Nenhuma nação deu tanta atenção à sua religião como o fez a nação muçulmana. Isso se revelou na inovação de ciências puramente islâmicas, semelhantes às quais jamais existiram em nenhuma nação. Dentre as mais importantes destas ciências:
1 - Ciência dos fundamentos da Hadith:
A ciência dos fundamentos da hadith é um ciência relacionada com a Sunnah (tradição) do Profeta Muhammad, que é considerada a segunda fonte de legislação islâmica depois do Alcorão Sagrado. A importância da Sunnah decorre do fato de que ela explica e detalha o Alcorão. O Profeta (a paz esteja com ele), através de suas palavras, atos e aprovações, interpretou e explicou o Alcorão e orientou os muçulmanos à maneira de aplicar o Islam e executar suas leis.
A ciência do Hadith é definida como “a ciência dos fundamentos pelos quais são conhecidas as condições do sanad (a cadeia de narradores) do Hadith e o seu matn (o texto do Hadith). O objetivo desta ciência é conhecer o Hadith autêntico e discerní-lo dos outros. É dividido em duas disciplinas:
Ciência do Hadith “riwaih” (Ciência do Hadith por narração): É a disciplina que abrange a transmissão pura e exata de tudo que foi atribuído ao Profeta (a paz esteja com ele) dentre dizer, prática, aprovação ou característica física ou moral.
Ciência do Hadith “diraiah” (Ciência do Hadith por informação): É a disciplina que estuda os fundamentos e regras que levam a determinar o hadith Sahih (correto e autêntico), Hasan (bom) e da'eef (fraco) e as categorias de cada um deles e o que está relacionado a isso de conhecimento do significado da narrativa, as suas condições, as seções e as situações dos narradores e suas condições, al-Jarh & al-Ta'dil (Avaliação de Crítica e Confiabilidade), a história dos narradores, suas datas de nascimento e de morte, saber os textos que revogaram e os textos que foram revogados (al nasikh wa al mansukh), os termos divergentes e termos raros do hadith (mukhtalaf al hadith wa gharibuh), entre outros estudos. Em suma, esta disciplina é o conhecimento das regras que revelam a situação o narrador e da narração, as condições do sanad e matn em termos de aceitação ou rejeição, o que é denominado usul al-Hadith (fundamentos do Hadith) ou Mustalah al Hadith (terminologia do Hadith).
Esta ciência foi criada para proteger os ahadith do Profeta (a paz esteja com ele) da mentira e da invenção e para saber o que é correto atribuir ao mensageiro (a paz esteja com ele) e o que não é correto.
Al-Ramahurmuzi[1] é considerado o primeiro autor de uma obra na qual expôs muitas das regras e termos dos muhaddithin (estudiosos do Hadith). Ele denominou seu livro "al-Muhaddith al-Faasil bain al-Rawi wa Wa'i". Foi seguido por Al-Hakim Naysaburi[2], que escreveu seu livro "Ma`Rifat `Ulum Al-Hadith" (Conhecimento das Ciências do Hadith), em seguida, Abu Nu'aym al-Asbahani[3], em seu livro "Al-mustakhraj `ala Ma`Rifat ulum al-Hadith". Em seguida, veio al-Khatib al-Bagdadi, que escreveu um livro intitulado "al-kifaayah fi ilm al-riwayah", e al-Qadi 'Eyaad compilou um livro nomeado "al-Ilmaa ila Ma`Rifat usul al-riwayah e al-taqeed Asamaa". Finalmente, Ibn al-Salah escreveu seu famoso livro "Ulum al-Hadith" (As Ciências do Hadith), que foi um livro abrangente e um resumo das obras anteriores, e foi bem recebido pelos estudiosos e se tornou uma referência para a maioria do que foi escrito depois dele. Alguns fizeram um resumo dele, enquanto outros fizeram uma explicação, enquanto outros se dedicaram em indicá-lo ou organizá-lo de formas diferentes. Um dos livros mais importantes que foram escritos de forma independente depois do livro de Ibn al-Salah uma mensagem resumida escrita por al-Hafidh Ibn Hajar al-Asqalani[4], à qual ele denominou "Nukhbat al-Fikr", em seguida, ele mesmo fez uma explicação desse livro e a denominou "Nuzhat al-Nadhar". Há muitos outros livros escritos nas épocas seguintes, cuja enumeração é demorada[5].
E assim, os tipos de ciências do Hadith se diversificaram de acordo com a dimensão pela qual se observa o Hadith. Em termos de tema do Hadith, ele pode ser dividido em dois: Sanad (os narradores que transmitiram o seu texto), matn (as palavras do hadith que indicam os seus significados e para nas quais o sanad termina).
Em termos de atribuição a quem o disse, o hadith é dividido em três categorias: Marfu' (atribuído ao Profeta): Uma narração atribuída diretamente ao Profeta (a paz esteja com ele); Mauquf (uma transmissão restrita): A narração atribuída a um companheiro (o sanad (corrente de transmissão teve seu fim na atribuição ao companheiro do Profeta (a paz esteja com ele); Maqtu (uma transmissão interrompida): A narração de um sucessor dos companheiros (Tabi'i).
Em termos da maneira pela qual o Hadith nos chegou De acordo com o número de jornalistas envolvidos em cada etapa do isnad, o Hadith é dividido em: 1) Mutawatir (transmissão difundida e indubitável): Um relatório Mutawatir é o que foi relatado por um grande número de pessoas em cada etapa do isnad, de maneira que seja racionamente e comumente impossível que tenham feito acordo numa mentira. O Hadith Mutawatir também se divide em mutawatir em seu texto e em mutawatir em seu significado. 2) Ahad (de transmissão única) ou ikhabar al ahad: um hadith no qual as condições do hadith mutawatir não estão disponíveis. É dividido em três categorias: Mash-hur (bem conhecido), que é o hadith relatado em cada estágio do isnad por mais de dois transmissores; Aziz (raro); é um hadith que tem no máximo dois transmissores em cada etapa de seu isnad; Gharib (desconhecido); é o hadith relatado por apenas um transmissor em todos ou em alguns estágios do isnad. É também denominado “al fard”.
Em termos de aceitação e rejeição, o Hadith é dividido em três categorias: 1) o hadith Sahih, que é dividido em duas seções: sahih para si e para os outros; 1) o hadith Hassan, que também se divide em: hasan para si e para os outros; 3) o da'eef (fraco), este tem muitas subseções, como por exemplo: mu'allaq (em que um ou mais narradores consecutivos foram omitidos no início do seu Sanad), Mursal (apressado), Mudallas (ocultado), Mursal Khafi (relatório oculto), munqati' (relatório com cadeia de transmissão interrompida), Mu'dal (relatório problemático), Maudu' (inventado/ forjado), matruk (abandonado), Matruh, Shazh (irregular), Munkar (declinava), Mudtarib (instável), maqlub (alterado / invertido), Mudraj (interpolado), Mazid (aumentado), Musahhaf (relatório de cadeia distorcida) e Muharraf (relatório de texto distorcida).
A nação muçulmana tem todo o direito de ter orgulho desta ciência e suas regras, ciência que foi estabelecida para que esta nação nos transmita a palavra, ações e aprovações do Profeta (a paz esteja com ele), de maneira clara e livre de qualquer suspeita e acusação.
2 - al-Jarh & al-Ta'dil (Avaliação de Crítica e Confiabilidade):
Os Ahadith e as notícias do Profeta (a paz esteja com ele) só podem ser conhecidos através dos narradores e transmissores, este é um fato conhecido claramente. Assim sendo, a observação das condições destes narradores, rastrear os seus caminhos, conhecer seus objetivos e tendências, conhecer seus cargos e níveis, distinguir entre quem é confiável e quem é fraco, este foi o mais importante meio para se conhecer e se distinguir as informações autênticas das falsas.
E este é o assunto da ciência de al-Jarh wa al-Ta'dil ou al-Rijal (narradores de ahadith), uma ciência que não tem similar em nenhuma outra nação do mundo. Os princípios e regras desta ciência foram bem elaborados e estabelecidos para medir minuciosamente as condições dos narradores em termos de confiabilidade e falta de confiabilidade, em termos de aceitação e rejeição. Esta ciência foi considerada a metade das ciências do hadith porque pesa os narradores do hadith e julga-os e é o protetor da Sunnah de toda falsidade e intromissão.
Os estudiosos do Hadith se apressaram em defender o Hadith do Profeta (a paz esteja com ele), por receio de haver falsificação, invenção e mentiras, por motivos como diferenças políticas, tendências partidárias, objetivos ideológicos, opiniões sectárias, elaboração de histórias que poderiam atrair os ouvintes, aproximação dos governantes ou conspiração contra o Islam. Esses estudiosos seguiram uma metodologia definida que ficou conhecida como a ciência de al-Jarh wa al-Ta'dil, que é baseada no estudo das correntes de transmissão do Hadith (dirassat assanid al Hadith), ou seja, a cadeia de narradores que transmitiu esse Hadith, levando em consideração que isnad é o caminho que leva ao matn (texto) e ao seu nível. Nenhuma prova de confiabilidade do hadith é maior que a confiabilidade e credibilidade do seu narrador. Se não fosse o isnad (a corrente de transmissão), quem desejasse poderia ter dito o que desejasse. E se não fosse o estudo e o desenvolvimento desta ciência, o farol do Islam poderia ter se destruído e os descrentes e inovadores poderiam ter se alicerssado inventando dizeres e atribuindo-os ao Profeta (a paz esteja com ele)[6].
Al-Jarh em termos de definição é a descrição do narrador ou a sua lesão (e crítica) de maneira que se torna obrigatória a rejeição de sua narração. Al-Ta'dil é a descrição do narrador de maneira que seja aceita a sua narração. Assim, a ciência de al-Jarh wa al-Ta'dil é uma disciplina que verifica o narrador e dá a descrição dele, usando terminologias específicas e estuda os níveis destas terminologias. Esta ciência se destina a proteger a Sharia, portanto é uma ciência que tem a sua legalidade na proteção da religião objetivando o bom conselho e descrevendo a situação de quem nós recebemos a ciência da religião. Portanto, não se destina a maledicência das pessoas, mas sim a proteger a religião[7].
Os estudiosos desta ciência não tem caprichos ou não são motivados por assuntoss pessoais, por isso eles nunca lisonjearam ninguém, mesmo se for o familiar mais próximo. Existiu entre eles, quem criticou o seu próprio pai. Ali ibn al-Madini[8] foi questionado sobre a confiabilidade de seu pai e ele respondeu: "Perguntem a alguém além de mim". Disseram-lhe: "Perguntamos a ti". Ele parou por um tempo e depois levantou a cabeça e disse: "Esta é a religião. Meu pai é da'eef (fraco, inconfiável na transmissão)"[9]. Houve quem sentenciou que seu filho ou irmão é da'eef. Zayd ibn Abi Anisa[10] disse: "Não tome (Hadith) do meu irmão Yahia[11]."
Por isso, existem certas condições que devem ser aplicadas no crítico (al-jarih) e avaliador (al-mu'adil), entre elas:
1 - Ter conhecimento, temor e veracidade.
2 - Saber as razões de Al-Jarh wa al-Ta'dil.
3 – Ter conhecimento da língua árabe, para não interpretar mal as palavras e não lesar e criticar com a sua transmissão um termo que não merece crítica[12].
[1] Al-Ramahurmuzi: Abu Muhammad bin Al-Hasan Abdel Rahman bin Khallad (360 dH/970 dC), foi articulada ao falar com estrangeiros em sua idade. Seu livro famoso é o "Al-Muhaddith Al-Faasil bin Al-Rawi wa Wa'I ', olhe: Al-Safadi: Al-Wafi bel Wafiyat 12/42.
[2] Al-Hakim Naysaburi: Abu Abdullah Muhammad bin Abdullah bin Hamdawuh (321-405 AH/933-1014 dC), um dos memorizer hadith sênior. Ele nasceu e morreu em NaysAbur, olhe: Ibn Khilkan: Wafiat Al-A'ayan 4/280-282.
[3] Abu Al-Nu'aym Asbahani: Ahmad bin Abdullah bin Ahmad Al-Asbahani (AH/948-1038 336-430 dC), memorizador, historiador, um dos narradores confiáveis. Seu famoso livro é "wa Al-Awliya hilit Tabakat Al-Asfiya ', olhe: Shazarat Al-Dahab 2 / 245.
[4] Ibn Hajar Al-Asqalani: Abu Al-Fadl Ahmad bin Ali bin Muhammad Al-Kanani (773-852 dH / 1372-1449 dC), um dos líderes religiosos na história. Ele nasceu em Ashkelon, e morreu no Cairo. Seu famoso livro é "Fath Al-Bari, olhar: Ibn Al-Imad: Shazarat Al-Dahab 7/270-273.
[5] Veja: Mahmud al-Tahan: Taissir Mustalah Al-Hadith, p 12-15.
[6] Veja: Muhammad Dhaifullah Al-Batayna: A Civilização Islâmica, p 322.
[7] Veja: Al-Sharif Hatim ibn Arif al-Aouni: Khulassat Al-Ta’sil li ‘Ilm Al-Jarh Al-Ta'dil, p 6.
[8] Ali ibn Al-Madini: Abu Al-Hasan Ali Bin Abdullah Bin Jaafar Al-Saadi (161-234 dH / 777-849 dC), veja: Al-Asfahani: Shazarat Al-Dahab 2 / 81.
[9] Ibn Hiban : Majruhin-Al 15/02.
[10] Zayd ibn Abi Anisa: (124 AH), ele é Abu Zayd Usamah Ibn Abi Al-Anisa Jazri Al-Rahawi, Hafiz imã, imãs de alto nível como ele citou como Imam Abi Hanifa e Imam Malik, olhe: Al -Zahabi: Siyar Al-Alam Nubala 6 / 88.
[11] Al-Sakhawi: Fath Al-Mughith 3 / 355.
[12] Veja: Al-Sharif Hatim ibn Arif al-Aouni: Khulassat Al-Ta’sil li ‘Ilm Al-Jarh Al-Ta'dil, p 27, Abu Al-Hasanat Al-Luknawi Al-Hindi: Al Raf' wa Al Takmil, p 67.
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