Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Allah. Nós O louvamos muito, em gratidão e bênção, pelas suas
inúmeras dádivas e benevolências. Prestamos testemunho de que não há outra divindade
além de Allah, Único, sem parceiros, o Absoluto, Que não gerou ou foi gerado e não há
ninguém igual a Ele. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e
Mensageiro, o escolhido e o mais amado entre as criaturas. Que Allah o abençoe e lhe
dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do
Juízo Final.
Irmãos muçulmanos:
A crença em Allah, Ta’ála, é a maior dádiva que Allah concedeu ao servo. A fé
move o ser humano para a prática do bem e o afasta da prática do mal, incentiva-o com
a promessa do Paraíso e o adverte quanto aos desejos. A fé é que incentiva a pessoa a
pensar constantemente na Outra Vida e agir para obtê-la.
Allah, Ta’ála, disse em Seu Livro Sagrado: “Porém, Allah vos inspirou o
amor pela fé, e adornou com ela vossos corações e vos fez repudiar a
incredulidade, a impiedade e a rebeldia. Tais são os sensatos.” (49:7).
Quando o amor é completo dentro do coração do servo pela fé, ele se lança na
prática do bem e se afasta da maldade. Ibn Umáma (R) relatou que o Profeta (S) disse:
“Quem amar por Allah, odiar, dar, e privar por Allah, completará a sua fé.” (Compilado
por Abu Daoud e verificado por Al Albáni).
Há uma verdade de que não há um coração que crê em Allah que não possui o
bem. Porém, a fé aumenta e diminui. Há corações que desejam a Allah, porém, não
conseguem se livrar do amor ao mundo e seus atrativos.
Os nobres companheiros do Profeta (S) conseguiram o equilíbrio difícil: “Eram
adoradores durante a noite, guerreiros durante o dia.” Eles vincularam seus corações à
Outra Vida, ao amor a Allah, desejando o Paraíso e o temendo o Inferno.
Ibn Mass’ud (R) disse aos seus companheiros: “Vocês jejuam e praticam mais
do que os companheiros do Rassulullah (S), mas eles foram melhores do que vocês.”
Perguntaram: “Em que?” Ele respondeu: “Eles desprezavam mais ao mundo e gostavam
mais da Outra Vida.”
A reforma dos corações com a fé deve ser o objetivo de todo crente, homem e
mulher, devido às palavras do Rassulullah (S): “Sabei que há no corpo humano um
pedaço de carne; quando este está saudável, todo o corpo fica saudável, e quando está
doente, todo o corpo fica doente. É o coração.” (Hadice compilado por Bukhári e
Musslim).
O Rassulullah (S) também disse: “Deus não Se incomoda com os vossos
corpos nem com as vossas imagens, mas sim, com os vossos corações e as vossas
ações.” (Hadice compilado por Bukhári e Musslim).
A consolidação da fé nos corações impulsiona o ser humano a abandonar os
pecados e almejar a obediência, impulsiona-o a desprezar o mundo e se ligar à Outra
Vida. Isso é demonstrado pela atitude do Profeta (S) que começou a sua missão com os
seus nobres companheiros educando-os na fé. É o que devemos fazer com os nossos
filhos e nossos jovens.
Aicha (R) relatou: “A primeira coisa revelada do Alcorão foi o texto que falava
do Paraíso e do Inferno. Quando as pessoas ingressaram no Islam, foram revelados os
versículos a respeito do lícito e do ilícito. Se esses tivessem sido revelados antes, não
teriam deixado a fornicação. Teriam dito: Não abandonamos nunca a fornicação. Se no
início tivesse sido revelado para não ingerirem bebidas inebriantes, teriam dito: Nunca
vamos deixar de consumir bebidas inebriantes. Foram revelados ao Profeta (S),
enquanto eu era criança: “E a Hora (do Juízo) é uma promessa, e ela será mais grave
e mais amarga.” (54:46). A Surata Al Bacará e An Nissá só foram reveladas quando eu
já era a sua esposa, em Madina.” (Bukhári).
Esse hadice demonstra que Allah começou com a educação dos companheiros
do Rassulullah (S) na fé, citando a Outra Vida, o Paraíso e o Inferno. Quando a fé se
consolidou, foram revelados os versículos quanto às leis, em Madina Munauwara.
Isso demonstra, também, a necessidade do desenvolvimento da fé nos corações
e a começarmos com ela, se desejarmos reformar a nossa comunidade islâmica.
Devemos vincular os nossos corações a Allah, Ta’ála, aumentando o amor a fé a Ele em
nossos corações.
Os povos anteriores ao Islam confirmaram esse significado com as narrativas a
respeito de Moisés e Jesus (AS). O mais importante dos conselhos: “A amar a Deus com
o coração, com a mente e com a intenção". Essa é a verdadeira crença de Abraão que é a
base da lei da Tora, do Evangelho e do Alcorão.
A pessoa sente o fruto da fé quando ama a Allah com todo o coração. Allah,
Ta’ála, diz: “Os crentes só amam fervorosamente a Allah.” (2:165).
Os primeiros frutos da fé é a pessoa cobiçar o que Allah nos oferece. Toda vez
que o amor a Allah é maior, a esperança n’Ele se torna maior, pois Allah não castiga
quem O ama. Allah, Ta’ála, disse a respeito dos judeus quando disseram: “Somos os
filhos de Allah e os Seus prediletos. Dize-lhes: Por que, então, Ele vos castiga por
vossos pecados?” (5:18), Ou seja, se vocês fossem prediletos de Allah não os castigaria
por seus pecados.
O Rassulullah (S) disse: “Por Allah, Ele não introduz quem O ama no Inferno.”
Sufian Al Sauri costumava dizer: “Não gostaria que fosse julgado por meu pai,
pois Allah é melhor para mim do que meu pai.”
Abdullah Ibn Mubárak disse: “Fui ter com Sufian Al Sauri na noite de Arafa
quando ele estava de joelhos com os olhos cheios de lágrimas. Ao vê-lo daquele jeito,
chorei. Ele olhou para mim e perguntou: “O que você tem?” Respondi: “Quem está em
pior situação?” Respondeu: "Quem pensa que Allah não irá perdoá-lo.”
Um beduíno adoeceu. Foi-lhe dito: “Você vai morrer.” Ele perguntou: “Para
aonde vou?” Disseram: “Para Allah.” Ele disse: “Como posso odiar em ir para Quem só
vejo o bem n’Ele?”
Portanto, o nosso amor a Allah e o amor d’Ele a nós é o fundamento de todo o
bem. Allah, Ta´’ála, a respeito dos crentes: "Eles O amam e Ele os ama.”
Caros irmãos muçulmanos: A fé, a fé. Aumentem a sua fé nos corações,
principalmente nesses dias, antes do início de Ramadan com o jejum durante as
segundas e quintas-feiras, orando na mesquita, glorificando e se lembrando de Allah.
Peço a Allah que nos conceda o sucesso para a prática do bem.
Mesquita de Guarulhos
16 de Cha’ban, 1429 – 15/08/2008
Sheikh Khaled Rezk Taky El Din
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