segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O Amor a Allah e os Seus Motivos

Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. Louvamo-Lo de forma excessiva, conveniente e abençoada, na quantidade de tudo que existe nos céus e na terra e do que há entre eles, bem como de tudo que irá criar. Presto testemunho que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho que Muhammad é o Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz. Ele o enviou como misericórdia para a humanidade, que a orientou das trevas da ignorância para a luz do conhecimento E da fé.

 O crente ama ao seu senhor. Ele prefere esse amor a qualquer outro. Allah, exaltado seja, diz: “Os crentes só amam fervorosamente a Allah.” (2:165). O Rassulullah (S) disse: “Quem possuir uma das três características provará o sabor da crença: Que ame a Allah e ao Seu Mensageiro mais do que a qualquer outra coisa.” (Bukhári e Musslim).

 Como esse amor é consolidado no coração do servo? Quais são os atos que ajudam o ser humano a amar ao seu Senhor e Criador?

1. Relembrar-se das dádivas

 A natureza humana faz com que seus sentimentos se dirijam aos quem lhe concedem algo, seja benevolente com ele. Os livros das Tradições nos falam sobre um politeísta de nome As’wan Ibn Amin. Ele odiava o Rassulullah (S) excessivamente. Seu sentimento se transformou em passando a considerar o Rassulullah (S) a pessoas mais amada para ele pelo que o Rassulullah (S) lhe concedeu dos despojos após as batalhas de Hunain e Táif. Muitas pessoas, devido à sua excessiva ocupação no acúmulo de riqueza se esquecem de quem lhes concede as riquezas. Por isso, é nosso dever lembrar-nos das dádivas. Allah, exaltado seja, diz: “Recordai-vos das mercês de Allah (para convosco), a fim de que prospereis.” (7:69). O Rassulullah (S) disse: “Amem a Allah pelo que Ele lhes proporciona de dádivas.” (Tradição narrada pelo Tirmizi). Muitos versículos do Alcorão que convocam as pessoas a se recordarem da dádivas de Allah. Ele diz: “Ó humanos, recordai-vos da graça de Allah para convosco! Porventura, existe outro criador que não seja Allah, Que vos agracia, quer (com coisas) do céu quer da terra?” (35:3). E diz: “Recordai-vos de como vos iluminou, ainda quando éreis, antes disso, dos extraviados.” (2:198). Abu Sulaiman Al Wassiti disse: “O recordar-se das dádivas acarreta o amor a Allah, exaltado seja.” Junaid disse: “A satisfação é obtida pela compensação,e a compensação é obtida pelo amor, e o amor é obtido com a ocupação do coração com a recordação das graças de Allah, exaltado seja.” Omar Ibn Abdel Aziz disse: “O pensar nas graças de Allah é preferível à adoração.”

O recordar-se das graças de Allah é tornar-se ciente delas e falar sobre elas: a graça divina, a saúde, a orientação, a retenção, a submissão, a misericórdia, etc.

Os companheiros (R) do Profeta (S) costumavam fazer isso. Muáwiya (R) relatou que o Rassulullah (S) sentou numa reunião de seus companheiros e perguntou: “Por que estão reunidos?” Responderam: “Reunimo-nos para recordarmos das graças de Allah e louvá-Lo pela Sua orientação para o Islam.” O Profeta (S) lhe disse: “Por Allah, estão reunidos só por isso?” Responderam: "Por Allah que estamos.” Disse-lhes: “Eu não os fiz jurar por duvidar de vocês. Mas fui visitado por Gabriel e ele me informou que Allah, exaltado seja, Se orgulha de vocês perante os anjos.” (Tradição relatada por Musslim). Al Fádhil Ibn Aiyadh e Sufian Ibn ‘Uayina uma vez ficaram em vigília até de manhã recordando-se das graças de Allah. Sufian dizia: Allah nos agraciou com tal coisa, agraciou-nos com tal coisa, fez-nos tal coisa...

2 . O Louvarmos Muito a Allah.

 Isso é feito com palavras, principalmente quando vemos os desgraçados. É dever das pessoas, quando veem a graça de Allah a louvá-Lo muito. Quando vê uma pessoa doente deve louvar a Allah pela saúde, quando vê uma pessoa faminta deve agradecer a Allah pelo alimento, quando vê alguém preso, deve louvar a Allah pela liberdade, e assim por diante.

3. Evocar a Allah Pelas Dádivas

 O Profeta Abraão (AS) fez isso ao evocar ao seu Senhor: “Louvado seja Allah que, na minha velhice, me agraciou com Ismael e Isaac! Como o meu Senhor é Exorável!” (14:39). Abu Huraira relatou que um homem dos ansar, habitante de Qubá, convidou o Profeta (S) para uma refeição. Quando ele terminou de comer e lavou as mãos, disse: “Louvado seja Allah que nos alimentou e não necessita ser alimentado, que nos orientou, nos alimentou, nos concedeu água para bebermos, e nos concedeu todo mérito. Louvado seja Allah pelos graças que não podem ser rejeitadas, nem deixadas, nem dispensadas. Louvado seja Allah pelo alimento que nos concedeu, pela água que nos agraciou, pelas vestes que nos cobrem, pela orientação do extravio, pela visão da cegueira, pela preferência que nos proporcionou sobre tantas criaturas. Louvado seja Allah, Senhor do Universo.” (Relatada por Nassá-i).

As horas preferidas da evocação é no meio da noite. O Rassulullah (S) disse: “O mais próximo que o servo estará de seu Senhor é no meio da noite.” (Relatada por Turmizi). Unaissa Ibn Al Azhar disse: “Muhárib Ibn Dacar, o juiz do povo de Qufa, era meu vizinho. Eu o ouvia no meio da noite dizer em voz alta:

 Sou o pequeno a quem educaste, louvado sejas. Sou o fraco a quem fortaleceste, louvado sejas. Sou o pobre a quem enriqueceste, louvado sejas. Sou o estranho a quem fizeste conhecer, louvado sejas. Sou o mendigo a quem encarregaste, louvado sejas. Sou o solteiro a quem casaste, louvado sejas. Sou o faminto a quem alimentaste, louvado sejas. Sou o desprovido a quem vestiste, louvado sejas. Sou o viajante a quem transportaste, louvado sejas. Sou o enfermo a quem curaste, louvado sejas. Sou o pedinte a quem deste, louvado sejas. Sou o suplicante a quem atendeste, louvado sejas. Louvado sejas, Senhor nosso, louvado sejas em todos os sentidos.”

4. Fazer as Pessoas Amarem a allah

 Isso é feito através da conversa a respeito das dádivas de Allah, glorificado e exaltado seja, quanto à extensão de Seu amor a eles, a Sua misericórdia por eles. Abu Umama al Báhili costumava dizer: “Fazem as pessoas amarem a Allah que Ele os amará.” A Tradição relata que Allah revelou a Davi (AS): “Ó Davi. Ame-me que Eu amo a quem Me ama e faz as pessoas Me amarem.” Davi disse: “Ó Senhor, Eu Te amo e amo a quem Te ama. Como posso fazer as pessoas que Te amem?” Disse-lhe: “Recorde-lhes das coisas que fará com que Me recordem pelas coisas benéficas.” 

Isso deve ser feito principalmente com os desobedientes. Um idoso, apoiando-se em seu cajado foi ter com o Profeta (S). Disse: "Ó profeta de Allah, pratiquei pecados e traições, será que Allah irá me perdoar?” O Profeta (S) lhe disse: “Você presta testemunho de que não há outra divindade além de Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah?” Respondeu: “Sim, ó Rassulullah!” Disse-lhe o Profeta(S): “Allah já lhe perdoou as suas traições e pecados.” O homem se foi dizendo: “Allahu Akbar, Allahu Akbar" (DEUS é Maior, DEUS é Maior).

 Abu Huraira (R) encontrou-se com Farazdak que era poeta e falava mal das mulheres. As pessoas condenavam essa sua conduta. Quando Abu Huraira o encontrou, Perguntou-lhe: “Você é o Farazdak?” Respondeu: “Sim.” Perguntou-lhe novamente: “Você é o poeta?” Respondeu: “Sim.” Abu Huraira lhe disse: “Se você continuar com a sua conduta, as pessoas continuarão a dizer que não tem arrependimento. Cuidado para não cortar o seu desejo pela misericórdia de Allah.” 

Um homem perdeu um filho que se excedeu. Ali Ibn Al Hussein (R) encontrou-se com ele e lhe disse: “Por trás de teu filho há três soluções: Primeiro o testemunho de que não há outra divindade além de Allah. Segundo a intervenção do Rassulullah (S). Terceiro, a misericórdia de Allah, exaltado seja, que abrange tudo.” 

Encerramos com a prece do Rassulullah (S): “Ó Allah, peço o Teu amor, o amor de quem Te ama, e o amor aos atos que me aproximam de Teu amor.”

 Que Allah abençoe a todos. Amém. 

Sheikh . Khaled Taky El Din

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário