sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O Testemunho (Chaháda) da Mulher no ISlam

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. Louvamo-Lo de forma conveniente e abençoada, na quantidade de tudo que existe nos céus e na terra e do que há entre eles, bem como de tudo que irá criar. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho de que Muhammad é o Seu servo e Mensageiro (que Allah o abençoe e lhe dê paz). Ele o enviou como misericórdia para a humanidade, que a orientou, tirando-a das trevas da ignorância para a luz do conhecimento e da fé. 

Os inimigos do Islam tentam constantemente levantar dúvidas a respeito da Mensagem do Islam e utilizam o assunto da mulher co mo base para seus ataques contra o Islam. Hoje, vamos esclarecer outro mal entendido que afirma que o Islam foi injusto com a mulher quando considera o testemunho do homem equivalente ao testemunho de duas mulheres.

 Para entendermos a questão devemos conhecer alguns aspectos que facilitam o estudo do mal entendido e refutá-lo. 

1 – Esclarecimento quanto ao testemunho: 

A palavra chaháda (testemunho) é derivada da palavra mucháhada (verificação, testemunho, observação) uma vez que a testemunha informa a respeito do que viu com, declarando: Achhadú (presto testemunho). O testemunho é feito com conhecimento e este é obtido com a visualização ou a audição. 

2 – Classificação do testemunho: 

É uma obrigação de quem for convocado para testemunhar. É obrigação de quem viu ou ouviu prestar testemunho quando lhe é solicitado, para que os direitos sejam restituídos aos seus donos. Allah, exaltado seja, diz: “Não vos negueis a prestar testemunho; saiba, pois, quem o negar, que o seu coração ficará manchado com o pecado” (2:283). E diz: “... e justificai o testemunho ante Allah.” (65:2). 

3- Número das testemunhas: 

São incluídos no Alcorão Sagrado versículos que determinam o número de testemunhas no que diz respeito às leis penais, Allah, exaltado seja, diz: “Quanto àquelas, dentre vossas mulheres, que tenham incorrido em adultério, apelai para quatro testemunhas, dentre os vossos.” (4:15). 

No que diz respeito ao divórcio e ao retorno, Allah, exaltado seja, diz: “... Fazei-o ante testemunhas eqüitativas, dentre vós.” (65:2).

 E diz: “Ó crentes, quando contrairdes uma dívida por tempo pré-fixado, documentai-a; e que um escriba, na presença de ambas as partes, ponha-a fielmente por escrito; que nenhum escriba se negue a escrever, como Allah lhe ensinou. Que o devedor dite, e que tema a Allah, seu Senhor, e nada omita dele (o contrato). Porém, se o devedor for deficiente, ou inapto, ou estiver incapacitado de ditar, que seu procurador dite fielmente (por ele). Chamai duas testemunhas masculinas dentre os vossos ou, na falta destas, um homem e duas mulheres de vossa preferência, porque, se uma delas se esquecer, a outra a recordará. Que as testemunhas não se neguem, quando forem requisitadas (para a evidência). Não desdenheis documentar a dívida, seja pequena ou grande, até ao seu vencimento. Este proceder é o mais eqüitativo aos olhos de Allah, o mais válido para o testemunho e o mais adequado para evitar dúvidas entre vós. Tratando-se de comércio determinado, feito de mão em mão, não incorrereis em falta se não o documentardes. Apelai para testemunhas quando mercadejardes, e que o escriba e as testemunhas não sejam injuriados; se os injuriardes, cometereis delito. Temei a Allah e Ele vos instruirá, porque é Onisciente” (2:282). Esse é o mais longo versículo no Livro de Allah. O versículo é que causou o ataque ao Islam. Eles pensam que o testemunho do homem equivale ao testemunho de duas mulheres. É chamado de versículo da dívida.

 Devemos esclarecer algumas verdades.

 a) O testemunho da mulher, em todos os assuntos, é equivalente ao do homem, sem nenhuma diferença. Allah, exaltado seja, diz: “Fazei-o ante testemunhas eqüitativas, dentre vós.” (65:2). E diz: “Ó crentes, quando a morte se aproximar de algum de vós e este se dispuser a fazer um testamento, que apele para o testemunho de duas pessoas justas, dentre vós” (5:106). Ibn Al Qaiyem, que Allah tenha misericórdia dele, um dos grandes sábios muçulmanos do século 7 da Hégira, disse: “O combinado é que toda citação no plural masculino no Alcorão abrange tanto os crentes como as crentes". Portanto, o testemunho da mulher é inteira e válida em todas as situações.

 b) O testemunho de uma mulher é preferível ao testemunho dos homens nas questões relacionadas às mulheres apenas. O Rassulullah (S) aceitou o testemunho o testemunho de uma mulher e agiu conforme ela. O Bukhári realtou que Ucba Ibn Al Háris casou com Ummu Ya’i, filha de Aháb. Uma mulher apareceu e disse: “Eu fui nutriz de ambos.” Ele perguntou ao Profeta (S) se podia casar com ela e ele disse: “Como pode se foi dito aquilo?” Ucba a rejeitou e ela casou com outro. Para os hanbalitas aquilo que os homens não tem experiência é aceito o testemunho de uma mulher justa. Isso foi dito por Ibn Cudáma Al Macdissi, um dos importantes jurisprudentes muçulmanos. Nesse caso, o testemunho de uma só mulher é aceito e não se aceita o testemunho de homens, porque ele não está envolvido com a amamentação, o parto, as coisas ilícitas dentro do casamento, etc.

 c) Quanto ao versículo da dívida na Surata Al Bacará, o versículo fala do ser testemunha e não do testemunho. O testemunho é a confirmação e a recordação do ato e, por isso, o testemunho do homem e da mulher são iguais. O juiz não diferencia entre a mulher e o homem. O testemunho é prestado perante os juízes. Por isso, o juiz sentencia com o testemunho de uma só mulher, bem como com o testemunho de mulheres sem a presença dos homens. Ibn Al Qaiyem, que Allah tenha misericórdia dele, disse que o testemunho é uma espécie de confirmação. Porque, então o testemunho de duas mulheres? Allah, exaltado seja, disse: “... se uma delas se esquecer, a outra a recordará”. Isso é normal na mulher porque não da sua especialidade as transações financeiras e comerciais. Por isso, a sua memória enfraquece nessas questões. Não é verdade que isso significa falha na mente da m,ulher, porque o versículo orienta para a necessidade de se agir para consolidar os contratos. Isso foi esclarecido por muitos sábios muçulmanos, antigos e modernos, como Ibn Al Qaiyem, Ibn Taimiya, o Cheikh Muhammad Abda, o Cheikh Muhammad Chaltut, o antigo cheikh do Al Azhar. Todos confirmaram o mesmo significado. A probabilidade maior nas questões das mulheres é que estão afastadas das coisas comerciais. Por isso, é necessário o testemunho de mais de uma mulher na hora de prestar testemunho para que não haja margem para o esquecimento.

 Finalmente, Ibn Al Qaiyem, que Allah tenha misericórdia dele, citou as palavras de Allah: “... para que sejais testemunhas da humanidade, assim como o Mensageiro o será para vós” (2:143). A mulher é igual ao homem quanto a serem testemunhas, de acordo com a Lei Islâmica e a Sunna Profética. A mulher é igual ao homem na narração da tradição a respeito do testemunho do Rassulullah (S): “Se for um caso de consenso dos sábios, e narrado pela tradição profética uma geração após a outra.” Como é aceito o testemunho da mulher pelo Rassulullah e não seja aceito por uma das pessoas? A mulher justa é igual ao homem na veracidade, na confiança e na religiosidade.” (Kitab Atturuk Al Hiqmiya, de Ibn Al Qaiyem).

 Peço a que nos conceda o sucesso e afaste de nós todo o mal. Que Allah abençoe a todos. 


               21 de Rabi’ II 1430 – 17/04/2009 
               Sheikh.Khaled Taky El Din
               www.takydin.net

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