Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso
Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. Louvamo-Lo de forma conveniente e
abençoada, na quantidade de tudo que existe nos céus e na terra e do que há entre eles,
bem como de tudo que irá criar. Presto testemunho de que não há outra divindade além
de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho de que Muhammad é o Seu servo e
Mensageiro (que Allah o abençoe e lhe dê paz). Ele o enviou como misericórdia para a
humanidade, que a orientou, tirando-a das trevas da ignorância para a luz do
conhecimento e da fé.
Os inimigos do Islam tentam constantemente levantar dúvidas a respeito da
Mensagem do Islam e utilizam o assunto da mulher co mo base para seus ataques contra
o Islam. Hoje, vamos esclarecer outro mal entendido que afirma que o Islam foi injusto
com a mulher quando considera o testemunho do homem equivalente ao testemunho de
duas mulheres.
Para entendermos a questão devemos conhecer alguns aspectos que facilitam o
estudo do mal entendido e refutá-lo.
1 – Esclarecimento quanto ao testemunho:
A palavra chaháda (testemunho) é derivada da palavra mucháhada (verificação,
testemunho, observação) uma vez que a testemunha informa a respeito do que viu com,
declarando: Achhadú (presto testemunho). O testemunho é feito com conhecimento e
este é obtido com a visualização ou a audição.
2 – Classificação do testemunho:
É uma obrigação de quem for convocado para
testemunhar. É obrigação de quem viu ou ouviu prestar testemunho quando lhe é
solicitado, para que os direitos sejam restituídos aos seus donos. Allah, exaltado seja,
diz: “Não vos negueis a prestar testemunho; saiba, pois, quem o negar, que o seu
coração ficará manchado com o pecado” (2:283). E diz: “... e justificai o testemunho
ante Allah.” (65:2).
3- Número das testemunhas:
São incluídos no Alcorão Sagrado versículos que determinam o número de
testemunhas no que diz respeito às leis penais, Allah, exaltado seja, diz: “Quanto
àquelas, dentre vossas mulheres, que tenham incorrido em adultério, apelai para
quatro testemunhas, dentre os vossos.” (4:15).
No que diz respeito ao divórcio e ao retorno, Allah, exaltado seja, diz: “... Fazei-o
ante testemunhas eqüitativas, dentre vós.” (65:2).
E diz: “Ó crentes, quando contrairdes uma dívida por tempo pré-fixado,
documentai-a; e que um escriba, na presença de ambas as partes, ponha-a
fielmente por escrito; que nenhum escriba se negue a escrever, como Allah lhe
ensinou. Que o devedor dite, e que tema a Allah, seu Senhor, e nada omita dele (o
contrato). Porém, se o devedor for deficiente, ou inapto, ou estiver incapacitado de
ditar, que seu procurador dite fielmente (por ele). Chamai duas testemunhas
masculinas dentre os vossos ou, na falta destas, um homem e duas mulheres de
vossa preferência, porque, se uma delas se esquecer, a outra a recordará. Que as
testemunhas não se neguem, quando forem requisitadas (para a evidência). Não
desdenheis documentar a dívida, seja pequena ou grande, até ao seu vencimento.
Este proceder é o mais eqüitativo aos olhos de Allah, o mais válido para o
testemunho e o mais adequado para evitar dúvidas entre vós. Tratando-se de
comércio determinado, feito de mão em mão, não incorrereis em falta se não o
documentardes. Apelai para testemunhas quando mercadejardes, e que o escriba e
as testemunhas não sejam injuriados; se os injuriardes, cometereis delito. Temei a
Allah e Ele vos instruirá, porque é Onisciente” (2:282). Esse é o mais longo versículo
no Livro de Allah. O versículo é que causou o ataque ao Islam. Eles pensam que o
testemunho do homem equivale ao testemunho de duas mulheres. É chamado de
versículo da dívida.
Devemos esclarecer algumas verdades.
a) O testemunho da mulher, em todos os assuntos, é equivalente ao do
homem, sem nenhuma diferença. Allah, exaltado seja, diz: “Fazei-o ante
testemunhas eqüitativas, dentre vós.” (65:2). E diz: “Ó crentes, quando
a morte se aproximar de algum de vós e este se dispuser a fazer um
testamento, que apele para o testemunho de duas pessoas justas,
dentre vós” (5:106). Ibn Al Qaiyem, que Allah tenha misericórdia dele,
um dos grandes sábios muçulmanos do século 7 da Hégira, disse: “O
combinado é que toda citação no plural masculino no Alcorão abrange
tanto os crentes como as crentes". Portanto, o testemunho da mulher é
inteira e válida em todas as situações.
b) O testemunho de uma mulher é preferível ao testemunho dos homens nas
questões relacionadas às mulheres apenas. O Rassulullah (S) aceitou o
testemunho o testemunho de uma mulher e agiu conforme ela. O Bukhári
realtou que Ucba Ibn Al Háris casou com Ummu Ya’i, filha de Aháb.
Uma mulher apareceu e disse: “Eu fui nutriz de ambos.” Ele perguntou ao
Profeta (S) se podia casar com ela e ele disse: “Como pode se foi dito
aquilo?” Ucba a rejeitou e ela casou com outro. Para os hanbalitas aquilo
que os homens não tem experiência é aceito o testemunho de uma mulher
justa. Isso foi dito por Ibn Cudáma Al Macdissi, um dos importantes
jurisprudentes muçulmanos. Nesse caso, o testemunho de uma só mulher é
aceito e não se aceita o testemunho de homens, porque ele não está
envolvido com a amamentação, o parto, as coisas ilícitas dentro do
casamento, etc.
c) Quanto ao versículo da dívida na Surata Al Bacará, o versículo fala do ser
testemunha e não do testemunho. O testemunho é a confirmação e a
recordação do ato e, por isso, o testemunho do homem e da mulher são
iguais. O juiz não diferencia entre a mulher e o homem. O testemunho é
prestado perante os juízes. Por isso, o juiz sentencia com o testemunho de
uma só mulher, bem como com o testemunho de mulheres sem a presença
dos homens. Ibn Al Qaiyem, que Allah tenha misericórdia dele, disse que
o testemunho é uma espécie de confirmação. Porque, então o testemunho
de duas mulheres? Allah, exaltado seja, disse: “... se uma delas se
esquecer, a outra a recordará”. Isso é normal na mulher porque não da
sua especialidade as transações financeiras e comerciais. Por isso, a sua
memória enfraquece nessas questões. Não é verdade que isso significa
falha na mente da m,ulher, porque o versículo orienta para a necessidade
de se agir para consolidar os contratos. Isso foi esclarecido por muitos
sábios muçulmanos, antigos e modernos, como Ibn Al Qaiyem, Ibn
Taimiya, o Cheikh Muhammad Abda, o Cheikh Muhammad Chaltut, o
antigo cheikh do Al Azhar. Todos confirmaram o mesmo significado. A
probabilidade maior nas questões das mulheres é que estão afastadas das
coisas comerciais. Por isso, é necessário o testemunho de mais de uma
mulher na hora de prestar testemunho para que não haja margem para o
esquecimento.
Finalmente, Ibn Al Qaiyem, que Allah tenha misericórdia dele, citou as palavras
de Allah: “... para que sejais testemunhas da humanidade, assim como o
Mensageiro o será para vós” (2:143). A mulher é igual ao homem quanto a
serem testemunhas, de acordo com a Lei Islâmica e a Sunna Profética. A mulher é
igual ao homem na narração da tradição a respeito do testemunho do Rassulullah
(S): “Se for um caso de consenso dos sábios, e narrado pela tradição profética uma
geração após a outra.” Como é aceito o testemunho da mulher pelo Rassulullah e
não seja aceito por uma das pessoas? A mulher justa é igual ao homem na
veracidade, na confiança e na religiosidade.” (Kitab Atturuk Al Hiqmiya, de Ibn
Al Qaiyem).
Peço a que nos conceda o sucesso e afaste de nós todo o mal. Que Allah abençoe a
todos.
21 de Rabi’ II 1430 – 17/04/2009
Sheikh.Khaled Taky El Din
www.takydin.net
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