Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador
Subhan Allah, um dia de jejum e para um ano de pecados menores perdoados.
O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bençãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhammad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!
O primeiro mês do calendário islâmico. Que mês é esse? Esse mês é o mês chamado Muharam. A palavra muharam significa “sagrado”. Esse é um dos 4 meses sagrados para Allah SWT. Allah SWT disse no Quran:
"Para Allah, o número de meses é de doze (em um ano), como foi ordenado por Allah no Dia em que Ele criou os céus e a terra; quatro deles são sagrados. Este é o cômputo certo, portanto não vos condeneis ..." (at-Taubah 9:36)
Quais são esses 4 meses? Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (SAAS) disse: "O ano é de doze meses, dos quais quatro são sagrados, os três meses consecutivos de Dhu’l-Qa’dah, Dhu’l-Hijjah e Muharram, e Rajab Mudar, que está entre Jumaada e Sha'baan." (al-Bukhari, 2958).
Foi relatado que Ibn 'Abbaas disse que esta frase (portanto, não vos condeneis...) refere-se a todos os meses, mas que estes quatro foram escolhidos e tornados sagrados, para que o pecado nesses meses fossem mais sérios e as boas ações trouxessem uma recompensa maior.
Qutaadah disse que a má ação praticada nos meses sagrados é mais séria e pior do que a praticada em qualquer outra época do ano. Em qualquer tempo, a má ação é uma questão séria, mas Allah enfatiza a importância de Seus Mandamentos como Lhe apraz. Allah escolheu certas pessoas de Sua criação. Ele escolheu, dentre os anjos, mensageiros, e dentre os homens, mensageiros. Ele escolheu dentre as palavras, a lembrança Dele (dhikr). Ele escolheu na terra, as mesquitas, dentre os meses, o Ramadã e os meses sagrados, dentre os dias, a sexta-feira, e dentre as noites, o Laylat ul-Qadr.
Portanto como vimos por ser um mês sagrado as boas ações valem mais, e as más ações são mais sérias e recriminadas. Portanto como sempre, esse é mais um incentivo para corrermos atrás da misericórdia de Allah SWT e das boas ações para poder merecer essa misericórdia. Disse Allah SWT:
“Emulai-vos em obter a indulgência do vosso Senhor e um Paraíso, cuja amplitude é igual à dos céus e da terra, preparado para os tementes” (3:133)
E disse:
“Allah convoca à morada da paz e encaminha à senda reta quem Lhe apraz.” (10:25)
Tenhamos sempre esses versículos em mente quando estivermos prestes a desanimar. Como desanimar se Allah SWT está nos convidando para o Paraíso e está nos exortando a correr atrás das boas ações para ganhar o Seu perdão. Portanto vamos correr atrás das boas ações!
Bom, tudo bem, mas qual boa ação é mais aconselhável nesse mês?
Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "O Mensageiro de Allah SAAS disse: "O melhor jejum depois do Ramadã, é o jejum no mês de Allah de Muharram" (relatado por Muslim, 1982).
Tenhamos sempre em mente as virtudes e recompensas do jejuador, vamos relembrar?
1°) Disse Allah SWT num hadith Qudsi: “Toda a obra do filho de Adam lhe pertence exceto o jejum que Me pertence e Eu o recompensarei por ele. E em verdade que o hálito da boca do jejuador é mais agradável para Allah do que o perfume de Misk.” (Bukhari).
2º) O Profeta SAAS disse: “Quem jejuar um dia em nome de Allah afastará seu rosto do inferno 70 outonos”(sahih Bukhari).
3º) O jejum é um escudo contra o inferno. O Profeta SAAS disse: “Allah disse que jejuar é um escudo com o qual te proteges do fogo” (Sahih-Ahmad)
4º) Além disso, disse habibina Muhamad SAAS: “Corresponde ao jejuador quando este quebra o jejum uma súplica que não é negada” (Al Albani)
Ou seja, além dessas recompensas o jejuador que fizer uma súplica antes de quebrar o jejum, essa súplica é atendida!
5º) E pra completar ainda, disse o Mensageiro de Allah SAAS:
“Certamente há no Paraíso uma porta chamada Ar Rayan, pela qual entrarão os jejuadores no Dia da Ressurreição, ninguém além deles entrarão através dela. Se dirá: ‘Onde estão os jejuadores?’E então levantarão os jejuadores e entrarão através dela e quando entrarem, esta se fechará e ninguém além deles entrará nela” (Sahih Bukhari)
Vamos relembrar que o jejum não é passar fome. O jejum é do corpo inteiro, aperfeiçoando nossa moral e evitando o haram, portanto junto com nosso estômago estará jejuando nossos ouvidos de ouvir o haram, nossa língua de falar o haram e nossos olhos de ver o haram. Lembrem-se de que Allah SWT quando prescreveu o jejum no Quran já disse qual era o objetivo do jejum. Disse Allah SWT:
“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah.” (2:183)
O objetivo é aumentar a Taqwa, ou seja, o temor a Allah.
Bom, mas agora vem a pergunta: Quantos dias devemos jejuar? Isso fica por conta de cada um, quanto mais você quiser afastar seu rosto do fogo, mais dias jejue. O importante é não jejuar o mês todo, porque o Profeta SAAS jamais jejuou um mês inteiro exceto no Ramadan. Mas existe algum dia especial nesse mês? Sim, existe um dia especial chamado “Dia de ‘Ashoora”. Porque esse dia é sagrado ou especial? Porque segundo alguns ahadith sahih esse dia foi o dia em que Allah salvou Moisés e o povo de Israel dos seus inimigos, e Moisés jejuou esse dia em agradecimento a Allah SWT. Segundo outro hadiss, esse dia tb foi o dia em que arca do Profeta Noé se fixou no monte Jodi, e por isso Noé AS jejuou em agradecimento a Allah.
Ibn Abbas contou que o Mensageiro de Allah SAAS costumava a jejuar no dia de Ashoora e exortava os demais a jejuarem nesse dia.
Também foi relatado que o Profeta (SAAS) costumava jejuar no dia de ‘Aashoora, em Makkah, antes de migrar para Madina. Quando ele migrou para Madina, ele encontrou os judeus celebrando aquele dia e perguntou a eles por que, e eles responderam que era um dia virtuoso porque Allah havia salvado Mussa e os filhos de Israel dos seus inimigos, então o Profeta SAAS ordenou que os muçulmanos fossem diferentes dos judeus, que interpretavam isto como uma festa, conforme relatado num hadith: “o dia de ‘Aashooraa era venerado pelos judeus que o tomavam como um festival. De acordo com um outro relato, também narrado por Muslim: o povo de Khaybar (os judeus) costumava tomá-lo como um festival e suas mulheres usavam jóias e símbolos naquele dia. O Profeta (SAAS) disse: "Portanto, vós (muçulmanos) deveis jejuar neste dia." (narrado por Bukhari). Aparentemente o motivo desta ordem para os muçulmanos jejuarem neste dia tenha sido o desejo de ser diferente dos judeus, para que os muçulmanos jejuassem quando os judeus não jejuassem, porque as pessoas não jejuam em dia de comemoração.
Jejuar no dia de ‘Aashooraa’ foi um passo gradual no processo de introdução do jejum como uma obrigação prescrita no Islam. Quando o Mensageiro de Allah (SAAS) chegou a Medina, ele disse aos muçulmanos que jejuassem três dias de cada mês e no dia de ‘Aashooraa’, e, então, Allah tornou o jejum obrigatório quando disse:“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah.” (2:183)
A obrigação foi transferida do jejum de ‘Aashooraa’ para o jejum de Ramadan, Isto foi narrado por Ibn Mas'ood, que quando o jejum do Ramadan foi tornado obrigatório, a obrigação de jejuar no dia de ‘Aashooraa foi suspensa, isto é, não era mais obrigatório jejuar neste dia, mas ainda é meritório (mustahabb).
Qual é o dia de Ashoora? O dia de Ashoora é o décimo dia de Muharam.
Quais são as virtudes de jejuar no dia de Ashoora?
Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "Eu nunca vi o Mensageiro de Allah (SAAS) mais entusiasmado em jejuar e priorizar outro dia que não fosse o dia de ‘Aashooraa’ e este mês, significando Ramadan." (Relatado por al-Bukhari 1867).
Abu Qatada narrou que foi preguntado ao Profeta SAAS sobre o jejum do dia de Ashoora e o Profeta respondeu: “Isso expia as faltas do ano anterior” (Muslim)
Em outro hadis:
O Profeta (SAAS) disse: "Ao jejuar no dia de ‘Aashooraa eu espero que Allah aceite meu jejum como uma expiação pelo ano que passou." (Relatado por Muslim, 1976).
Subhan Allah, um dia de jejum e para um ano de pecados menores perdoados.
Irmãos, mas alguém poderia dizer: “Bom, mas eu jejuei o dia de Arafah que perdoa 2 anos. Porque jejuar Aashooraa também?” Bom, Imaam al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: "Jejuar no dia de 'Arafaah expia os pecados por dois anos e no dia de 'Aashooraa' expia os pecados por um ano. Quando uma pessoa diz 'Aameen', coincide com o 'Aameen' dos anjos, e será perdoada de todos seus pecados anteriores...Cada uma das coisas que aqui mencionamos trará a expiação. Se houver pecados menores que necessitem ser expiados, então a expiação será aceita; se não houver pecados menores ou maiores, os bons atos serão acrescentados em sua conta e a pessoa será elevada em sua posição ... Se ela tiver cometido pecados maiores mais nenhum pecado menor, esperamos que seus pecados maiores sejam reduzidos."
Além do Dia de Ashoora (décimo dia) é aconselhável jejuar o nono dia chamado Tasoo’a. Porque? Porque foi relatado por ‘Abd-Allaah ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: "Quando o Mensageiro de Allah (SAAS) jejuava no dia de 'Aashooraa' ele ordenava aos muçulmanos que jejuassem também, e eles diziam, 'Ó Mensageiro de Allah, este é um dia que é venerado por judeus e cristãos'. O Mensageiro de Allah (SAAS) disse: "Se eu viver até o ano que vem, inshaa Allah, nós estaremos jejuando no nono dia também.' Mas, aconteceu que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) morreu antes que o ano seguinte chegasse." (Narrado por Muslim, 1916).
Portanto os sábios consideram que é virtuoso também jejuar no dia nove de Muharam pois o Profeta SAAS tinha a intenção de jejuar nesse dia também. Mas porque no nono dia também? A razão mais forte para isso é a intenção de se diferenciar do povo do livro que comemora esse dia. Eles comemoram só o dia de Aashooraa, portanto é aconselhável que os muçulmanos jejuem o dia nove e dez para se diferenciar deles.
Com base nisto, pode-se dizer que há vários graus de jejum ‘Aashooraa’, o menor deles é jejuar apenas no décimo dia e o melhor deles é jejuar o nono também. Quanto mais a pessoa jejuar no Muharram melhor é.
Portanto resumindo, quanto mais dias a pessoa jejuar no mês de Muharam mais virtuoso é, se a pessoa não quiser jejuar mais dias voluntários então que jejue no dia nove de Muharam (Tasu’a) e no dia 10 que é dia de Ashoora. E ainda se não quiser jejuar o dia nove e dez, que jejue pelo menos o dia de Ashoora.
Volto a relembrar o hadith do Profeta SAAS onde ele disse:
"Quem reaviva um aspecto da minha Sunnah que foi esquecida depois da minha morte, terá uma recompensa equivalente a das pessoas que a seguirem, sem que isto diminua em nada a recompensa deles" . (Tirmidhi).
Portanto vamos reavivar a sunnah do Profeta SAAS praticando-a e repassando aos irmãos com a intenção de podermos estar junto do Mensageiro de Allah SAAS e de seus sahaba no mais alto degrau do Paraíso, insha Allah.
Ya Allah Louvado sejas por todas as tuas bênçãos e graças sobre nós, Alhamdulilah pelo Islam, Alhamdulilah pelo Quran, Alhamdulilah pela Sunnah, Alhamdulilah por nosso amado profeta Muhammad SAAS, Alhamdulilah pela orientação e pelo Iman! Satisfazemos-nos com Allah por Senhor, com o Islam por religião, e com Muhammad SAAS como Profeta e Mensageiro. Ya Allah faça-nos daqueles que ouvem a exortação e seguem a orientação, faça-nos dos verdadeiros seguidores da Sunnah do Teu amado profeta SAAS.
Ya Allah perdoa nossas faltas, redime-nos das nossas más ações, e acolha-nos entre os virtuosos, e aceite nossas orações, nossos jejuns, nossas súplicas e nossas boas ações, ameen, ameen, ameen, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhammad e Louvado seja Allah Senhor do Universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário