Todos os louvores são para Allah, o Exaltado e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Profeta Muhammad, sua família e Companheiros e todos aqueles que os seguem até o Dia da Ressurreição.
"Essas pessoas esconderam suas obras, então Allah o Altíssimo escondeu por eles aquilo que nenhum olho viu e nenhum ouvido ouviu." (Hassan Al-Basri)
Realizar boas ações longe dos olhos perscrutadores das pessoas domina o crente com uma aura de modo especial,
uma emoção e uma proximidade indescritível à Allah (سبحانه و تعالى). Palavras jamais poderão descrever tal sentimento, porque palavras ainda são limitadas, a proximidade com Allah (سبحانه و تعالى) é o completo oposto disso. Somente aqueles que se esforçam para alcança-la podem experimentar. Uma ação feita realmente por causa de Allah (سبحانه و تعالى), com a intenção de agradá-Lo sozinho, em vez de aguardar o reconhecimento e a valorização de outras pessoas, é o que leva à manifestação de contentamento e alegria absoluta no coração de um crente.
Além disso, mais que o prazer que se sente quando se faz algo apenas para o bem de Allah (سبحانه و تعالى), a solidão ajuda o crente a livrar-se de uma doença cardíaca destrutiva que, se não for tratada logo que detectada, poderia, eventualmente, decompor seu Iman, deixando-o assim com um coração duro, na'oothibillah.
E essa doença cardíaca é chamada Riya/Hipocrisia
É quando se finge estar fazendo o bem, mas na verdade, as suas intenções são más e corruptas. A hipocrisia faz com que uma pessoa para execute uma ação para outras pessoas para ser visto e aplaudido e não apenas pela causa de Allah (سبحانه و تعالى).
Allah (سبحانه و تعالى) nos adverte no Alcorão:
"Ele conhece tudo quanto existe nos céus e na terra, assim como também conhece tudo quanto ocultais e tudo quanto manifestais, porque Deus é Sabedor das intimidades dos corações."
[Alcorão Sagrado 64:4]
Muitas vezes, quando praticamos boas ações, nos sentimos satisfeitos cada vez que as pessoas observam e elogiam. No entanto, receber elogios não deve ser a nossa intenção. Como os estudiosos sempre dizem, temos que aprender a nos sentir desconfortáveis com os elogios. Naturalmente, mas não o tempo todo, o elogio excessivo faz com que as nossas intenções mudem, levando-nos assim a executar uma ação para agradar aos outros e não apenas a Allah. Acostumamo-nos a isso, ao passo em que nossas ações futuras são feitas para se conquistar mais elogios, em vez de ser para agradar nosso Criador. Para garantir que as nossas intenções sejam sempre sinceras e exclusivamente por causa de Allah (سبحانه و تعالى), devemos aumentar o número de ações feitas em segredo, já que isso resultará em adoração verdadeira: que é o que Deus ama. Boas ações em segredo nos ensinam que Deus é o único digno de nossa atenção e que devemos esperar a nossa recompensa Dele somente, e de ninguém mais.
Hora da história!
Histórias inspiradoras, especialmente da época do Profeta (صلى الله عليه وسلم), são absolutamente importantes como referência, não só porque são informativas, mas também transformadoras.
1) Durante o funeral de Sa'd ibn MuathDescrição: RAum, o Profeta Muhammad (صلى الله عليه وسلم) foi visto levantando a thobe e andando na ponta dos pés. Quando perguntado sobre isso, ele disse que não poderia colocar os pés no chão por causa do número de anjos que desceram do céu para assistir ao funeral - eram 70.000 anjos. A razão por trás disso? Ele costumava executar ações apenas entre ele e Deus. SubhanAllah! Não importa qual foi o ato, mas sim o fato de que ele mantinha esse ato privado com o seu Criador e assegurava que ninguém mais estava ciente disso. Que honra celestial!
2) Um homem com o nome de Daud ibn Abi Hind jejuou durante quarenta anos sem o conhecimento de sua família. Ele levava um pouco de comida com ele de manhã e distribuía aos pobres, enquanto ia para o trabalho (os membros da família pensavam que ele tinha se alimentado no trabalho, enquanto os colegas pensavam que ele já tinha comido em casa). Quando voltava para casa, depois maghrib, ele comia com a família, para ele era iftar, enquanto que para a família era o jantar.
3) No meio da noite, diariamente, Ali ibn Hussain (também conhecido como Zain-al-Abidin) costumava juntar alimentos num grande saco. Tendo seu rosto encoberto, ele batia nas portas dos pobres e necessitados e dava-lhes comida. Quando eles pararam de receber comida do generoso estranho, os pobres sairam de suas casas para ver quem tinha morrido, identificando-o assim como Ali ibn Hussain. Enquanto seu corpo era envolvido, uma marca escura foi vista em seu ombro, marca do peso que ele transportava todas as noites.
4) Ibrahim Al Nikha'y era um homem que costumava esconder o Alcorão se uma pessoa entrasse enquanto ele o lia. Ele queria que Allah (سبحانه و تعالى) fosse a única testemunha de sua ação e evitava o olhar de aprovação das pessoas.
Como podemos implementar isso em nosso cotidiano?
1) Se você visitar parentes ou amigos durante o jejum às segundas-feiras e quintas-feiras e lhe for oferecido um pouco de comida, em vez de anunciar que você está jejuando, tente dizer algo como: "Eu não estou sentindo fome" ou "estou cheio". No entanto, evite mentir e tente desculpar-se esperta e educadamente.
2) À noite, quando todos os membros da família estiverem dormindo, recolha a comida restante e dê para aqueles que estão em necessidade.
3) Ao fazer dhikr em um lugar público, oculte seus dedos das vistas dos outros de modo que possa ser uma ação em segredo só entre você e Allah (سبحانه و تعالى).
4) Acorde durante a noite e ore na solidão, mesmo que seja apenas uma Rak'ah, mas certifique-se de que apenas Allah (سبحانه و تعالى) está ciente de sua ação. E os exemplos são infinitos...
A sareera (ação oculta) não tem necessariamente que ser grande ou pequena. A única condição é que Allah (سبحانه و تعالى) seja a única testemunha. O prazer que se sente quando se está conectado com Allah (سبحانه و تعالى) é infinitamente superior ao prazer sentido ao receber elogios de outras pessoas. É simplesmente incompreensível!
*Nota importante*
Não confunda isso com o conceito de "desfrutar do bem". Quando nos encontramos a realizar boas ações, é sábio lembrar os outros disso e como Allah (سبحانه و تعالى) diz no Alcorão:
"E admoesta-os, porque a admoestação será proveitosa para os fiéis."
[Alcorão Sagrado 51:55]
No entanto, o que é destacado neste artigo são os benefícios espirituais das boas ações ocultas: que é de fortalecer seu Iman, purificando as intenções e estabelecendo uma conexão com Allah (سبحانه و تعالى), uma vez que é apenas entre você e Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário