Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Allah. Nós O louvamos, de forma apropriada pela Sua Magnificência e
Soberania. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem
parceiros. Prestamos testemunho de que Muhammad é Seu servo e mensageiro. Que Allah o
abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o
Dia do Juízo Final.
O ajudar os muçulmanos e resolver os seus problemas é uma das mais importantes
características dessa religião. É a tradução efetiva do que o muçulmano aprende e ouve o
contido no Alcorão Sagrado e na Sunna do Rassulullah (S).
* A Ajuda ao muçulmano proporciona o amor de Allah, Ta’ála:
Ibn Omar (R) relatou que um homem foi ter com o Profeta (S) e lhe perguntou: “Ó
Rassulullah, qual é a pessoa mais querida de Allah, e qual é o ato mais querido de Allah:” O
Rassulullah (S) respondeu: “A pessoa mais querida de Allah é a mais útil para as outras
pessoas. O ato mais querido de Allah, exaltado seja, é uma alegria proporcionada ao
muçulmano, ou o livrá-lo de um aperto, ou perdoar-lhe uma dívida, ou afastar dele a fome. O
tentar resolver o problema do irmão muçulmano é preferível para mim de que ficar um mês
em retiro na Mesquita – a Mesquita de Madina -. A quem restringir a sua cólera, Allah
ocultará os seus erros. A quem reprimir a sua irritação, mesmo podendo manifestá-la, Allah
encherá o seu coração de satisfação no Dia da Ressurreição. Quem tentar resolver o problema
do irmão muçulmano até consegui-lo, Allah lhe firmará os passos no dia em que os passos
tremerão. Certamente, a má conduta corrompe a boa ação da mesma forma que o vinagre
corrompe o mel.”
Esse hadice esclarece que podemos obter a satisfação de Allah, se estivermos ajudando
aos nossos irmãos, proporcionando-lhes alegria. Muitos foram agraciados com riqueza ou
posição. Allah lhes proporcionou muito, restringindo isso a outros, como uma espécie de
prova. Para provar o rico em que irá gastar a sua riqueza, e provar o pobre se irá ser paciente e
pedir a Allah que lhe proporcione algo de Sua graça.
Os muçulmanos são como um só corpo. Ao observarmos, hoje em dia, a comunidade
muçulmana no Brasil, verificamos que há muitas famílias que estão com graves problemas
financeiros. É nosso dever, principalmente daqueles a quem Allah agraciou com riquezas,
ajudarem esses pobres, com a condição de não constrangê-los ou ofendê-los. Algumas
instituições beneficentes muçulmanas de São Paulo, infelizmente, fornecem ajuda a algumas
famílias necessitadas, mas os constrangem, ora revelando as suas necessidades para as outras
pessoas, ora impondo-lhes certas condições para proporcionar-lhes a ajuda. Tudo isso
contraria o Livro de Allah e a Sunna do Rassulullah (S).
Portanto, a condição da ajuda é que seja em segredo. Se o doador seguir a doação com
exprobação e injúria. Allah, Ta’ála, diz: “Ó crentes, não desmereçais as vossas caridades com
exprobação e injúria” (2:264).
O Rassulullah (S) disse: “O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao
seu carinho, sua misericórdia e amabilidade recíprocas, é como se fosse proveniente de um só
corpo. Quando um membro se encontra indisposto, todo o resto do corpo mostra sua
debilidade e febre.”
Do alto desse púlpito apelo para as instituições a reestudarem a forma de ajuda aos
necessitados. Pode ser que os responsáveis pelas instituições tinham boa intenção, mas é um
erro que deve ser sanado.
O Rassulullah (S) disse: “Àquele que aliviar, de um crente, numa angústia, das
angústias desta vida, Allah aliviará algumas das angústias no Dia do Juízo; e àquele que
resolver a dificuldade de um necessitado, Allah resolverá as dificuldades, tanto nesta, como
na outra vida; e àquele que for discreto para com as faltas de um muçulmano, Allah será
discreto com as suas faltas, nesta e na outra vida; e àquele que empreender o caminho na
busca do conhecimento, Allah lhe facilitará, por isso, o caminho para o Paraíso. Sempre que
se reunir um grupo de pessoas para recitar e estudar o Livro de Allah, fazendo-o em uma das
Casas do Senhor, o sossego descerá sobre elas, e a misericórdia de Allah (louvado seja) as
cubrirá; os anjos as rodearão, e serão mencionadas por Allah, ante os quais se encontra a Sua
presença. Aquele cujas obras tenham sido rebaixadas não será dignificado por sua linhagem.”
O Imam Annawawi (Que Allah o abençoe) disse: “É um hadice muito importante, que
abrange vários tipos de conhecimento, de regras e éticas.” Ibn ‘Allan acrescentou: “As
virtudes, as utilidades e as sabedorias.”
Entre os alívios está o eliminar a angústia do crente, pois as angústias do mundo são
muitas:
1. Que remova a injustica cometida contra ele. O Rassulullah (S) disse: “O muçulmano
é irmão de outro muçulmano; nunca é injusto para com ele, nem o entrega ao
inimigo.” E disse: “Presta apoio ao teu irmão, mesmo que tenha sido o
agressor, ou a vítima de uma injustiça!” Um homem perguntou: “Ó
Rassulullah, prestar-lhe-ia meu apoio se fosse vítima de injustiça, porém, como
deveria fazer, caso fosse o agressor?” Respondeu: “Impedindo-o que agisse
com injustiça. Isto é o que significa prestares-lhe apoio.”
2. A dar-lhe e emprestar-lhe ajuda se necessitar. Não deve aproveitar a situação dele e
emprestar-lhe dinheiro com juros. (que Allah nos livre disso).
Se o devedor estiver em dificuldade, e não conseguir pagar a sua dívida, deve concederlhe
prazo até que Allah lhe conceda de Sua graça. Allah, Ta’ála, diz: “Se vosso devedor
se achar em situação precária, concedei-lhe um tempo; mas, se o perdoardes, será
preferível para vós, se quereis saber.” (2:280). Pode perdoar-lhe a dívida e considerá-
la parte do zakat de seu dinheiro. O Rassulullah (S) disse: “Quem conceder prazo ao
devedor ou perdoar-lhe a dívida, Allah o perdoará.” E disse: “Quem quiser que Allah o
salve da angústia do Dia do Juízo Final, deve dar alívio a um angustiado ou perdoar-lhe
a dívida.”
Por isso, dizemos a quem pediu emprestado dinheiro de seu irmão, que tema a Allah e
pague a dívida, ou peça o perdão de seu irmão, se não conseguir pagá-lo.
Sabedoria:
Um homem estava em visita a Abdullah Ibn Mubárak e falou mal de um
irmão muçulmano. Abdullah lhe perguntou: “Irmão, você combateu os romanos?” Ele
respondeu: "Não!” Perguntou-lhe novamente: “Você combateu os persas?” O homem
respondeu: “Não!” Abdullah lhe disse: “Irmão, romanos e persas ficaram livres de você,
porém o seu irmão muçulmano não ficou?”
Peço a Allah que conserve o amor entre nós e que nos proteja e aos nossos filhos, pois
isso está em Suas mãos.
Wassalamu Alaikom Warahmatulláhi Wabarakátoh
Mesquita de Guarulhos
19 de Rabi’As Sáni, 1429 – 25/04/2008
Sheikh.Khaled Taky El Din
www.takydin.net
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