالأَمْرِفَإِذَاعَزَمْتَفَتَوَكَّلْعَلَىاللّهِإِنَّاللّهَيُحِبُّالْمُتَوَكِّلِينَ
“E, por uma misericórdia de Allah, tu, Muhammad, te tornaste dócil para eles. E, se houvesses sido ríspido e duro de coração, eles se haveriam debandado de teu redor. Então, indulta-os e implora perdão para eles e consulta-os sobre a decisão. E, se decidires algo, confia em Allah. Por certo, Allah ama os confiantes n’Ele.” [Surah aal’Imran (3):159]
لَقَدْجَاءَكُمْرَسُولٌمِّنْأَنفُسِكُمْعَزِيزٌعَلَيْهِمَاعَنِتُّمْحَرِيصٌعَلَيْكُمبِالْمُؤْمِنِينَرَؤُوفٌرَّحِيمٌ
“Com efeito, um Mensageiro vindo de vós chegou-vos; é-lhe penoso o que vos embaraça; é zeloso de guiar-vos, é compassivo e misericordiador para com os crentes.” [Surah al-Tawbah (9):128]
12. Difundir e ensinar a Seerah é a melhor maneira de dissipar as críticas e o ridículo e ataques de nossos inimigos. Pois, é um direito dele, sallAllahu 'alayhi wa salaam, que defendamos sua honra quando ele é atacado.
إِنَّاأَرْسَلْنَاكَشَاهِدًاوَمُبَشِّرًاوَنَذِيرًا
لِتُؤْمِنُوابِاللَّهِوَرَسُولِهِوَتُعَزِّرُوهُوَتُوَقِّرُوهُوَتُسَبِّحُوهُبُكْرَةًوَأَصِيلًا
لِتُؤْمِنُوابِاللَّهِوَرَسُولِهِوَتُعَزِّرُوهُوَتُوَقِّرُوهُوَتُسَبِّحُوهُبُكْرَةًوَأَصِيلًا
“Por certo, Nós te enviamos por testemunha e alvissareiro e admoestador, para que vós creiais em Allah e em Seu Mensageiro, e o ampareis e o honreis. E para que O glorifiqueis, ao alvorecer e ao entardecer.” [Surah al-Fat-h (48):8-9]
Fonte: IslamWay.net
Tradução: Islane Castelo
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