As inovações dos primeiros cientistas muçulmanos em mecânica incluíram vários projetos de relógios e elevadores automáticos, em que o movimento linear é transformado em uma rotação através de um sistema de engrenagens segmentar, que é a base de todos os motores modernos. Um dos livros pioneiros neste assunto foi a obra de Badi 'Al-Zaman Abu Al-Izz ibn Ismail ibn Al-Razzaz Al-Jazari (falecido em 1184 dC) intitulado: "Al-Jami bain al-Ilm wal Amal Al-Nafi fi Sina'at Al-Hiyal" (A união entre o conhecimento e o trabalho benéfico no Engenho de artifícios). O livro de Al-Jazari foi traduzido para o inglês por Donald Roultedge Hill em 1947. O historiador de ciência moderna George Sarton disse sobre o livro de Al-Jazari: "Este tratado é o mais bem elaborado de sua espécie e pode ser considerado como o ápice dessa linha de conquistas tecnológicas muçulmanas"[2].
O livro de Al-Jazari tem várias seções, a maior delas é a de relógios aquáticos. Há uma seção que trata o assunto de máquinas de elevação de água. Quanto aos relógios de Al-Jazari, eles são bonecos automáticos que indicam o passar do tempo, como pássaros que jogam bolinhas de seus bicos em pratos pequenos, portas que são abertas para a saída de bonecos, relógios de castelo que circulam ou relógios musicais que tocam tambores e sopramtrombetas. Na maioria dos relógios, a primeiro motor transfere energia para as bonecas através de sistemas muito precisos de roldanas[3]. Quanto à seção de máquinas de elevação de água no livro de Al-Jazari, a seção contém uma descrição da bomba de sucção de dupla ação, que os historiadores modernos consideram semelhante ao do motor a vapor. Essa bomba é acionada por uma roda d'água, que conduz, através de um sistema de engrenagens, a uma abertura de oscilação da haste a que as varas de dois pistões estão ligados. Os pistões trabalham em cilindros horizontalmente opostos, cada um equipado com válvula de sucção operada e tubos de entrega. Os tubos de entrega são unidos acima do centro da máquina para formar uma única saída para o sistema de irrigação. Há três válvulas em cada bomba que permite que a água se mova em uma direção de cima para baixo e não permite que a água volte no sentido contrário[4].
Essa bomba é uma máquina feita de metal, que funciona com energia eólica, ou por um animal fazendo movimentos rotativos. O objetivo da bomba de Al-Jazari foi elevar água para a superfície da terra de poços profundos e do rio quando o nível da água estava baixo, como a montanha de Muqattam, no Egito. Referências mencionaram que a técnica da bomba de Al-Jazari possibilitava a sucção de água até cerca de dez metros e a despejava diretamente sobre a superfície da água, enquanto o virabrequim permanece imerso na água[5].
3 - Taqi Al-Din Al-Demashqi:
Taqi Al-Din ibn Ma'ruf Al-Demashqi (que viveu no século X dH / século XVI dC) é considerado o orgulho da tecnologia islâmica. Taqi Al-Din escreveu seu famoso livro “Al-turuq Al-saniyya fi Al-alat Al-ruhaniyya” (os métodos sublimes nas máquinas espirituais), no qual ele descreveu vários dispositivos mecânicos, tais como os relógios aquáticos, mecânicos e de areia, as polias e alavancas, bebedouros e máquinas de rotação executados por turbinas a vapor, as quais conhecemos nos tempos modernos[6].
O livro de Taqi Al-Din é de importância especial, pois completa a fase mais importante da técnica de engenharia mecânica na era islâmica. O livro fornece uma descrição de várias máquinas, que nunca foram mencionadas em livros anteriores e antes de qualquer descrição de máquinas semelhantes nas referências ocidentais durante o Renascimento. O livro de Taqi Al-Din se destaca pela sua descrição de máquinas semelhante ao desenho de engenharia moderna, que se baseia em projeções. Em seu livro, Taqi Al-Din explica todas as coisas relacionadas a qualquer máquina em um desenho que combina o conceito de projeção e as perspectivas dimensionais. Assim, o livro precisa de um estudo profundo feito por especialistas que devem ler atentamente os textos e entender os desenhos, para que o conceito seja correto. uma das mais importantes máquinas aquáticas descritas por Taqi Al-Din em seu livro é: A bomba de seis cilindros. Nesta bomba, Taqi Al-Din usa, pela primeira vez, um “bloco de cilindros” em uma linha (monobloco). Ele também usou o eixo de comando com seis eixos distribuídos em ordem sobre a circunferência do círculo de modo que os cilindros trabalhem de forma contínua e o fluxo da água também. Taqi Al-Din informa que o número de cilindros não deve ser inferior a três. Esse entendimento avançado para a ininterrupção, que evita o excesso ou o corte, ao lado do entendimento de conceito de equilíbrio dinâmico moderno é a base na técnica de modernos motores e compressores compostos de vários cilindros. Neste projeto, Taqi Al-Din colocou um peso de chumbo em cima de cada haste, cujo peso supera o peso da coluna de água existente dentro da tubulação sobe para cima. Com o seu design, Taqi Al-Din precedeu Samuel Morland, que projetou, em 1675, uma bomba na qual ele usou discos de chumbo acima do pistão para que o pistão seja forçado para baixo pelo peso e empurre a água até a altura desejada[7].
Assim, se refutam as alegações dos historiadores ocidentais, que alegaram que a tecnologia Islâmica em engenharia mecânica foi formulada apenas para se distrair e matar o tempo. As rodas de água inventadas por cientistas muçulmanos provam que as alegações destes historiadores tendenciosos eram falsas. Essas rodas foram usadas para refinar cana de açúcar, grãos e sementes e foram usadas também para elevar a água para fins de irrigação. Água e energia eólica foram usadas em larga escala. E a relação era estreita entre as ciências teóricas e suas aplicações práticas em todos os domínios da vida científica, que incluem projeto de cidades, instalações de irrigação, barragens, construções, máquinas e outros. Durante a era da civilização islâmica, os engenheiros e técnicos muçulmanos adotaram o método científico em todas as suas obras. Em nos casos difíceis, eles começavam com o desenho de projetos, em seguida, faziam maquetes daquilo que pretendiam realizar. E técnicos modernos reconstruíram várias estruturas e máquinas de acordo com as descrições e as explicações dadas por cientistas muçulmanos em seus livros[8].
[1] Badi' Al-Zaman Al-Jazari: Abdu Al-‘Aziz ibn Ismail Al-Razzaz (530-602 dH/1136-1206 dC). Um dos maiores engenheiros e químicos. Ele inventou uma série de máquinas. Veja: Al-Zirikli: Al-A'lam 15/04.
[2] Idem, p 31.
[3] Donald Hill Roultedge: Ciência e Engenharia na Civilização Islâmica, p 169.
[4] Idem, p 135.
[5] Ahmad Fouad Basha: Al-Turath Al-Islami Al-Ilmi (O Património Científico Islâmico), p 33.
[6] Idem, p 36.
[7] Idem.
[8] Ver: Ahmad Fouad Basha; Al-Turath Al-Islami Al-Ilmi (O Património Científico Islâmico).
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