quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Invenção Islâmica: O café

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Cerca de 1,6 bilhões de xícaras de café são consumidas a cada dia em todo o mundo. Bilhões de pessoas dependem dele como parte de suas rotinas diárias. E, no entanto, muito poucas pessoas estão conscientes das origens muçulmanas desta bebida onipresente.

De acordo com o registro histórico, em 1400 o café tornou-se uma bebida muito popular entre os muçulmanos no Iêmen, no sul da Península Arábica. A lenda é que um pastor (alguns dizem que no Iêmen, alguns dizem que na Etiópia) notou que suas cabras ficavam muito enérgicas e pulavam enquanto comiam feijão de uma árvore particular. Ele teve a coragem de experimentar a planta, observando que a mesma lhe deu um impulso de energia. Ao longo do tempo, a tradição de assar o feijão e imergir em água para criar uma bebida amarga porém poderosa foi desenvolvida e, portanto, o café nasceu.

Independentemente de que a história do pastor nunca realmente tenha acontecido, o café encontrou o seu caminho desde as terras altas do Iêmen para o resto do Império Otomano, até o premier do império muçulmano no século 15. Casas especializadas na nova bebida começaram a surgir em todas as grandes cidades do mundo muçulmano: Cairo, Istambul, Damasco, Bagdá. Do mundo muçulmano, a bebida encontrou seu caminho para a Europa através da grande cidade mercadora de Veneza. Apesar de ter sido a primeira denunciada como “bebida muçulmana” pelas autoridades católicas, o café tornou-se parte da cultura europeia. As casas de café de 1600 eram os lugares onde os filósofos se encontraram e discutiram questões como os direitos do homem, o papel do governo, e da democracia. Essas discussões sob o efeito do café gerou o que se tornou o Iluminismo, um dos mais poderosos movimentos intelectuais do mundo moderno.

A partir de um pastor iemenita / etíope para moldar o pensamento político europeu, para mais de 1 bilhão de xícaras por dia, esta invenção muçulmana é uma das invenções mais importantes da história da humanidade.

Fonte: iqaraislam.com

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário