segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A Fé e as Suas Influências

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.Louvado seja Allah. Nós O louvamos, de forma que manifesta a Magnificência de Seu Rosto e a grandeza de Sua Soberania. Nós O louvamos para satisfazê-Lo, pelo Islam, pela fé, por toda dádiva que nos concedeu, tanto manifesta como ocultamente. “E se contardes as mercês de Allah, não podereis enumerá-las. Sabei que o homem é injusto e ingrato por excelência.” (14:34). Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Prestamos testemunho de que Muhammad é Seu servo e mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Caros irmãos: Saúdo a todos com a saudação islâmica. Bem aventurados sejam e que os seus atos sejam benéficos, e que o Paraíso seja o seu e o nosso destino.

Allah criou o ser humano de um punhado de terra e de um sopro de Seu Espírito. Se o ser humano se elevar com o seu espírito atingirá a posição dos anjos. Se seguir os seus instintos e negar o seu Criador e Senhor, descerá para o mais ínfimo dos graus. Por isso, Allah, Ta’ála, diz: “Não criei os gênios e os humanos a não ser para adorarem-Me.”

A fé é a crença, ou seja, o que o coração humano estiver comprometido com o bem e a luz. A fé, portanto, é uma questão íntima no coração humano cuja influência se reflete na conduta do ser humano, em suas declarações, e seus atos. Por isso, alguns sábios disseram: “A fé constitui em crença com o coração, confissão com a língua, e com o agir de acordo com os pilares.” Essas palavras confirmam o que o Rassulullah (S) disse: “A fé é o que se fixa no coração e é confirmado pelos atos.”

A fé é o mais importante ato do ser humano. O Rassulullah (S) foi perguntado qual é o melhor dos atos. Ele respondeu: “A fé em Allah e no Rassulullah.”

Quanto mais cresce a fé, mais nos conscientizamos de Allah e atuamos a favor de Sua religião. É o caráter que embeleza a pessoa. Por isso, alguns sábios disseram: “A fé é o caráter. Quem melhorar o seu caráter melhorará a sua fé.”

A fé pode aumentar e diminuir. Aumenta com a obediência a Allah e diminui com a desobediência a Ele. Por isso, é dever do crente agir sempre para aumentar a sua fé. Allah, Ta’ála, diz: “... para acrescentar fé à sua fé.” (48:4). E diz: “Quanto àqueles que se orientam, Ele lhes aumenta a orientação e lhes concede piedade.” (47:17).

A fé constitui em graus e ramificações. O Rassulullah (S) disse: “A fé constitui em setenta e poucas ramificações. A mais elevada é o afirmar que não há outra divindade além de Allah, e a mais ínfima é tirar as coisas prejudiciais do caminho. Fiquem sabendo que o pudor é uma ramificação da fé.”

A fé é amar a Allah. Ele diz: “Os crentes só amam fervorosamente a Allah.” (2:165). A esse respeito, o Rassulullah (S), disse: “Há três qualidades; e quem as tiver, testará o sabor da fé: a primeira é a de quem ama a Allah e Seu Mensageiro acima de tudo; a segunda é a de quem ama aos outros por amor a Allah; e a terceira é a daquele que abomina retornar à incredulidade, depois de Allah tê-lo resgatado dela, pois ele abomina ser arrojado no Inferno.”

Caros irmãos: Vamos falar da fé, de seu significado e de sua influência por várias vezes. É uma das mais importantes questões relacionada à educação dos nossos filhos, porque a primeira coisa que fazemos com o recém-nascido é pronunciar o testemunho da unicidade de Allah, fazendo o azan no seu ouvido direito e pronunciarmos a icáma da oração no seu ouvido esquerdo. Da mesma forma, as últimas palavras de quem está para dar o último sopro são: “Não há outra divindade além de Allah, Muhammad é o Rassulullah”. O Rassulullah (S) disse: “Aquele cujas últimas palavras forem ‘não há outra divindade além de Allah’ ingressará no Paraíso.”

Portanto, a fé é a coisa mais sublime que o homem possui nesta vida. É a sua abençoada viagem desde o seu nascimento até encontrar a Allah. Com ela ele alcança a satisfação de Allah, glorificado seja. Allah, Ta’ála, diz: “Allah se comprazerá com eles e eles se comprazerão n'Ele.” (5:119).

Que Allah esteja satisfeito conosco, que nos aceite dentre os Seus servos benevolentes. Peço a Allah que nos conceda a dádiva da fé e que expanda os nossos peitos para recordá-Lo. Que Allah os abençoe.

Wassalamu Alaikom warhmatulláhi wabarakátoh. 


             Mesquita de Guarulhos
             4 de Jumada I, 1429 – 9/05/2008
             Sheikh Khaled Rezk Taky El Din


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário