terça-feira, 5 de julho de 2016

Mês Sagrado de Ramadan Eid al fitr 2/2

Eid al fitr

1. A Comemoração:

A comemoração do eid al fitr feita pelos pais e pelas criança mais velhas, que não cumpriram com suas obrigações quanto ao jejuarem por todo o mês de Ramadan, é uma farsa (a menos, é claro, que haja alguma razão válida para a isenção ou permissão de adiarem o jejum).

2. A oração do eid:

O comparecimento a essa oração deverá ser o ponto alto do dia, sendo que a família deverá comparecer junta (de acordo com um hadith íntegro, as moças e as mulheres menstruadas deverão também comparecer, mas não poderão realizar a oração). Caso a oração de eid não seja observada nas vizinhanças, a família deverá atendê-la no local mais próximo a ela, mesmo que tenha que viajar por uma distância longa.

3. Zakat al fitr:

A oração de eid al fitr não será aceita por Deus, a menos que a obrigação do zakat al fitr tenha sido cumprida por todos os membros da família, anteriormente à oração da eid. As crianças deverão estar cientes de que essa obrigação tenha sido cumprida, e deverão ser incentivadas a contribuir com ela, do seu próprio dinheiro, se possível. A quantia do zakat al fitr é, correntemente, entre R$5,00 e R$10,00 por membro da família, independentemente da idade. Se possível, a família deverá ainda realizar alguns atos voluntários de caridade, nessa ocasião, como tem sido feito nos países muçulmanos, nos quais as crianças também participam.

4. Espírito fraternal:

A oração de eid cria um laço especial de fraternidade, e todo ressentimento e toda má vontade contra o camarada muçulmano são eliminados e passados a limpo, nesse tempo; as crianças deverão estar cientes desse aspecto da ocasião.

5. Espíritos festivos:

Ambas os eid(s) deverão ser considerados como festivais, os quais são tão importantes, que as crianças não vão às escolas. (Se for necessária uma permissão para a ausência por causa de uma comemoração religiosa, ela poderá ser facilmente obtida das autoridades escolares, que deverão estar conscientes das ocasiões em que as crianças muçulmanas, de todo o sistema escolar, comemoram.) Tradicionalmente, tanto o eid al fitr como o eid al adha, e os dois dias que as seguem, são passados a se visitar, a se receber visitas de outros muçulmanos,  a se festejar, a se estar junto com parentes muçulmanos e amigos. Esses são os aspectos mais diletantes e especiais do eid. São os que irão cair no gosto das crianças, e que fixarão o eid para sempre nas suas mentes como os dias mais memoráveis da sua infância.

Novas roupas e novos presentes:

As crianças deverão ter roupas novas ou, pelos menos, roupas limpas no dia do eid. Os presentes consistindo de roupas, jóias, brinquedos, livros, dinheiro etc., deverão ser dados às crianças, para que se faça do eid um dia ainda mais especial; é claro, elas irão querer usar as suas coisas novas na ocasião. Contudo, uma precaução deverá ser tomada aqui: que os pais não devam obsequiar seus filhos com mais presentes do que possam ser bons para eles, num esforço de fazerem com que o eid entre em competição com o natal. Esse não é o nosso intento, como muçulmanos que somos; como de fato, isso seria inteiramente contrário à nossa meta. Os eid (s) são, em primeiro lugar, ocasiões para a lembrança de Deus, e para o sentimento do júbilo que advém do cumprimento das nossas obrigações para com Ele. Jamais se deverá permitir que esses festivais se transformem em ocasiões para a auto-indulgência, em comelância e bebedeira, ou em dar e receber presentes desnecessários ou extravagantes, tanto entre crianças como entre adultos. Os pequenos presentes, dados com um espírito amoroso, são mais perduráveis para qualquer criança que não tenha sido tornada viciada pelos hábitos extravagantes. Todavia, para as crianças mais velhas, o eid deverá ser a ocasião de lhes ser dado algo que seus pais comumente não lhes comprariam, e que elas o quiseram por muito tempo.

Cuidar e Compartilhar é o Terceiro Pilar do Islam = Z A K A T

Instituições Econômicas

A comunidade islâmica é uma instituição prática e desveladora. Ela reconhece o valor do bem-estar material, e o fato de que as pessoas naturalmente necessitam umas das outras. O principal instrumento para se assegurar o desvelo e uma comunidade saudável é a instituição do zakat.

O zakat  e o Bem-estar Social  

Enquanto os humanos forem humanos e tiverem diferenciações de capacidades e motivações quanto às ações econômicas, sempre haverá alguém que será pobre. Deveras, a maioria da humanidade, agora, é afligida pela pobreza.

Todo ser humano porta a divina amána, ou a confiabilidade de transformar os elementos da natureza em fontes de nutrição e conforto, de sabedoria e beleza, de eficiência e deleite, para si e para os outros.

Imbuído nessa amána ou confiabilidade, está a obrigação, daqueles que têm sido agraciados com riquezas e meios, de investirem, dos seus bens, naqueles que estiverem em estado de privação e de miséria. O Islam ensina às pessoas que os pobres e os desprovidos têm um "foro" ou um "direito" quanto à riqueza do abastado (Alc. 70:24-25), e exorta com constância os ricos a cumprirem com essa obrigação. Nesse consenso, os ricos necessitam dos pobres. Se eles não satisfizerem os "direitos" destes, serão chamados a prestar contas.

Conquanto a sadaqa ou caridade voluntária seja incentivada e o seu escopo seja de tal modo estendido que mesmo os pobres possam oferecer a sua sadaqa (na forma de um sorriso, por exemplo), o Islam estabeleceu a instituição do zakat, para fazer da preocupação com os pobres um dever compulsório e permanente.

O zakat consiste de uma contribuição anual de dois e meio por cento do rendimento da pessoa, da sua "riqueza apropriada", para o bem-estar público. Ele é da incumbência de adultos e menores de idade, de homens e mulheres, de vivos e mortos. Após pagarem-se as dívidas, o zakat é deduzido da herança de qualquer muçulmano falecido.

A "riqueza apropriada" exclui as dívidas e os compromissos, as utilidades domésticas (menos as jóias) requeridas para se viver; e as terras, os edifícios, e o capital financeiro embutido nisso, ou para a produção. O zakat deverá ser quanto ao rendimento do ano corrente, bem como às economias acumuladas no passado sobre todos os sortimentos.

A lei islâmica dá poderes ao Estado Islâmico ou à comunidade islâmica para que cobre o zakat, e que preste conta distinta disso, em separado do fundo do tesouro estatal.

Os fundos do zakat deverão ser gastos com as oito categorias especificadas no Alcorão, a saber: com os pobres e os destituídos, com os viajantes, os falidos, os convertidos necessitados, os cativos, os cobradores do zakat, e na causa de Deus.

Os Benefícios do Zakat

1. Tratando-se de um dever religioso, ele oferece ao que dá a satisfação interior do dever cumprido. Os fundos com os quais o zakat é pago proporcionam satisfação e recompensa, neste mundo e no outro; os fundos com os quais o zakat não é pago irão proporcionar sofrimento e punição, neste mundo e no outro. A própria palavra zakat significa "adoçamento", e implica em que os fundos nos quais o zakat não é pago são "amargos". A palavra zakat significa ainda "purificação".

2. O zakat, instituído para o bem-estar social e para a solidariedade, elimina as barreiras econômicas e de classe, a animosidade entre as classes e os ódios; elimina ainda a arrogância da parte de quem dá, e a humilhação da parte de quem recebe.

3. A necessidade de se pagar o zakat atua como um estímulo ao investimento do rendimento em empreendimentos produtivos, porque os capitais que iriam ficar parados iriam diminuir progressivamente devido à arrecadação do zakat. Investidos na produção, eles ir-se-ão juntar à riqueza da sociedade, e poderão ajudar na criação de novos empregos. O zakat tem também o significado básico de "crescimento"; a riqueza cresce com o desembolsamento e investimento.

4. O zakat é um grande promotor da circulação da riqueza por toda a sociedade, sendo uma das principais facetas de qualquer economia de bens. O Alcorão condena o acúmulo e a circulação da riqueza somente nas mãos dos ricos.  

Os Prós e os Contras do Zakat

A paga do zakat torna-se obrigatória a todos os muçulmanos e muçulmanas, sadios e adultos, sempre que haja uma atividade econômica que resulte no aumento da riqueza deles ou delas. As seguintes categorias de produção, lucro, investimento e poupança estarão sujeitas ao zakat:

1. O dinheiro em espécie, os investimentos, a comida, as mercadorias, as jóias, o ouro e a prata, guardados no inventário de todo um ano, e acima de um certo valor definido como nisab.

2. Os negócios de puro lucro econômico.

3. As heranças, para todo o sempre.

4. Para os produtos das terras, a taxa será de um décimo da produção das terras não irrigadas e não desenvolvidas, e de um vigésimo da produção das terras irrigadas e desenvolvidas.

A taxa do zakat e a quantia do nisab deverão ser decididas pelo Estado Islâmico, levando-se em consideração os padrões de vida prevalecentes e os riscos, e as incertezas quanto aos diferentes modos de produção.

Para os artigos incluídos na categoria 1, a taxa do zakat será de 2,5  por cento sobre a quantia que for maior do que o nisab.

Se os itens individuais da categoria 1 não estiverem acima do nisab, mas o valor combinado de todos os itens forem mais do que o estipulado pelo nisab, então a paga do zakat será obrigatória.

Deve ser lembrado que essas taxas do zakat são mínimas, e que os muçulmanos foram exortados, mais e mais, por Deus e o Seu Profeta Muhammad , a pagarem tanto quanto pudessem, após estarem satisfeitas as suas legítimas necessidades.

Os Que Merecem o Zakat:

O Alcorão Sagrado descreve as oito categorias seguintes que estão sujeitas a receber o zakat:

1. Os fuqará – indivíduos que têm algum dinheiro, mas não o bastante para lhes suprir as necessidades. Vivem em circunstâncias precárias, mas não pedem ajuda.

2. Os massákin – indivíduos muito miseráveis, que não têm nada com que comprar comida, roupa e adquirir abrigo.

3. Os ámilin – os cobradores do zakat.

4. Os muallafat al qulub – (Aqueles cujos corações têm de ser reconciliados.) Esses compreendem os novos muçulmanos, para serem afirmados no Islam. Compreendem também aqueles aos quais é preciso dar-se o zakat para se lhes conquistar os corações.

5. A fir riqáb (emancipação de escravos) – A qualquer pessoa que desejar livrar-se dos grilhões da escravidão deverá ser dada uma parcela do zakat, para que possa pagar pela sua categoria (as pessoas que são presas por não pagarem as multas).

6. Os al ghárimin – indivíduos que estejam endividados, cujas dívidas sejam mais do que os ativos, tanto que, após pagarem as dívidas, os bens restantes irão ser menos do que o estabelecido pelo nisab.

7. Pela causa de Deus fi sabilillah – Essa é uma palavra comum usada para todos os bons feitos, mas, no caso do zakat, significa prestar ajuda a um esforço em servir o Islam, tal como a sua propagação e a do jihad, etc..

8. Os ibn al sabil (viajantes) – os viajantes com precisão de dinheiro, quando em viagem,  são candidatos ao zakat.

Pontos Essenciais:

1. Uma pessoa qualificada para pagar zakat não estará apta a receber dele.

2. Não será permitida a paga dele para o marido, para a esposa, para os pais, para os avós, para os filhos e netos.

3. O uso do fundo do zakat não será permitido na construção de mesquitas.

4. Será preferível que se pague zakat para os parentes merecedores.

5. O Pecúlio de zakat deverá ser gasto com os habitantes pobres da mesma comunidade, a não ser que haja uma calamidade em outras partes do país ou do mundo.

6. O zakat deverá ser dado a qualquer um que se qualifique para o receber, como assistência ou dádiva, sem lhe dizer que se trata do zakat.

7. Todos os artigos de uso doméstico e todas as propriedades dadas em aluguel estarão isentas do zakat.

8. O dinheiro do zakat de um determinado ano poderá ser gasto durante esse mesmo ano, adiantadamente, ou a prestação.

A Cobrança do Zakat:

No Estado Islâmico, é da responsabilidade desse Estado a cobrança e distribuição do zakat. O Profeta Muhammad  disse: "Eu tenho mandado cobrar dos ricos o zakat e distribuí-lo aos pobres dentre vós." No nosso caso, em que o Estado Islâmico não existe, ou no caso de uma sociedade não islâmica, a organização local de muçulmanos deverá fazer os arranjos para a cobrança e distribuição do zakat. Onde quer que esses arranjos existam, todos os muçulmanos deverão pagar zakat para essa organização, e se conformar com as taxas e as quantias estipuladas pelo nisab que for decidido pela organização. 

Alcorão, Um Milagre de Eterna Sabedoria

Este é o mês de Ramadan, em que o Alcorão Sagrado foi enviado como diretriz para a humanidade.

O Alcorão foi enviado para um vasto número de leitores, mas somente os de conduta reta poderão beneficiar-se dele.

"Eis o Livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus" (muttaqín – aqueles que têm taqwa – Alc., 2:2). As pessoas alheadas, que não têm nenhum senso de responsabilidade, não poderão ter a diretriz do Alcorão.

O Alcorão não apenas oferece diretriz para aqueles que têm conduta reta, mas também incentiva o bom comportamento àqueles que não têm. Contudo, para tirar proveito do Alcorão, a gente terá que entender versículo por versículo, Surata por Surata.

Sinais Claros de Diretriz

Os versículos do Alcorão são sinais claros da diretriz traçada por Deus. Esses sinais estão em todos os lugares, para as pessoas que pensam (ver 2:164).

Isso, no entanto, não implica em que os significados dos versículos alcorânicos não poderão ser claros para todos, mesmo para aqueles que não se esforçam por compreendê-los. Um livro de infinita sabedoria, como o é o Alcorão, deve ser lido e relido, para que a pessoa apreenda os ocultos tesouros de significado. Ele deverá ser estudado com o melhor dos estados mental e espiritual.

O Alcorão faz da umma muçulmana uma comunidade de colegas estudiosos que se auxiliam mutuamente na compreensão da obra-de-arte. O desenvolvimento intelectual da ummah é o resultado do estudo coletivo do Alcorão. 201

A mensagem do Alcorão é eterna, embora o nosso progresso em compreendê-lo se dê por meio de uma progressão avolutiva. Porém, para desenvolvermos uma verdadeira compreensão quanto ao Alcorão devemos lê-lo como um todo, não como uma parte. Deverá ser evitado o citar-se algo do Alcorão sem a compreensão do seu verdadeiro significado e as suas aplicações.

O mês de Ramadan oferece uma excelente chance, tanto para se ler como para se entender os significados dos versículos do Alcorão.

Durante o mês de Ramadan, as orações noturnas (tarawih) também nos habilitam a recitarmos o Alcorão e a ouvirmos outros recitarem. Nos 30 dias desse mês fazemos o que muitos de nós não fazem durante todo o ano: a recitação de todo o Alcorão.

Os versículos do Alcorão nos abrem os olhos. Eles nos tiram das trevas e nos levam para a luz. Eles dizem para as pessoas quem são elas, onde estão, e qual é a relação delas com o seu Senhor.

Além de tudo, os versículos alcorânicos fazem-nos distinguir o certo do errado. Criam em nós a capacidade de fazermos um correto julgamento moral. Na verdade, a capacidade de distinguir o certo do errado e do falso é inata na consciência humana (91:8). Porém, da maneira com que as forças satânicas racionalizam os crimes e pecados, as pessoas se tornam confusas. (Ver 6:37, 43 e 35:8.) O Livro divino extirpa essas confusões e ajuda as pessoas a verem a verdade.

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