terça-feira, 13 de setembro de 2016

Os Piedosos

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Allah como merece ser louvado, em agradecimento às Suas graças e dádivas. O louvor a Ele pertence no início e no fim. Ele é o Soberano, o Augusto, o pacífico, o Zeloso, o Poderoso, o Indulgente, o Possuidor da Soberania, o Majestoso e Honorável. Prestamos testemunho de que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Allah, Ta’ála, diz em Seu Livro Sagrado, e Ele é o Veraz por excelência: “Ó crentes, temei a Allah! E que cada alma considere o que (de provisão) tiver guardado, para o dia de amanhã; temei, pois, a Allah, porque Allah está bem inteirado de tudo quanto fazeis. E não sejais como aqueles que se esqueceram de Allah e, por isso mesmo, Ele os fez esquecerem-se de si próprios. Estes são os depravados! Jamais poderão equiparar-se os condenados ao inferno com os diletos do Paraíso, porque os diletos do Paraíso serão os ganhadores.” (59:18- 20).

Quando Allah revelou esse Livro esclarecedor, fê-lo fácil para a humanidade, dirigido para todas as criaturas. O trabalhador o lê e o vê como seu guia. O agricultor, o professor, o médico encontram em seus versículos o que satisfaz as suas curiosidades. Allah, Ta’ála, diz a verdade quando cita em Seu Livro Sagrado: “Em verdade, facilitamos o Alcorão, para a recordação. Haverá, porventura, algum que receberá a admoestação?” (Al Câmar, 40). É dever do muçulmano observar esses versículos e viver o seu significado, praticando o que eles ordenam para obter a glória deste mundo e o Paraíso do Outro.

Os versículos começam com um chamamento agradável para as pessoas: “Ó crentes!”. Ibn Abbas (R), o intérprete do Alcorão, disse: “Se você ouvir esse chamamento preste atenção aos versículos, pois Allah lhe ordena algo que deve ser feito ou algo que deve ser evitado".

“Temei a Allah”. O temor a Allah é a proteção do ser humano de cometer as desobediências e as coisas proibidas, e o incentivador da prática do bem.

“E que cada alma considere o que (de provisão) tiver guardado, para o dia de amanhã.” O fruto do temor é que o ser humano olhe para o seu futuro, ou obterá o Paraíso, ou obterá perdição e o Fogo.

“Temei, pois, a Allah”, ou seja, aumentem o seu temor a Ele, e tenham medo de Sua ira e castigo. A frase foi repetida para confirmar o aumento da ajuda do temor que não desaparece. O mesmo acontece com as palavras de Allah, Ta’ála: “Ó crentes, crede em Allah, em Seu Mensageiro” (4:136), ou seja aumentem a sua crença.

“Porque Allah está bem inteirado de tudo quanto fazeis”. Nada se esconde de Allah. Ele conhece os olhares furtivos e tudo quanto ocultam os corações. Ele é Onisciente e Conhecedor dos nossos atos, quando são para agradá-Lo ou quando são uma espécie de hipocrisia (que Allah nos livre disso). O conhecedor de tudo isso é Allah, o Transformador dos corações e das vistas.

“E não sejais como aqueles que se esqueceram de Allah e, por isso mesmo, Ele os fez esquecerem-se de si próprios.”Não devem se igualar nem seguir os que esquecem de Allah. Eles se esquecem de lembrá-lo, de Sua senda, de Seu método, de Sua Lei, de Sua dádiva, de Sua benevolência e de Sua generosidade para com todas as criaturas.

O servo, nesta vida, nada possui além da lembrança de seu Senhor, apegar-se ao Seu vínculo, envolver-se na Sua misericórdia, e vive nas Suas graças. Que excelente Protetor e que Excelente Socorredor! Um dos sábios de antigamente disse: “Coitados os habitantes deste mundo – os que viveram por causa do mundo – dele saíram e não provaram o melhor que ele possui.” Perguntarem-lhe: “Que é?” Ele respondeu: “O lembrar-se de Allah.” Se o servo esquecer seu Senhor, Allah o fará se debater nas trevas, as trevas dos instintos, das más compreensões, da incredulidade e da desobediência.

O aspecto natural é aproximar-se da misericórdia, do perdão e do sucesso. Por isso Ele criou o ser humano. Quão generoso é o Criador, exaltado seja, quando Se aproxima do servo que d’Ele quer se aproximar. Abu Huraira (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Allah, exaltado seja: “Eu sou como o Meu servo me imagina. Estou com ele quando Ele se lembra de Mim. Aquele que se lembrar de Mim, Eu Me lembrarei dele. Se ele se lembrar de Mim perante alguma pessoa, Eu Me lembrarei dele perante pessoas melhores. Se ele se aproximar de Mim um palmo, aproximarMe-ei dele um braço. Aquele que se aproximar de Mim um braço, aproximarei dele dois braços; aquele que vier a Mim andando, irei até ele correndo; aquele que vier a Mim com tantos pecados quanto os grãos de areia, contanto que não tenha associado ninguém a Mim, encontrá-lo-ei com a mesma quantidade de perdão.”

Abu Huraira (R) relatou que o Rassulullah (S) afirmou que Allah, Ta’ála, disse: “Aquele que hostiliza um dos Meus servos mais devotos, está em guerra coMigo. Jamais o Meu servo se aproximará de Mim com algo que Eu goste mais do que lhe prescrevi como obrigatório. Que Meu servo continue se aproximando de Mim através dos atos opcionais (orações, jejum, caridades), até que Eu venha a amá-lo. E, ao amá- lo, serei seus ouvidos com os quais ouve, suas vistas com as quais vê, suas mãos com as quais opera, e suas pernas com as quais anda. Se Me pedir algo, dar-lhe-ei; e se em Mim buscar refúgio, conceder-lho-ei.” (Bukhári)

Allah, bendito e exaltado seja, alegra-Se com o arrependimento do servo como a mãe se alegra ao ver o filho que não via havia muito tempo. Como será a sua saudade e carinho? Como ele abre os braços para receber o filho, com o coração pulsando de bênção e de carinho pelo querido filho? Como seria o caso do Criador com as criaturas? Com o Clemente com os que necessitam de sua clemência? Com o Indulgente que necessitam de Sua indulgência? Sem dúvida que a Sua generosidade É vasta e a Sua misericórdia abrange tudo. Ele é misericordioso para com Seus servos mais do que a mãe pelos filhos.

Omar Ibn Al Khattab (R) relatou que um menino cativo foi levado ao Profeta (S). Uma mulher dos cativos tirava leite do peito e dava de beber. Ao encontrar uma criança cativa, ela a pegava, colocava-a no colo e lhe dava o peito para mamar. O Profeta (S) disse: “Vocês acreditariam que essa mulher jogaria o filho no fogo?” Respondemos: “Não! Ele não o faria.” Ele disse: “Allah é mais misericordioso para com os seus servos de que esta mulher para com o filho.” (Bukhári).

“Estes são os depravados!” São os que abandonaram a obediência de seu Senhor, deixaram de seguir o seu Profeta (S), perdendo este mundo e o Outro. Aqui acontece a distinção entre dois grupos: dos piedosos e dos depravados. Aqui surge a importante pergunta sobre quem seria o ganhador no final das coisas? A resposta é dada pelo Criador dos Céus e da Terra.

“Jamais poderão equiparar-se os condenados ao Inferno com os diletos do Paraíso, porque os diletos do Paraíso serão os ganhadores.” Esta é a verdade final: Os piedosos no Paraíso e os depravados no Inferno. Jamais poderão equiparar- se esses com aqueles, pois os diletos do Paraíso serão os ganhadores, tanto neste mundo como no Outro.

Abu Zar Al Ghifári (R) relatou que o Profeta (S) transmitiu palavras de Allah, Altíssimo, que diziam: “Ó servos Meus, eis que proibi a injustiça a Mim Mesmo, e a declarei proibida para vós e entre vós, portanto, não cometais injustiça uns com os outros! Ó servos Meus, todos vos encontrais desencaminhados, exceto aquele a quem Eu guio. Assim, implorai por Minha diretriz, e Eu vos guiarei. Ó servos Meus, todos vós estais famintos, exceto a quem Eu alimento. Assim, implorai para que Eu vos alimente, e vos alimentarei. Ó servos Meus, todos vos encontrareis despidos, exceto a quem Eu visto. Assim, implorai para que vos vista, e vos vestirei. Ó servos Meus, cometeis faltas, noites e dias seguidos, e Eu vos perdoo todos os pecados. Assim, implorai o perdão, e vos perdoarei. Ó servos Meus, jamais lograreis prejudicar-Me, por assim dizer, nem tampouco beneficiar-Me, por assim dizer. Ó servos Meus, se o primeiro e o último de vós, gênios e humanos, tivessem o coração mais devoto, isso em nada aumentaria o Meu Reino. Ó servos Meus, ainda que o primeiro e o último de vós, humanos e gênios, se reunissem num mesmo lugar, e Me pedissem, e Eu concedesse a cada um o seu anseio, isso não diminuiria o que tenho, mais do que uma agulha diminuiria a água do mar se nele fosse introduzida. Ó servos Meus, são as vossas obras que computo, e logo vos compensarei por elas! Aquele que achar boa a recompensa, que louve a Allah. Porém, aquele que achar o contrário, que não culpe a ninguém, mas a si mesmo.” (Musslim).

Os rituais de adoração foram estabelecidos para se refletirem em atos que beneficiam as criaturas de Allah. Quantos servos de Allah praticam a oração e jejuam, porém são desaprovados na primeira prova no que diz respeito às suas relações com as criaturas de Allah. A gente os vê roubando, caluniando, insultando, e não se furtam em prejudicar as criaturas de Allah. Essa não é a conduta dos piedosos, mas a conduta dos depravados. Foi dito ao Profeta (S): “Ó Rassulullah, fulana faz vigília durante a noite, jejua durante o dia e faz muitas caridades, porém injuria seus vizinhos.” O Rassulullah (S) disse: “Não há bem nela, pois irá para o Inferno.” Votaram a dizer: “Sicrana só pratica as orações prescritas e faz caridade com coisas simples, porém não injuria ninguém.” O Rassulullah (S) disse: “Ela pertencerá aos habitantes do Paraíso.”

O Profeta (S) disse: “Por Deus, nunca chegará a ser um verdadeiro crente”, repetindo a frase por três vezes. Foi-lhe perguntado: “Ó Mensageiro de Deus, quem é esse?” Disse: “É aquele cujo vizinho não se encontra a salvo das suas más ações.” Esse hadice mostra a necessidade da união entre a palavra e o ato, de que os rituais foram instituídos para purificar a alma humana e torná-la feliz, respeitando ao próximo. O fruto da adoração é mostrado na conduta efetiva que beneficia as criaturas e as torna felizes em suas vidas, desfrutando da segurança, sob o método de Allah, o Clemente, o Misericordioso e da sunna de Seu Profeta, sem temerem o que os espera no futuro nem se entristecem pelo que perderam dos prazeres da vida. Estarão vivendo sob a guarda do Clemente, aguardando a Sua generosidade, e almejando a Sua indulgência. Nada temem se as pessoas temerem e não se entristecerão se as pessoas se entristecerem. “Não é, acaso, certo que os diletos de Allah jamais serão presas do temor, nem se angustiarão? Estes são os crentes, e são os tementes.” (10:62-63).

Assim são os piedosos em todos os lugares e em todas as épocas.

 Pedimos a Allah, o Todo-Poderoso, que nos inclua entre eles, que nos congregue com eles em local verdadeiro, perante o Soberano e o Poderoso, pois Ele o Protetor e o Poderoso. Amém.

Sheikh.Khaled Taky El Din

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário