segunda-feira, 27 de junho de 2016

Movimentos de reforma Islâmicos na África Ocidental

Movimentos de reforma islâmicos na África Ocidental Após o Pacto de Islão entre os muçulmanos no Oeste da Africa , e depois se espalhou entre eles os mitos e modismos Diversificada e delírios, e porque Deus  manteve sua religião, ele foi enviado a partir renovada religião neste país, e através de um número de movimentos islâmicos , liderado por um número de cientistas Mujahideen.

O movimento de reforma Fula

1. Jihad Othman bin Fode:

Sheikh Othman Al Fode provavelmente nasceu no domingo, o último dia do Safar 1168 AH, correspondendo a 15 de Dezembro (janeiro) de 1.754 m, e o nome de Foday que ficou famosa por seu pai significa linguagem Alfolanyen Faqih, foram nasceu na aldeia de rendimento, a área de Gober, do norte do país, conhecido Hausa.

Sheikh Osman cresceu em pedra e religião boa, teve um grande mérito em direcionar a ciência ea religião, que Oola uma vez que era o sonho, Deus, que abriu as conquistas da metafísica, e acendeu seu coração pela fé, percebi que as pessoas estavam sofrendo de tragédias e hipnotizado, como resultado da regra de equívocos e os efeitos da ignorância mal-intencionado, o trabalho consciente e determinação para mudar este fato, Deus abriu as mãos em um país grande e muitos povos, e fundou seu movimento, que é os seus efeitos permanecem até o presente momento.

O mais importante de seus professores em todos os foi Sheikh Jibril, que fez o seu dever para com seu aluno duas vezes; em primeiro lugar quando ele apresentou ao Sheikh ciências úteis contribuíram para a formação do caráter científico e político, eo segundo, quando ele foi prometido primeira lealdade a jihad para espalhar o Islão na região, e admitiu-o para o mandato, e segurando a bandeira. Em contraste, menos Sheikh não foi nomeado tutor! Ele estava ecoando permanentemente esta casa de cabelo:

Isso foi dito em boa conjectura que Qila *** Vemojh Eu sou de ondas Ghebrela

Em meio a condições de ideias, costumes e tradições da ignorância Sheikh Othman bin Fode começou seu trabalho duro e difícil na chamada para Deus, onde ele governa a sociedade um conjunto de reis e príncipes que Attaahnoun o direito de soberania, e eles estão lutando no chão, e os meios de subsistência, e a escravização do povo, tem a África testemunhou subsaariana  da era monarquia absoluta, e Tillsa custou a vida de muitas crianças, e a soberania de ideias tribais que não o campo-los para a unidade entre as tribos sem um vencedor e um perdedor, anéis tribais assim que a competição continue sem interrupção, com a regra de acompanhamento de mentalidade guerra que colocou grandes segmentos da sociedade no Departamento de vulnerabilidade, bem como a situação tribal que não foi capaz de reunir um estado unitário pode unir toda a região sob uma bandeira e um idioma, e as metas de uma, e, portanto, pode produzir um estado mais avançado do que era, e foi estes reis em religiões pagãs ficam restos ainda ainda hoje essa lista, através das chamadas religiões animistas tradicionais.

Em tais circunstâncias , Shaykh Ibn Fode começou o seu trabalho, onde ele tomou sobre si mesmo para libertar seu povo de a regra de idéias ignorância subdesenvolvidos e de controlo dos sultões da tarefa poderosa, o que levou à criação de um Estado islâmico durou mais de uma cem anos naquele país distante para o centro islâmico do estado, e sem qualquer interferência externa [1] .

Nós Sheikh Othman bin Departamento Fode misericórdia de Deus em seu livro (kernels Noor) a população do país (Hausa) em três seções principais:

Seção I : obras de atos de Islam, não mostra-lhe algo de um trabalho de descrença, nem ouvir qualquer coisa a partir dele , o que é contrário ao Islã, e confirmou a doutrina de que tipo de pessoas.

Seção II : Makhlt: Funciona atos de Islam, e mostra o trabalho de descrença, ouviu o ditado era contrário ao Islã, foi condenado nesses infiéis.

Seção III : os únicos que não fizeram Ahmoa cheiro do Islã, os Kfar próprio nome, não sendo condenado Islam [2] .

Sheikh começou a sua missão em forma de terno, que ele chamou em seu paradigma (Jihad verbal), foi palco de convite e orientação, e elevar o nível geral da educação e do nível geral de consciência social, que enviou cartas a todos os segmentos da sociedade, convidando-os a Deus, explicando a importância do Islã no renascimento a nação e para a salvação dos problemas vividos pelo realismo.

Othman bin Fode tem centrado a sua estilo através deste estágio no uso de dois elementos importantes: a primeira com foco no tema das mulheres no modelo islâmico, a diferença entre ele e as mulheres modelo caipira pré-islâmica, tem contribuído para um monte de mulheres muçulmanas no movimento de avanço liderado pelo Sheikh Othman, também formou este problema um grande desafio para as ideias prevalecentes, convidando as mulheres para a libertação da escravidão verdadeira experiente em função da situação prevalecente.

Ele também adotou o uso da poesia e da forma popular despertado religiosa conhecida naquele país e caro ao coração, foi Sheikh criativo-autor de uma grande quantidade de poemas e versos dos idiomas locais de luxo garantidos morais, científicas e indicativos, foram esses poemas se espalham como (Wildfire), movimentos pregadores sunitas ao ano, e ainda muitos deles preservado até agora, especialmente se nós sabemos que a cultura Africano é uma cultura de preservação, e não a gravação da cultura.

Até 1803, ou cerca de esta fase durou de 1774, 30 anos de advocacia e construção do movimento exata dos pregadores e o denunciante, morais, intelectuais e desafio social para a sociedade existente, mas sem confronto direto, mas o conhecia naquele momento sua ênfase sobre os pregadores para não entrar em qualquer confronto com os poderes dominantes.

Ele tem escrito nesta fase muita literatura valor estudos destinados, e estava viajando entre as cidades e as aldeias se transmite seus pensamentos, e terminou esta etapa para estabelecer o núcleo de discípulos e seguidores, ou o que ele chamou os alunos, a fim de difundir a imagem óbvia para o Islã, e a fim de proporcionar o melhor do modelo ortodoxo religião, expondo maus cientistas que não vimos mal realmente trabalhando para mudá-lo em qualquer forma de mudança disponível.

Na verdade, ele veio uma forte resposta à práticas Sheikh, onde as pessoas começaram a declarar a sua rejeição das ordens, que são incompatíveis com os ensinamentos do Islã, especialmente entre os jovens que consideram a força de ataque em qualquer luta acontecendo por causa de roubo e violação e pilhagem de culturas ou riqueza animal, bem como as meninas começaram a recusar o que ele acredita que se incompatível com as disposições da sagrada religião; o que levou o rei da região para exigir a saída de Sheikh temê-lo a puxar o tapete de debaixo dos seus pés, mas o Sheikh já tinha feito sua decisão de imigrar com cada grupo, e emitiu uma fatwa que foi transmitido em todas as regiões, e as notícias se mudou para cidades vizinhas, até os crentes se reuniram de todo o país estão construindo as primeiras comunidades com base na lei islâmica.

E continuou nesta fase, de 1808, e foi, sem dúvida, consolidar estágio domínio islâmico, onde o desenvolvimento do sistema administrativo avançado leva em conta o sistema islâmico, e unificou o país sob uma única bandeira, fazer árabe a língua oficial do estado, esse estado durou cerca de cem anos , até a entrada do colonialismo britânico àqueles área, quando o rei decidiu equipar um exército para lutar contra o grupo segurado , encontrando os dois exércitos e a batalha terminou a vitória do exército muçulmano, era esta batalha rodada decisiva desabou com o impacto de um grande número de exércitos e pequenos reinos, alguma luta, alguns dos los ameaçado, e , nesta fase, conhecida como jihad armada fase, tem passo crucial que não era possível para corrigir a situação sem eles, a saber , a jurar fidelidade ao líder Sheikh e imã de a lei de Deus e Seu Mensageiro [3] .

2. movimento Jihad Ahmadu Lobo na área de Massena:

Enquanto Sheikh Othman bin Fode continuar sua luta contra os governantes dos emirados Hausa, outro movimento Fullanah islâmico na área de Massena começou no rio Níger, top, liderado pelo Sheikh Ahmadou Lobo, um dos apoiantes de Sheikh Othman, o primeiro no Emirado de Joubert, foi Alfolaon se instalaram na área Massena fértil desde vários séculos, e praticada pastagem de artesanato ao lado de grupos Almandjo agrícolas, mas manteve-se à parte deles, e eles tinham as cabeças dos grupos Aldiolo, que estão confinados a seu julgamento do Fulani deles pertencentes aos mestres dos grupos Bambara em Segou, esses grupos tanto Fulani-los ou Almandnju condenar o paganismo com a exceção de alguns os poucos grupos que se converteram à religião islâmica, por causa da emergência de movimentos de reforma na área de Sokoto, ou na área de galões do Fouta.
Nesta região, o xeque Ahmadou Lobo declarou-se um príncipe dos crentes, e começou a lutar contra os grupos Bambara ou Almandnju.

Ele desceu Sheikh Ahmadou de uma das tribos Fula muçulmanos que emigraram da área de Massena, e vivia com o povo de Bambara, onde o pagão espalhadas lá, e recebeu cultura Ahmedou islâmica dos anciãos da família, e depois juntou-se tomar esse foi um dos principais centros islâmicos na África Ocidental, onde aprendeu a interpretação e jurisprudência ciência e religião diferente, em seguida, voltou para Massena para declarar a jihad; a fim de salvar os pagãos da adoração de pedras, e orientá-los para adorar a Deus sozinho.

Vista do Sheikh Ahmadou Lobo ao Movimento Jihad em Sokoto inspirou Rashad, e tomado como base para a construção do Estado islâmico, e já enviou Sheikh Ahmadou ao estado de Sokoto consolidar as relações com o Estado sucessor Mohammed Azul (1817- 1837 AD), e apesar de a ajuda Califa ele e enviado livros solicitado para orientar , mas isso Sheikh Ahmadou recusou a subordinação do Estado de Sokoto Uma vez declarado Jihad, também se recusou a pagar impostos para o califa, e continuou a inspiração do Estado da Fulani espiritual assistência, apoio e escritos de Sheikh Othman, os cientistas Sokoto em muitas de suas obras e suas organizações.

Sheikh Ahmadou Lobo começou a ensinar em 1797, e quando ele teve uma visão durante o sono em 1816 declarou a jihad, e tomou procura difundir os princípios defendidos pelo primeiro entre os jovens dentro e fora das cidades, e foi acompanhado por membros de seu clã, adicioná-lo ao pequeno grupo de muçulmanos nas áreas agrícolas.

Sheikh estabeleceu-se em um lugar chamado Rondi Siro perto da cidade de Jana, e de lá transportado para os seus discípulos, a sua chamada, e continuou a pregar ao povo, por quase vinte anos, e depois Gahr seu desafio do governador e seus seguidores, acusando-os de hábitos de exercício e tradições da pagão longe da verdadeira religião, como ele considerada uma ferramenta em nas mãos dos mestres dos governantes do Bambara, e já atacou os cientistas dentro da cidade devido à Thawnehm na aplicação da lei islâmica.

Sheikh autoridades Massena tarde, quando ele aconselhou seus seguidores a matar o filho do governante, porque ele foi assassinado por um dos seguidores de Sheikh Ahmadou, depois deste incidente forçou Sheikh Ahmadou a fugir por medo da vingança decisão e foi Sheikh com alguns seguidores para só a cidade, e impor controle sobre toda a área Siro, e o próprio título comandante dos fiéis, e até mesmo afirmou que ele últimos imãs Twelver.

E Nasser Fulani quer junto dos pagãos ou muçulmanos, e foi capaz, pouco depois de se tornar o mestre de uma área de 50.000 milhas quadradas e incluiu dentro de suas fronteiras ambas as cidades colher Tmbact, também tomaram a cidade Konare, depois de uma luta amarga com o governador, e nesta cidade, que fica na praia à direita construtor rio fundada em 1815, a cidade (Hamdallah); estar presente para o Estado ea capital do Estado islâmico do Massena, e envolta em uma enorme parede, a anexação de algumas propriedades agrícolas dedicadas aos clérigos, acadêmicos e outros muçulmanos.

O Sheikh Ahmadou aplicar os princípios da lei islâmica em seu estado, ele estabeleceu uma casa para o dinheiro, e estabeleceu um regime militar para defender as fronteiras do estado, e príncipes designados nos diferentes emirados, e do Departamento de capitais , "Hamad" em sete distritos, supervisiona todos os bairros dos bairros juiz e foi nomeado Chief Justice em cima de esses governantes, mas para o sistema político de governo tem Sheikh Ahmadou contou com quarenta Conselho , que é dirigido por um famoso cientistas, e apesar do fato de que Sheikh Ahmadou ocupou o título de Comandante do fiel, mas ele era um membro da do Conselho, e foi um delegado muitos dos seus poderes para seus colegas do conselho quarenta [4] .

3. O movimento islâmico Jihad na área Altkror:

movimentos Jihad se espalhar para outras áreas do oeste do continente, onde ele foi capaz jihad Hadj Omar Fulani transferido para o país de Senegal, uma região que tinha sido inscrito na religião muçulmana, e sabia os princípios de habitantes religião dias atrás Abdullah ibn Yassin, e as pessoas sinceras de Senegal para a sua chamada, e participou na luta, e absorveu a civilização árabe-islâmica, e fiel no desempenho dos ritos religiosos; por isso, não foi surpresa que aparece nesta região e naqueles homem do solo arável Mujahid outras pessoas chamando a aderir aos princípios do Islã, o homem é El Hadj Omar bin Said, que nasceu na aldeia de Halouar perto Bodor na fronteira senegalesa da Mauritânia, a leste da cidade de San Luis e no ano de 1797, e foi El Hadj Omar é o quarto filho de Sheikh Saeed, pertence a uma das famílias que resistiram pagã nesta região, como resistiu a colonização européia.

Em 1838, El Hadj Omar movido para a área Massena, permaneceu algum tempo à luz do seu governante, o Sheikh  Ahmadou Lobo, mas quando ele foi para Ségou autoridades expulsos de lá, Farahl para a área Kandjab, em seguida, mudou-se para a área (foi), onde sete anos continuou a pregar e ensinar-lhes os princípios da religião islâmica.

El Hadj Omar finalmente se estabeleceu em Dnjor na confluência do galão Rio Fouta com BAMCO e rio Bondo, e passou período Hadj Omar desde 1845 até 1850 para fortalecer estado, ele construiu uma fortaleza em Dnjor, ea partir daí começaram a declarar a jihad contra os pagãos, e começou a invadir o emirado de Bambara na Carta, ele foi capaz de infligir uma derrota seu exército em 1854, e assumiu as cidades mais importantes, e estava esperando para ajudá-lo autoridades Fula em Massena para lançar um ataque conjunto sobre as cidades, e o que os governantes Massena rejeitou seu apelo foi para o Ocidente para atacar alguns dos Emirados senegalês no Senegal bacia do leste, e ali conheceu as tropas francesas em 1857 e encaixado, e foi forçado a voltar para o leste.

Estou ciente de que a incursão francesa não tornaria impossível construir um Estado no rio Senegal, estava puxando para o leste para formar o núcleo do império do Reino de Bambara e Massena.

Durante os confrontos Hadj Omar com Fulani em Massena, El Hadj Omar foi morto em 1864, que está no topo da sua força, mas antes que suporta o seu império, deixando a seu filho Ahmadu Sheikh enormes responsabilidades, e os conflitos de uma família, e insurgências acontecendo, além da incursão pela França na área de Massena, e assim por diante Ahmedou Sheikh Khalifa tornou-se o império após a morte de seu pai.

Desde o início, ficou posição Ahmedou Sheikh difícil, de modo que no momento em que começou ele suporta os seus poderes em Segou, tendo a incursão francesa faz o seu caminho em direção ao seu império, e foi Ahmedou ansioso para o desenvolvimento de sistemas económicos no estado, e pretende estabelecer relações comerciais com os países vizinhos e com os franceses na bacia Senegal, com o britânico na Gâmbia e Serra Leoa; e por causa da amplitude do império foi condenado parentes partes dos quais são semi-autónoma, onde a regra de sua região irmão Ojobo Dnjor no sul, e do Estado de área Altidjani- Massena seu primo -oasmy depois de terem recuperado após a morte de El Hadj Omar em 1864.

E fornecer os franceses na Bacia do Níger até Sai da cidade e de lá para Bossa, resultando em uma colisão com os britânicos, que estavam apoiando sua influência na Nigéria, e começou uma série de negociações entre os dois países para dividir essa região.

Assim império Hadj Omar terminou no país Altokolor Tendo alcançado esta grande vitória, e depois que ele conseguiu fortalecer a unidade entre a Associação de seguidores que pertencem a tribos diferentes, mas não o francês colonial-Haj Omar conseguiu estabelecer um estado islâmico na África.

Se olharmos para este império , descobrimos que ele construiu um império mais centralizado islâmica para o império Fulani em Sokoto, ou o Estado de Sheikh Ahmadou Lobo na a área de Massena, este império foi formada em uma área conhecida século atrás, em vez de o ataque contra os governantes muçulmanos porque Thawnehm o aplicava a lei islâmica, e que foi El Hadj Omar ter abraçado os princípios de Tidjani, o mais recente do método Qadiriya perseguido por cada um o Sheikh Othman e Ahmed Ben Foday Lobo [5] .


[1] Jornal da consciência islâmica, história 2006/12/23 M, N ° (493), o link:

http://alwaei.com/topics/current/article.php?issue=498&sdd=1284

[2] Ahmed Mohamed Kanye: Islamic Jihad na África Ocidental , p . 73.

[3] Jornal da consciência islâmica, história 23/12/2006 M, N ° (493), o link:

http://alwaei.com/topics/current/article.php?issue=498&sdd=1284

[4] d. Abdullah Ibrahim Abdel Razek: a disseminação do Islã na África Ocidental p 43,44.

[5] Ibid S47-51.

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