sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A Fotografia no Islam 2/2

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Há vários hadices do Profeta () que proíbem o "Tasswir" (fotografar, reproduzir imagens de seres dotados de alma), em que ele invoca a maldição de ALLAH sobre os "Mussawwerin" (os que fazem fotografia, concebem ou reproduzem imagens), pois isso foi considerado o primeiro meio de Shirk, assim como consta na narração de Ibn Abbáss ( رضي الله عنه) ao falar do primeiro Shirk ocorrido na terra no seio do povo de Nuh (عليه السلام).

Contudo o Tasswir, tanto pode ser sob a forma de baixo ou alto relevo como por exemplo a estatueta ou outra forma de esculpir, como também pode ser sob a forma de pintura à pincel. 

Qualquer destas formas de reprodução é unanimemente considerada Harám pelos ulamás, sendo proibido não só a sua feitura mas também a sua guarda, a venda, a compra, etc.

A reprodução também pode ser através de uma máquina fotográfica. Esta terceira forma de reprodução é diferente das duas primeiras formas de "Tasswir", pois esta nem se chama de "Tasswir" por não ser obra humana, como nos primeiros dois, em que a pessoa está a esculpir ou a desenhar a cara, a boca, o nariz, etc. 

Os Ulamás divergem neste tipo de "Tasswir". Enquanto alguns acham que não há mal algum por não ser "Tasswir", mas sim a retenção da sombra, assim como acontece quando alguém olha para o espelho, em que aparece a sua imagem reflectida. 

Não há pecado nenhum em alguém ver a sua imagem ou a de outrem reflectida na água ou no espelho, pois ninguém acha que isso seja uma forma de fotografar. 

A imagem que a máquina capta não é "Tasswir", pois não foi desenhada pelo homem, mas sim uma imagem real criada por ALLAH. É como a sombra

Portanto, está é a lei acerca da fotografia 

Por: Sheikh Aminuddin Muhammad

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário