Em nome de Allah, o clemente, o Misericordioso
"E dentre os homens, há quem compre falsas narrativas, para, sem ciência, desencaminhar os outros do caminho de Allah, e para tomá-lo por objeto de zombaria. Esses terão aviltante castigo. E, quando se recitam, para ele, Nossos versículos, volta-lhes as costas, ensoberbecendo-se, como se os não ouvisse, como se em seus ouvidos houvesse surdez. Então, alvissara-lhe, Muhammad, doloroso castigo" (Surat Luqman 6-7).
"Ó vos que credes! Temei a Allah, e dizei, sempre, dito adequado, Ele vos emendará as obras e vos perdoará os delitos. E quem obedece a Allah e a Seu Mensageiro, com efeito, triunfará, com magnífico triunfo" (Surah al-'Ahzaab 70-71).
Todos os louvores são para Allah, nós louvamos-O, procuramos a Sua ajuda e a Sua indulgência. Procuramos refúgio em Allah contra os malefícios das nossas almas e os malefícios das nossas ações. Qualquer um que Allah guia não há nada que o possa desviar e quem Allah desvia não há nada que o possa guiar. Eu testemunho que nada ou ninguém merece adoração além de Allah, sozinho, sem algum parceiro e eu testemunho que Muhammad é o Seu servo e mensageiro.
Certamente o melhor discurso é o Livro de Allah e a melhor orientação é a orientação de Muhammad (salAllahu 'alayhi wa salam). E o pior de todos os assuntos, são os assuntos inventados, cada novo assunto inventado é uma inovação, cada inovação é um desvio e todo desvio está no Fogo.
Entre os assuntos que são obrigatórios para vocês saberem e para ser esclarecido no que diz respeito à sua sentença dentro do Islam é o assunto de instrumentos musicais e instrumentos de cordas e cantos. Certamente, o Legislador clarificou a sua proibição. E é sabido a partir da Shariah de acordo com as pessoas de sabedoria, como os quatro Imaams: Abu Hanifah, Maalik, ash-Shaafi'i e Ahmed - rahimahullaah - que música é ilícito, e isto foi esclarecido a partir da evidência crucial do Livro e da Sunnah. Estas são as pessoas de orientação, religião e verdade, os companheiros de sabedoria beneficial e ações piedosas.
Portanto o Livro é a ferramenta deles e a Sunnah é a evidência deles, eles não se inclinam em direção a desejos, nem são influenciados por opinião. Eles aceitam o que foi relatado pelo Mensageiro (salAllahu 'alayhi wa salam) eles acreditam nisso e são dignos de confiança. Eles são preservadores e casas de tesouro da Religião e eles são veias carregadas de sabedoria. Quando existe uma diferença no que diz respeito a um hadith, devesse referir de volta para eles. Portanto o que seja sobre aquilo que eles sentenciaram, deve ser aceito e escutado. Eles são dignos de confiança e o caminho deles é a Senda Reta. E cada inovador, fingidor de sabedoria e seguidor cego será exposto através da madhab deles. E Allah é aquele de Quem a ajuda é procurada, o Todo-Poderoso.
[1]: A Madhhab do Imam Abu Hanifah: De Abu-Tayyib at-Tabari que disse "Abu Hanifah costumava odiar música e ele costumava colocar aquele que escutava música junto com os pecadores."¹
E ele disse: "Além disso, isto era a madhhab do resto das pessoas de al-Kufah".²
E Ibnul-Qayyim (rahimahullaah) disse: "A madhhab de Abu Hanifah sobre isto era das mais rígidas das madhaahib, e a sua afirmação no que diz respeito a isto é das mais severas das afirmações. Certamente, os seus companheiros esclareceram que é ilícito escutar qualquer tipo de instrumentos musicais como o oboé de sopro, o tambor (de mão), ou bater em barras. E eles esclareceram que é desobediência fisq (pecando sendo desobediente) e eles rejeitariam alguém assim como testemunha. A evidência mais profunda sobre isto é a afirmação deles que escutar música é fisq e ter prazer nisso é incredulidade. E estas são as palavras deles."
[2]: A Madhhab do Imam Maalik Ibn Anas: De Ishaaq Ibn 'Isaa at-Tabbaa' que disse: "Eu perguntei a Maalik ibn Anas sobre o que as pessoas de al-Madinah achavam de música. Então ele disse: Certamente aqueles que fazem isso são considerados como fussaaq (pecadores desobedientes) de acordo conosco!"³
Eu digo: Isto esclarece que música não é da madhhab do Imaam Maalik (rahimahullaah). E ele fortaleceu a afirmação dos estudiosos de Al-Madinah.
Disse Abut-Tayyib at-Tabari: "No que diz respeito a Maalik Ibn Anas, ele proibiu música e escutá-la... e isso é madhhab do resto das pessoas de al-Madinah"⁴
Sobre a autoridade de Ibraahim Ibnul-Mundhir al-Madani que foi questionado "Tu permites música?", então ele disse: "Refúgio é procurado em Allah! Ninguém faz isso exceto aquele que é um pecador desobediente de acordo conosco".⁵
Disse Abut-Tayyib at-Tabari: "Isto também é madhhab do resto das pessoas de al-Madinah".
[3]: A Madhhab do Imaam ash-Shaafi'i: De ash-Shaafi'i (rahimahullaah) que disse: "Eu deixei algo em al-'Iraq chamado at-taghbir* que foi inventado pelos hereges para atrair as pessoas (fora) longe do Alcorão".⁶
Disse Ibn Taymyyiah (rahimahullaah) em al Fatwaa (11/507): "E o que ash-Shaafi'i mencionou de ser uma inovação dos hereges, então este é um discurso de um Imaam, que está bem familiarizado com os fundamentos do Islam. Portanto, ninguém encontra alguma delícia na mesma, nem apela para ela, exceto aquele que está a ser suspeito de heresia".
Disse Ibnul-Jawzi (rahimahullaah) "Certamente, os chefes dos companheiros de ash-Shaafi'i (radiAllahu 'anhum) proibiram escutar música."⁷
E Abut-Tayyib at-Tabari (rahimahullaah) disse: "Música não é permitida, nem escutá-la, nem é permitido bater em placas/barras. E aquele que atribui isso a ash-Shaafi'i mentiu sobre ele."⁸
E Abut-Tayyib at-Tabari (rahimahullaah) disse: "Isto é portanto a afirmação dos estudiosos de Shaafi'yyah e das pessoas de Religião entre eles. Foram somente os que vieram mais tarde entre eles que a permitiram (música) devido a falta de sabedoria e devido a serem tomados por seus desejos."⁹
Disse ash-Shaafi'i (rahimahullaah): "Certamente música é uma diversão makruh** assemelhando falsidade. E aquele que escuta muito é um idiota (safih) de quem seu testemunho será rejeitado."
Disse Ibnul-Qayyim em Ighaathahul Lahfann (p. 350) "E ash-Shaafi'i e os seus companheiros mais velhos e aqueles que eram conhecedores do seu madhhab eram das pessoas mais rígidas a falar contra música."
[4]: A Madhhab do Imaam Ahmad Ibn Habal: De Abdullaah Ibn Ahmad Ibn Hanbal que disse "Eu perguntei ao meu pai sobre música, então ele disse, "Não me surpreende que música cultive hipocrisia no coração".¹⁰
Vide hadith: O Profeta (salAllahu 'alayhi wa salam) mencionou: "A música cresce hipocrisia no coração tal como água faz crescer a colheita." (Bayhaqi, vol. 10, pag. 222).
De Abul-Haarith que disse: "Eu perguntei a Abaa 'Abdullah o que ele pensava sobre at-taghbir*** e se música derrete ou não os corações, então ele disse, "É uma inovação".
Disse Ibnul-Jawzi "E os fuqahaa (juristas) dos nossos companheiros - referindo Hanaabilah - não aceitam testemunho do cantor e do dançarino. E Allah é Aquele Que concede sucesso."¹¹
Disse Ibn Taymiyyah (rahimahullah) em Al-Fatwaa (11/576): "Portanto a madhhab dos quatros Imaams era de que todos os instrumentos musicais de diversão são ilícitos."
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Portanto, estes quatro Imaams que são dos mais formidáveis Estudiosos dos Muçulmanos sentenciaram que é ilícito (haram) escutar instrumentos musicais. Quem é que pode vir com mais sabedoria do que estes, traga ele um entendimento ou desentendimento. E existe mais alguma coisa depois da verdade exceto falsidade? E a última das nossas chamadas é que o louvor é para Allah, Senhor dos mundos, e que a paz e bênçãos de Allah possam estar sobre o nosso Profeta Muhammad e sobre sua família e todos os seus companheiros.
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Fonte: A Sentença Sobre Música de Acordo com os Quatro Imaams pelo Shaykh Abu 'Abdur-Rahmaan Fawzi al-Athari. Traduzido de Troid.Org para Al-Muminun.Net - por Youssef Abu Mohammed F. al-Andalusi.
¹ Referir a Talbis Iblis (p. 282) de Ibnul-Jawzi e Ighaathatul-Lahfaan (p. 347) de Ibnul-Qayyim.
² Referir a Talbis Iblis (p. 282) de Ibnul-Jawzi.
³ Sahih: Relatado por al-Khallal em alAmr bilMa'roof wanNahi 'anilMunkar (p. 142) e Ibnul Jawzi em Talbis Iblis (p. 282) pela cadeia de transmissão de 'Abdullaah Ibn Ahmad do seu pai, de Ishaaq. Eu digo: esta isnaad é sahih, foi autenticada por Al-Albaani em TahrimulAalaatit-Tarab (p. 98).
⁴ Referir a Talbis Iblis (p.272) de Ibnul-Jawzi.
⁵ Sahih: Relatado por al-Khallal em alAmr bilMa'roof waNahi 'anilMunkar (p. 142) pela cadeia de transmissão de al-'Abbas Ibn Muhammad ad-Dawri que disse, "Eu ouvi Ibraahim..." Eu digo: a sua isnaad é sahih.
⁶ Sahih: Relatado por Abu Nu'aym em al Hilyah (9/146), al-Khallal em alAmr bilMa'roof wanNahi 'anilMunkar (p. 152) e Ibnul Jawzi em Talbis Iblis (p. 283) pela cadeia de transmissão al-Hasan Ibn 'Abdul-'Aziz que disse, "Eu ouvi ash-Shaafi'i dizer..." Eu digo: esta isnaad é sahih.
⁷ Referir a Talbis Iblis (p. 283)
⁸ Referir a Talbis Iblis (p. 283)
⁹ Referir a Talbis Iblis (p. 283)
¹⁰ Sahih: Relatado por al-Khallak em alAmr bilMa'roof wanNahi 'anilMunkar (p. 142). Eu digo: esta isnaad é sahih. E Ibnul Jawzi mencionou-a em Talbis Iblis (p. 280).
¹¹ Referir a Talbis Iblis (p. 284)
* at-Taghbir: É uma poesia denunciando a vida terrestre que é cantada por um cantor. Em seguida alguns dos participantes batem em barras uma vez que o canto para. Referir a IghaathatulLahfan (1/351). E de acordo com a linguagem dos Salaf, at-taghbir é cantar e pedir para ser escutado. Referir IghaathatulLahfan (p. 123).
** A sua afirmação 'makruh' significa que é ilícito, sendo isto o que (makruh) quer dizer entre as pessoas anteriormente.
*** É um tipo de canto como já foi explicado.
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