segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O Islam no Brasil


É quase impossível precisarmos acerca dos muçulmanos brasileiros. Há convertidos emigrantes, profissionais liberais, empresários, trabalhadores em diversas áreas de produção; todos dando sua contribuição ao futuro do Brasil. Essa comunidade complexa está unificada por uma rede nacional de mesquitas. 

Os muçulmanos chegaram muito cedo ao Brasil. Juntamente com Cabral chegaram Chuhabiddin Bin Májid e o navegador Mussa Bin Sáte. Quando do tráfico de escravos, no século dezoito, muitos milhares de muçulmanos africanos  (hausas, fulanis, yorubás) trabalharam como escravos nas plantações. Essas primeiras comunidades, privadas de suas heranças e famílias, inevitavelmente, perdiam sua identidade islâmica, na medida em que o tempo passava.

Hoje, alguns muçulmanos afro-brasileiros desempenham um importante papel na  comunidade islâmica brasileira. O inicio do século vinte, porem, presenciou o começo de um influxo de árabes muçulmanos, a maioria dos quais se instalou nos maiores centros industriais. A primeira Mesquita foi inaugurada em 1956 em São Paulo; há mesquitas em todas as grandes capitais dos estados e em algumas cidades do interior. Estima-se que hoje já ultrapassa mais de um milhão e quinhentos mil muçulmanos no Brasil. Estima que 50 Mesquitas e mais de 80 centros islâmicos estão espalhados pelo Brasil.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário