quinta-feira, 24 de julho de 2014

A chegada dos Muçulmanos ao Brasil

Os muçulmanos chegaram por volta do ano de 1.500 ao Brasil. Juntamente com Cabral chegaram Chuhabiddin Bin Májid e o navegador Mussa Bin Sáte.

No século XVIII, com o tráfico de escravos, o Islam da África repercutiu de forma direta na história brasileira, uma vez que muitos escravos trazidos ao país eram muçulmanos. Os malês, derivado da língua ioruba “imale: muçulmanos”, eram muito mais instruídos do que seus senhores, eles sabiam ler, escrever, eram portadores de uma consciência política. Inconformados com sua condição de escravos e impossibilitados de praticar sua fé islâmica, organizaram diversos levantes, dentre eles, o mais importante, realizado durante o mês do Ramadan, a Revolta dos Malês de 1835. Essas primeiras comunidades, privadas de suas heranças e famílias, inevitavelmente, perdiam sua identidade islâmica, com o passar do tempo.

No início do século XX, as duas grandes guerras mundiais, a criação do Estado de Israel (1948) e a guerra civil no Líbano (1975-1990), serviram de forte incentivo para que muitos muçulmanos, de etnia árabe, migrassem para outras partes do mundo, incluindo o Brasil. Hoje, encontramos muçulmanos, praticamente, em todo o território nacional, todos contribuindo com o futuro do país.


Esta comunidade complexa está unificada por uma rede nacional de mesquitas. A primeira mesquita, a Mesquita Brasil, foi inaugurada em 1956 em São Paulo. Também graças a essas comunidades islâmicas, muitos brasileiros conheceram o Islam e abraçaram a religião.
Fonte: Federação das Associações Muçulmanas do Brasil 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário