sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A Viagem Noturna (Isrá) e Ascensão (Mi’raj) 1/2

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.


Louvado seja Allah. Nós O louvamos, pedimos Sua ajuda e diretriz. Pedimos refúgio junto a Ele contra os malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Prestamos testemunho de que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final. 

Com o encerramento do mês de Rajab a gente se lembra, todo ano, do episódio da Viagem Noturna (Isrá) e Ascensão (Mi’raj), vivendo com os sagrados versículos de Allah da Surata Al Isrá: “Glorificado seja Aquele que, durante a noite, transportou o Seu servo, tirando-o da Sagrada Mesquita (em Makka) e levando-o à Mesquita de Alacsa (em Jerusalém), cujo recinto bendizemos, para mostrar a ele alguns dos Nossos sinais; sabei que Ele é o Oniouvinte, o Onividente” (17:1).

O objetivo da Isrá foi para consolidar a posição do Profeta (S), depois de uma etapa de aflições provocadas por Coraix e que estava afastada de Allah. Provocados pela morte de sua amada esposa, Khadija e de seu tio Abu Tálib, a ponto de denominá-lo de ano de tristeza. Causada pela ida do Profeta (S) a Taif para convocar as pessoas de lá. Porém, foi recebido com rejeição e agressão. Apesar disso, o Profeta (S) recebeu tudo isso com auspício, porque sabia que o futuro era do Islam. Por isso, ele disse ao seu Senhor: “Se não estiver zangado comigo nada me importará.” Assim deve ser a paz, recebendo a determinação de Allah com paciência e perseverança, sabendo que a aflição infligida por Allah é uma elevação em graus, uma indulgência pelos pecados e uma felicidade no Paraíso.

A Viagem Noturna do profeta (S) foi de Makka para a Terra Santa. Lá, Allah reuniu para ele os profetas para dirigi-los numa oração como ele como Imam. 

Isso se tornou a prova de que a profecia abrangeu a missão do Rassulullah (S) e que a comunidade dele será testemunha contra as outras comunidades e serão os transmissores da revelação de Allah para o resto das nações. Isso nos impõe grande responsabilidade, porque devemos transmitir a Mensagem de Allah para toda a humanidade, sendo fieis depositários da revelação celestial. Se falharmos, Allah irá nos substituir com outro povo que invocará para a religião de Allah sem nenhum temor. 

A Terra Santa é muito querida dos muçulmanos. Pedimos a Allah que a livre das mãos dos sionistas. Muitos de nós falam sempre da reconquista e libertação da Mesquita Al Alcsa dos cruzados por Salahuddin Al Aiubi (RA). Eles acreditam que a reconquista foi somente graças a ele. Porém, quando examinamos o ocorrido, verificamos que Salahuddin foi um dos elementos da comunidade que se envolveu na reforma. Salahuddin foi um dos elementos bem confeccionados. Isso foi em corroboração às palavras de Allah, abençoado e exaltado seja: “Allah jamais mudará as condições que concedeu às pessoas, a menos que elas mudem o que há em seus íntimos.” (13:11).

A mudança deve ser coletiva, por toda a comunidade. Uma mudança social, cultural, religiosa, como aconteceu na época de Salahhudin.

* Os sábios e os cheiques devem mudar o que há em seus íntimos, desprezando funções, títulos, passando pela prova que o Patriarca Abraão (AS) passou: Será que estamos dispostos a nos sacrificarmos, aos filhos, e à estabilidade para erguermos a causa do Islam? 

* O mesmo deve acontecer com os presidentes e reis cujo governo deve ser baseado na justiça e no direito. Ibn Taimiya (RA) disse: “O governo e o Islam junto com a injustiça perecem. O governo e a incredulidade junto com a justiça, prevalecem.”

* Quanto à comunidade islâmica, é nosso dever adquirirmos conhecimento, termos plena ciência da nossa religião, darmos aos nossos filhos uma efetiva educação islâmica, consolidando o amor, a tolerância, a cooperação e a unidade, para que Allah veja a sinceridade nas nossas palavras e atos. Assim, a mudança irá se completar.

Com a anuência de Allah, Jerusalém voltará, querida e cara para o domínio islâmico. Pedimos a Allah que aceite de nós as nossas boas obras.

Que Allah abençoe a Muhammad, aos seus familiares e aos seus companheiros, amém.

Wassalarnu Alaikom Warahmatulláhi Wabarakátoh.


           29 de Rajab, 1429 – 01/08/2008
           Sheikh Khaled Rezk Taky Eldin

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