Astronomia, para os muçulmanos, foi relacionado a muitos dos seus ritos religiosos, por isso surgiu a necessidade de estudar a perceber tempos de oração de acordo com a localização geográfica e da estação.Bem como determinar a direção do Qiblah [direção que é dirigida para a oração muçulmana] e seguir o movimento da lua, para perceber o início de jejum, Hajj [Hajj], etc.
Além disso, há muitos versos que cuidam da astronomia e do universo que rodeia homem com todos os seus detalhes. Eles também incentivar os muçulmanos a refletir sobre o reino dos céus e da terra; Allah diz [interpretação do significado]:
{ E um sinal [que a evidência poder divino] é a noite acontece a-dia, e depois à esquerda no escuro. E o Sol orbita como ele foi nomeado; este é um decreto do Todo-Poderoso, Onisciente. E Nós decretou-lhe as fases da lua, até que [diminui e] parece um ramo de palmeira seca [então vai para crescer novamente]. Não é possível alterar o seu curso Sun [aparecendo na noite] e, assim, alcançar a lua, nem a noite ultrapassar o dia; Eles todos flutuador , cada um em uma órbita. } [1].
{ É Ele quem fez o Sol tinha a sua própria luz e determinou que a lua reflete a luz em diferentes fases de modo que você pode calcular o número de anos e meses. Allah não criou este mas com um fim justo e verdadeiro; e esclarece as indicações para aqueles que entendem. Na alternância de dia e noite e que Deus criou nos céus e na terra, há sinais para os piedosos. } [2].
Não só isso, mas o Alcorão vai mais longe do que isso; como mencionado certos planetas e as estrelas com seus próprios nomes. Isso, o que Allah diz [interpretação do significado]:
{ Juro pelo céu da noite e as estrelas, E o que vai fazer você sabe quais são as estrelas da noite? São as estrelas que irradiam na noite. } [3 ].
{ Ele é o Senhor de Sirius [estrela que adoravam alguns árabe] } [4].
{ Ele é o Senhor de Sirius [estrela que adoravam alguns árabe] } [4].
Além disso, o Alcorão menciona fatos científicos que ninguém pode compreender ou tentativa de interpretar, se você não tem um extenso conhecimento da astronomia; o que implicou um interesse e cuidado especial por cientistas muçulmanos.
No entanto, os muçulmanos no início do desenvolvimento da astronomia, olhou para o que eles conseguiram os cientistas das civilizações anteriores; Então, primeiro eles traduziram os livros astronômicos escritos pelos gregos, caldeus, assírios, persas e indianos. Os primeiros cientistas muçulmanos traduzidos, foi nomeado livro (Mafatih An-nujum) atribuída a Hermes [5], o sábio. Bem, isso foi traduzido do grego para o árabe no final do Califado Omíada. Também livros astronômicos importantes traduzido do grego, o livro chamado Almagesto atribuída a Ptolomeu na ciência da astronomia e movimentos das estrelas, e que teve lugar na era Abbasid. [6].
Na era Abbasid, destacaram três pessoas conhecidas por serem filhos de Musa ibn Shakir, que era um astrônomo na corte do califa Mamun. Então, quando ele morreu, o califa era responsável por cuidar de seus filhos, desde crianças. Em seguida, ele passou sua astrônomo responsabilidade Yahia ibn Abi Mansur; até que os filhos crescem, Al Khwarizmi corrigiu os erros de Ptolomeu do seu lugar na Casa da Sabedoria, em Bagdá. Então, quando as crianças cresceram, entre eles estavam Muhammad ibn Musa ibn Shakir que se destacou em astronomia. astrônomos Mamun também estabeleceu sua casa no subúrbio de Bagdá maior Bâb perto de Ash-científica Shammâsiah para observar as estrelas e precisamente, e para medições impressionantes foram comparados com os outros em Jundishapur e outros fizeram três anos depois no monte Qasioun perto de Damasco. Então, os astrônomos estavam trabalhando juntos para colocar as tabelas astronômicas "provou" ou "Ma'muniah" e foi precisamente as velhas tabelas de Ptolomeu [7] para uma revisão.
Além disso, Mamun utilizado um grupo de astrônomos, entre eles estavam Muhammad ibn Musa ibn Shâkir- para observar objetos celestes e registrar os resultados dessas observações, e também para implementar as conclusões do astrônomo Ptolomeu, além de estudar do sol. Assim, com base suas pesquisas sobre a redondeza da Terra, a fim de medir o grau terrestre, observando a posição do sol de Sinjar (uma cidade no norte do Iraque) e Palmira (outra cidade ao meio Síria), ao mesmo tempo. Graças a esta observação, os astrônomos calcularam o grau terrestre por 56.66 milhas, ou seja, cerca de meia milha mais do que nossa estimativa atual. A partir destes resultados, estima que a circunferência da Terra para quase 20.000 milhas. Dado que estes astrônomos não aceitar nada menos que seja cientificamente verificar por testes e experimentos. Também adotados padrões científicos especiais para a investigação [8].
Sem dúvida, a realização real é que a civilização islâmica depois de salvar a ciência das nações anteriores e corrigir seus erros, mudou-se esta ciência da teoria à prática científica, e purificado do que árabes no Jahiliyah (tempo pré-islâmica) acreditava adivinhação e bruxaria, que coincidiu com a astrologia em nações anteriores; uma vez que a sharia (lei islâmica) anuladas e negou astrologia, também ele considerou contraditória com a crença islâmica.
A coisa mais importante confirma que é abundante construção de grandes observatórios e equipados com várias máquinas e cientistas em tempo integral, que foram espalhados por todo o mundo islâmico de ponta a ponta. Assim, para além dos observatórios Califa Mamun estabelecidos no Monte [9] Qasioun em Damasco e Ash-Shammâsiah em observatórios de Bagdá foram construídos sucessivamente em vários lados do mundo islâmico. Uma vez que os filhos de Musa ibn Shakir, estabeleceu um observatório em Bagdá, que calculou a maior largura. Houve também Maragheh observatório na Pérsia construído por Nasirud-Din At-Tusi, que era um dos mais famosos e maiores observatórios. Ele também era famoso por suas ferramentas e excelência de sua equipe precisos. É importante salientar que as observações desses observatórios, que se distinguem pela sua precisão e cientistas europeus, na época da revolta e, em seguida, contou com eles em sua pesquisa astronômica. Para além destes observatórios, havia outros como: o observatório Ibn Ash-Shatir [10] em Sham, o observatório Ad-Dînauari em Isfahan, e do observatório Alg Bik [11] em Samarkand e muitos outros [12].
Nestes observatórios, cientistas muçulmanos virou-se para ferramentas e equipamentos muito precisas e bem feito para atender fenômenos astronômicos. E muitos destes instrumentos foram inventados pelos cientistas muçulmanos que não eram conhecidos anteriormente. Além de vários tipos de instrumentos para medir o tempo [13]; Além disso, os muçulmanos usaram ferramentas feitas pelos ex-nações, como o astrolábio, que manteve seu nome grego. No entanto, os muçulmanos desenvolveram a fabricação dos mesmos vários exemplos que convinha às suas descobertas astronômicas. Então eles inventaram o esférico astrolábio e o navio como Astrolabe, e muitos museus cientistas continuam mantendo exemplos de tais astrolábios; que são usados para medir a distância entre os planetas e espaço e tempo [14].
Os muçulmanos se destacou em fazer as efemérides (Aziây) para medir objetos celestes; quais são as aplicações mais importantes de observação celeste. O Aziây será composto de mesas números matemáticos que especificam os locais dos planetas que se deslocam em suas órbitas, e as regras para saber os meses, dias e datas antes e conhecer as condições dos planetas em sua ascensão, descida, inclinações e movimentos. Estas tabelas depender de regras matemáticas precisas e leis numerais. Dos mais importantes Aziây incluem o de Ibn Yunus [15] por 'Ali ibn' Abdur-Rahman Ibn Yunus [16].
Além disso, muitos cientistas muçulmanos tornou-se famoso e se destacou nesta ciência, sendo líderes para aqueles que vieram mais tarde. Então, entre eles estava Al Fargani, cujo livro sobre astronomia seguido por uma referência para a Europa e Ásia ocidental há 700 anos [17].
Entre eles também foi o famoso Al-Battani o autor de "Azîy As-Sabi", o que causou um grande impacto sobre astronomia. Bem, foi verificado que a localização de muitas estrelas, bem como corrigiu alguns movimentos da Lua e dos planetas circulantes.Ele contradisse Ptolomeu quanto à estabilidade do afélio solar. Al-Battani também corrigiu a mesma duração do ano solar. Seu livro mencionado foi traduzido para o latim no século XII dC, e foi impresso em várias edições na Europa. Este livro é considerado uma enciclopédia astronômica. Além disso, Al-Battani tem outros livros no campo da astronomia, como (ma'rifat Matali 'An-nujum) e (ta'deel Al Kauâkib) [18].
Abdur-Rahman As-Sufi [19] é considerado o primeiro que colocou tabelas precisas para as estrelas fixas. Ele escreveu um livro sobre isso intitulado "Al Kauâkib Az-Zâbitah (planetas Fixo)", que esclareceu as estrelas fixas do ano 299 AH / 911 dC, e essas tabelas são importantes, mesmo em tempos modernos, para quem deseja pesquisar na história de alguns planetas, suas localizações e movimentos, uma vez que atraiu mais de 1.000 estrelas, e seu status científico, uma vez que o seu nome foi dado a uns poucos centros na superfície da lua. [20].
Quanto a Abu Al UAFA 'Al Buzyâni [21]; Ele descobriu uma equação para estimar o tempo de as posições da lua, que foi nomeado como a equação de velocidade. De suas mais importantes contribuições para a astronomia, é sua descoberta do desequilíbrio no movimento da lua; que levaram à expansão de ambas as ciências: astronomia e mecânica. No entanto, os historiadores continuaram a discordar sobre se Tycho Brahe [22] astrônomo dinamarquês, você é o proprietário desta descoberta ou Abu Al UAFA '. Até que foi recentemente mostrado após as investigações precisas que o terceiro desequilíbrio foi uma descoberta de Abu Al UAFA '[23].
Az-Zarqali também [24] foi o mais famoso astrônomos e matemáticos; porque ele estabelecido (o que é chamado na astronomia como) as tabelas de Toledo, Toledo referentes à Al-Andalus. E essas tabelas com base no conhecimento que ele recebeu do fundo científico como Al Jauârizmi, Ptolomeu e outros. Ele gravou nestas tabelas, os resultados de suas observações astronómicas. Ele também escreveu o livro "As-Az-Ziyîah Sahifah", que esclareceu o uso do astrolábio e inventou uma nova maneira semelhante ao astrolábio chamado As-Az-Zarqâlah Safîhah ou dispositivo. Ele foi o primeiro a apresentar provas de que o movimento (tilt) da afélio solar, em relação às estrelas fixas é 12.05 minutos, enquanto que o número real é de 12,8 minutos [25].
Além disso, Abu Al-Din Al Yusr Bahâ'ud Jarqi [26] é considerado o mais famoso dos quais foram dedicados à astronomia no século VI depois de Hijra. Ele também foi hábil em matemática e geografia. De seus livros mais famosos sobre astronomia: "At-Tabsirah" [27] e "Muntaha Al Idrak Fi Taqsim Al Aflak" [28].
Quanto à Al Badi 'Al Isturlâbi [29] (morreu em 534 AH / 1139 AD); Destacou-se na fabricação de ferramentas astronômicas. Assim, suas realizações, destacam as tabelas astronômicas que ocorreram no palácio do sultão seljúcida de Bagdá. O gravado em um livro "Az-Zîy Al Mahmudi" atribuída a Sultan Mahmud ibn Muhammad Abu Al Qasim [30].
Assim, a tese, especializada em astronomia, Ibn Ash-Shatir (morreu em 777 AH / 1375 AD) compôs, assim como as ferramentas fabricadas, seguido usada há séculos no leste e no oeste. Dos mais importantes nas realizações astronomia são: Zîy ibn Ash-Shatir (Idah Al Mugaiab Fi Al 'Amal Bi Ar-Rub' Al Muyaîab), (Risalah Fi Al Isturlâb), (Mukhtasar Fi Al 'Amal Bil Isturlâb) ( An-Naf 'Al' am Fi Al 'Amal Bi Ar-Rub' At-tam), (Nuzhat As-Sami 'Fi Al' Amal Bi Ar-Rub 'Al Yami'), (Kifayat Al Qanû 'Fi Al Amal Bi Ar-Rub 'Al Maqtû') e (Az-Zîy Al Jadid), que ele escreveu sob um pedido do califa otomano Murad I.
Além disso, Ibn Ash-Shatir apresentados exemplos astronômicos, teorias e medições que nunca tinha sido feito antes. Mas eles apareceram mais tarde, sob o nome de Copérnico. No entanto, David King [31] no ano de 1390 AH / 1970 AD, ele descobriu que muitas teorias atribuídas a Copérnico foram polonês Ibn Ash-Shatir. Três anos depois (1393 AH / 1973 AD), foram encontrados manuscritos em árabe na Polónia mostrou que Copérnico tinha consultado [32].
Em relação Bik Alg; Ela cuidou de homens de ciência e estabeleceu o maior observatório em Samarcanda da época. Um biógrafo muçulmana bombástica disse dele: "Ele era sábio, justo, capaz e ativa. Ele foi muito bem informado sobre astronomia, e também na ciência da retórica era meticuloso ". A posição dos cientistas da época, alcançou o cume. Na geometria, ele explicou as questões mais delicadas e precisas; e cosmografia, interpretou o livro de Ptolomeu. Até hoje, ela nunca se assentou no trono um rei como ele. Ele também gravou observações sobre as estrelas, em colaboração com os primeiros cientistas. Ele também fundou em Samarkand um poder que não pode ser semelhante nas sete regiões vizinhas em termos de beleza, posição e valor [33].
Além disso, durante o seu trabalho com a equipe de observação, Alg Bik poderia inovar novas máquinas. E suas observações continuaram a partir do ano (727 AH / 1327 AD) e até (839 AH / 1435 AD). Ele também deu-lhes uma Ziy completo, chamado Ziy Alg Bik ou As-Sultani, onde ele calculou as posições das estrelas com muita precisão, e também o eclipse solar e lunar. Ele também desenhou as tabelas para as estrelas fixas, os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas, e as latitudes e longitudes dos mais importantes [34] cidades islâmicas.
Quanto Ar-Raudâni Shamsud-Din Al Fasi [35] (ele morreu em 1094 AH / 1683 AD);considera-se mais tarde os cientistas muçulmanos que dependiam dos resultados dos primeiros cientistas muçulmanos em astronomia. Ele também inventou um dispositivo esférico para determinar a programação, que são pintadas círculos brancos e camuflado com desenhos de linho graxa. Ele foi adicionado outro círculo dividido em duas partes, contendo furos e cavidades do zodíaco e outras órbitas; que ela é redonda como a abaixo e pintado de verde. Foi fácil de usar e capaz de saber os horários de todos os países. Ele escreveu um tratado sobre o assunto, onde ele esclareceu como eles fizeram e como usá-lo [36].
Finalmente, e como vimos, o que muçulmanos cientistas realizado no campo da astronomia, tendo em conta a escassez de meios científicos disponíveis naqueles tempos, merece todo o respeito e estima. Além disso, o que indica que eles conseguiram mais é que muitas estrelas ainda carregam nomes árabes até hoje;como Suhail Al Mayarrah, Al Yauza 'Ad-Dub Al Kabir (Ursa Maior), Ad-As-Saguir Dub (Ursa Menor), Al Gul, As-Samt, e muitos mais.
Fonte: História do Islam
[1] [Alcorão 36: 37-40].
[2] [Alcorão 10: 5-6].
[3] [Alcorão 86: 1-3].
[4] [Corão 53:49].
[5] Hermes ingenui: um personagem grego, que é uma mistura entre a verdade eo mito.
[6] Ver: 'Ali ibn' Abdullah ad-Difa ", Al 'Al Uloom Al Bahtah Fi Hadarah Al' Arabiah Ua Al Islamiah, p. 348.
[7] Zigrid Hunke: The Sun de árabes brilha sobre o Ocidente, p. 118, 119.
[8] Qissat Al Hadarah 13/182.
[9] Qasioun: Um Mountain View de Damasco. Ele tem várias cavernas e continua a ser um dos profetas. Yaqut Al Hamaui, Mu'jam Al Buldan 4/295.
[10] Ibn Ash-Shatir: É Abu Al Hasan 'Ala' al-Din 'Ali ibn Ibrahim ibn Muhammad Al Ansari Ad-Dimashqi Al Mu'adhdhin, conhecido como ibn Ash-Shatir (704-777 AH / Número 1304 1375 dC). Ele era o chefe dos muezzins em Damasco. De seus livros: "Idah Al Mugaiab fi Al 'Amal bil Rub' Al Muyaiab" e o tratado "O Astrolábio". Veja: Ibn Hajar, Ad-Durar Al Kâminah Fi A'iân Al Mâ'ah Az-Zâminah 4/9.
[11] Bik Alg: É Raj Shah Muhammad ibn Targâui ibn Taimur link, o quarto governador da família Taimûriah em Herat (796-853 AH / 1393 -1449 AD). Ele era hábil nas ciências da matemática. Veja: Az-Zarkali, Al A'laam 7/328.
[12] Ver: Donalds R. Hill, Ciências e Engenharia na civilização islâmica. (As ciências e engenharia na civilização islâmica), p 74-82 e Muhammad como-Sadiq 'Afifi, Tataûr Al Fikr Al' Ilmi 'Ind Al Muslimeen (a evolução do pensamento científico dos muçulmanos), p. 81, 82.
[13] Hasan ibn Sadiq Al Qannûyi, Abyad Al'Ulum 2/92.
[14] Ver:. Donalds R. Hill, Ciências e Engenharia na civilização islâmica, página 75, Muhammad As-Sadiq 'Afifi, Tataûr Al Fikr Al Ilmi' Al Muslimeen Ind, P. 82, 83 e 'Ali ibn' Abdullah ad-Difa 'Rauâ'I' Al Hadarah Al 'Arabiah Al Islamiah Al Fi' Ulum, p. 150.
[15] Ibn Yunus: É Abu Al Hasan 'Ali ibn' Abdur-Rahman Ibn Yunus (que morreu em 399 AH / 1009 AD) Astrônomo. Seus livros (Az-Zîy Al Hakimi) e é conhecido como (Zîy Ibn Yunus). Ele morreu no Cairo. Veja: ibn Jal-likan, aian Uafiât Al '3/429.
[16] Ver: Sadiq Hasan ibn Al Qannûyi, Abyad Al'Ulum 2/51.
[17] História da Civilização 13/182.
[18] Ver: Muhammad As-Sadiq 'Afifi, Tataûr Al Fikr Al' Ilmi 'Ind Al Muslimeen, página 106 e que vem a seguir .. E Jalal Madhhar, hadarât Islam, pp. 364-365. Shauqi Abu Jalil, Al Hadarah Al Islamiah, p. 543.
[19] Abdur-Rahman As-Sufi: É Abu Al Husain "Abdur-Rahman ibn Sahl ibn Omar Ar-Razi (291-376 AH / 903-986 AD), um cientista astrônomo. Dos habitantes da cidade de Rey. Entre seus livros, ele é: (Al Kauâkib Az-Zâbitah). Veja: Al Qafti, Ijbâr Al Ulama ', p. 152, 153.
[20] Ver: Shauqi Abu Jalil Al Daur Hadarah Al 'Al Islamiah Fi Arabiah An-Nahdah Al Hadîzah. A primeira edição. Al Fikr Dar - Damasco. 1417 AH / AD 1996, p. 73.
[21] Abu Al UAFA 'Al Buzyâni: É Abu Al UAFA' Muhammad ibn Muhammad ibn Ismael ibn Yahia (328-388 AH / 940-998 AD). Ele era um engenheiro, astrônomo e matemático. Ele nasceu em Buzhgan em Khorasan e morreu em Bagdá. De seus livros: Diufintus Tafsir Kitab (A interpretação do Livro de Deuvants) em álgebra. Veja: Ibn Jal-likan, Uafiât Al A'iân 5/167.
[22] Tycho Brahe: O astrônomo dinamarquês famoso (1546-1601 dC), que estabeleceu um observatório em Uraniborg perto da costa da Dinamarca. Além disso, adoptou um sistema no qual todos os planetas giram em torno do sol, sua circulação foi assumida em torno da Terra.
[23] Qadri Tuqan, Turaz Al 'Al Arab' Ilmi Fi Ua Ar-Riâdiât Al Falak, página 232. Veja: Abu Zayd Shalabi, Tarikh Al Hadarah Ua Al Islamiah Al Fikr Al Islami, p. 355.
[24] Az Zarqali: É Abu Ishaq Ibrahim Yahia Ibn At-Tayîbi An-Naqqash (420 AH / 1029 AD-480 -1087.). Astrônomo e inventor de muitos dispositivos. Foi acrescentou que muda para o astrolábio. De seus livros: "As-Az-Zarqâliah Sahifah" sobre o astrolábio.
[25] Ver: 'Ali' Abdullah ad-Difa 'Rauâ'i' Al Hadarah Al 'Arabiah Al Islamiah Al Fi' Ulum, p. 209 e Shauqi Abu Jalil, Al Hadarah Al 'Arabiah Al Islamiah, p. 544.
[26] Al Jarqi: É Bahâ'ud-Din Ahmad ibn Muhammad ibn Abu Bakr Al Jarqi (469-533 AH / 1076-1139 AD). Ele foi um astrônomo e geógrafo. Perto os imperadores do império corásmio e foi astrônomo tribunal. De seus livros: Al Muntaha Al Aflak Iidrâk Taqsim Fi. Veja: Kahhâlah, Mu'jam Al Mu'al-lifîn 8/238.
[27] Haji Khalifah, Kashf Adh-Dhunûn 1/338 e 'Ali' Abdullah ad-Difa 'Rauâ'i' Al Hadarah Al 'Arabiah Al Islamiah Al Fi' Ulum, p. 218.
[28] Haji Khalifah, Kashf Adh-Dhunûn 2/1852.
[29] Al Badi 'Al Isturlâbi: É Abu Al Qasim Hibatul Allah ibn Al-Husayn ibn Yusuf al-Baghdadi (morreu em 534 AH / 1139 AD). Um filósofo, médico sábio e grande astrônomo. Tem um livro sobre o Zîy que chamou (Al Mu'rab Al Mahmudi). Veja: As-Safadi, Al Uâfi Bil Uafiât 27/160.
[30] Ver: Al Babani, Hidayat Al 'Arifin, p. 714.
[31] David King: Professor na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha (falecido em 1390 AH de 1970 AD)
[32] Ver: Al Babani, Hidayat Al 'Arifin, p. 387, Haji Khalifah, Kashf Adh-Dhunûn 1/81 e 'Ali' Abdullah ad-Difa 'Rauâ'i' Al Hadarah Al 'Arabiah Al Islamiah Al Fi' Ulum, p. 236-238.
[33] História da Civilização 26/51.
[34] Ver: 'Ali' Abdullah ad-Difa 'Rauâ'i' Al Hadarah Al 'Arabiah Al Islamiah Al Fi' Ulum, p. 243-246.
[35] Ar-Raudâni: É Abu 'Abdullah ibn Muhammad ibn Sulaiman Al Fasi (1037-1094 AH / 1627-1683 AD). ciência especialista da Hadith, marroquina e seguidor do Maliki escola, astrônomo e viajante. De seus livros: (Tuhfat Uli Al Albab Fi Al 'Amal Bi Al Isturlâb). Veja: Az-Zarkali, Al A'laam 6/151.
[36] Ver: Al Babani, Hidayat Al 'Arifin, p. 607 e 'Ali' Abdullah ad-Difa 'Rauâ'i' Al Hadarah Al 'Arabiah Al Islamiah Al Fi' Ulum, p. 248-250.
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