segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Meio Ambiente no Islam


Muhammad   Defendia um mundo verde:

O Profeta Muhammad  relacionava a preservação do Meio Ambiente com a crença em Deus. Como tudo pertence ao reino de Deus, não podemos danificar o que Deus criou. O crente em Deus não podo causar dano ao Meio Ambiente, desperdiçando, poluindo ou fazendo mau uso de seus recursos naturais (solo, plantas, animais, ar, água, etc.). Por isso, o profeta Muhammad  estabeleceu diretrizes gerais para a preservação do Meio Ambiente numa época em que o ser Humano não se preocupava com a preservação dos recursos naturais.

 Os Recursos Naturais estão em equilíbrio perfeito

“Em verdade, criamos todas as coisas predestinadamente.” Alcorão Sagrado (54:49)

“E com Ele tudo tem sua medida apropriada.” Alcorão Sagrado (13:08)

“Tal é a obra de Allah, que tem aperfeiçoado todas as coisas porque esta inteirado de tudo quando fazeis.” Alcorão Sagrado (27:88)

Os recursos naturais são uma dádiva de Deus para a humanidade. Ninguém pode possuir monopólio sobre eles, exceto que seja de sua propriedade.

O Profeta Muhammad  declarou que ninguém pode proibir a água, a vegetação e o fogo (energia). Isto se reparte por igual entre as pessoas, exceto o que foi legalmente privatizado.

Muhammad  estabeleceu uma regra geral para proteger os recursos naturais para pessoas preservar assim o meio ambiente quando disse a seus companheiros: “Vocês não deve causar prejuízo nem se prejudicar.”

Muhammad   ordenou um de seus companheiros (que estava fazendo ablução) que não desperdiçasse água ainda que estivesse próximo a um rio onde a água corre livremente.

Em outra ocasião, Muhammad   disse a seus companheiros que não contaminassem as águas estancadas nem urinassem nelas. Deus disse no Alcorão Sagrado:

“E que criamos os seres vivos da água.” (21:30)

“Porque os esbanjadores são irmãos dos Demônios, e o Demônio foi ingrato para com o seu Senhor.” (17:27)

“Comei e bebei; porém, não vos excedeis, porque Ele não aprecia os que se excedem.” (07:31)

O Profeta Muhammad  incentivou as pessoas a agregar valor para o meio ambiente, ainda que o universo estivesse em colapso e ainda que a vida deste planeta houvesse chegado ao seu fim. Ele disse: “Se chegar a hora (do fim da ida neste mundo) e alguém de vós tiver uma semente em suas mãos e tiver condições de planta-la que o faça.”

As pessoas que creem em Deus devem valorizar o meio ambiente e preserva-lo. Aqueles que prejudicam a terra e destroem colheitas e rebanhos não agradam a Deus.


Mas procura, com aquilo com que Allah te tem agraciado, a morada do outro mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo, e sê amável, como Allah tem sido para contigo, e não semeia a corrupção na terra, porque Allah não aprecia os corruptores.” Alcorão Sagrado (28:77)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário