Quem quer que morra crendo neste testemunho será do povo do Paraíso, exatamente como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Aquele que morrer sabendo o que é la ilaha illa Allah entrará no Paraíso” (Ahmad, 464).
Por isso mesmo, deve-se conhecer o que realmente significa “la ilaha illa Allah”, dado que é uma das maiores e mais importantes das obrigações.
O significado de la ilaha illa Allah:
Não há verdadeiramente nada, nem ninguém merecedor de adoração exceto Allah. Esta declaração proibi que atribuamos divindade a qualquer coisa, em exceção de Allah, louvado e enaltecido seja. Reafirmando e declarando tudo isso, apenas e unicamente a Allah, Aquele que não tem sócios.
Não há verdadeiramente nada, nem ninguém merecedor de adoração exceto Allah. Esta declaração proibi que atribuamos divindade a qualquer coisa, em exceção de Allah, louvado e enaltecido seja. Reafirmando e declarando tudo isso, apenas e unicamente a Allah, Aquele que não tem sócios.
A divindade: significa aquele que merece adoração. Em consequência, quem adora algo, significa que não toma como divindade nada que não seja Allah. Todas as divindades são falsas, com exceção de Allah, o Único, Ele é o Senhor, Criador, louvado e enaltecido seja.
Somente Ele, glorificado seja, é o verdadeiro merecedor da adoração. Ele é a Quem adoram os corações, amando-O, venerando-O, louvando-O com humildade, entrega, temor, pedindo e implorando Seu apoio. E não se implora a ninguém exceto Allah, não se pede ajuda senão a Allah, nem se espera apoio exceto d’Ele, não se faz uma oração exceto para Ele e não se realiza um sacrifício exceto para Ele. Por isso, é obrigatório que haja sinceridade na nossa adoração para com Ele, glorificado e louvado seja, assim como disse Allah, o Altíssimo, em Seu livro: “E não lhes foi ordenado senão que adorassem a Allah com sinceridade” (Alcorão, Bayinah 98:4).
Quem adora a Allah, o Altíssimo, com sinceridade, realmente colocou em prática o significado de “la ilaha illa Allah”, para poder desfrutar da maior felicidade, tranquilidade e alegria de uma vida digna e boa. Não existe uma verdadeira companhia para os corações, nem tranquilidade, nem descanso para a mente senão por meio da adoração dirigida unicamente a Allah, o Altíssimo, tal como Ele disse no Alcorão: “Ao crente que trabalhe de forma reta, seja homem ou mulher, concederemos uma boa vida” (Alcorão, Nahl 16:97).
Os pilares de “la ilaha illa Allah”:
Estas grandiosas palavras se sustentam em dois dos pilares fundamentais que devem ser conhecidos para, assim, esclarecer seu significado e objetivo:
primeiro pilar: “Não há divindade”, é uma negação a toda e qualquer divindade, exceto Allah, o Altíssimo, invalidando a idolatria, evidenciando a incredulidade em tudo o que seja adorado afora Allah, seja ser humano, ídolo, astro ou outra coisa.
Segundo pilar: somente Allah é merecedor da adoração, em suas diferentes formas, como a oração, a súplica e a confiança n’Ele.
Todas as formas de adoração são somente e unicamente para Allah, porque quem quer que dirija, voluntariamente, alguma forma de adoração a outro em vez de Allah, descreu da fé islâmica.
Tal como disse Allah, o Altíssimo: “(Sabei que) Quem atribui sócios (em adoração) a Allah, sem fundamentos válidos, terá que render contas disto ante seu Senhor. Em verdade, os incrédulos (no Dia do Juízo) não triunfarão” (Alcorão, Mu’minun 23:117).
O significado de “la ilaha illa Allah” e seus fundamentos são citados no versículo “Quem se afasta do taghut (tudo aquilo que é adorado afora Allah) e crê em Allah ter-se-á a pegado a um firme sustentáculo (o Islam), que jamais se romperá. E Allah é Oniouvinte e Onisciente” (Alcorão, Baqara 2:256).
E, no versículo “quem se afasta do taghut” é o significado do primeiro fundamento “la ilaha”. A parte subsequente “e crê em Allah” é o significado do segundo fundamento “illa Allah”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário